segunda-feira, abril 27, 2009

FÉRIAS

Durante uns dias vou estar ausente tentando assim ganhar forças para continuar as minhas actividades, este blog incluído.

sexta-feira, abril 24, 2009

OS TIQUES…


A poucas horas de se celebrar o 25 de Abril e de se ouvirem todos os dirigentes partidários reclamarem qualquer coisinha na construção da liberdade neste país, há certas coisas que destoam e mostram a verdadeira cara de uns quantos.


Talvez as reacções à lei do enriquecimento ilícito sejam a face mais feia e hipócrita de alguns políticos, que chegam ao ponto de alegar princípios ideológicos, ou o timing para colocar reservas à aprovação dos projectos de lei entretanto rejeitados pela maioria PS.


Não se julgue que só meto no mesmo saco o PS, pois há por aí muitos mais “ditos democratas” que têm reservas quanto à criminalização do enriquecimento ilícito. É por estas e por outras que a corrupção alastra e a impunidade é a regra quando a Justiça intervém.


Dentro do espírito de Abril o combate à corrupção nunca seria confundido com oportunismo político nem com um mau timing, meus senhores. Estes tiques e o odor bafiento dos argumentos agora esgrimidos fazem-nos pensar se não será necessário um Novo Abril neste rectângulo à beira-mar plantado.



*** * ***
IMAGENS
shrimp by coby01

eye on an eye by coby01

*** * ***
CARTOON
Os dois cartoons que mostro mais abaixo foram premiados neste evento, embora tenha recolhido as imagens num sítio sírio, aliás identificado nas imagens.

First Gag Cartoon: Osmani Simanca

Third Editorial: Toso Borkovic

quarta-feira, abril 22, 2009

SIMPLESMENTE VERGONHOSO

Não tenho qualquer pretensão de esgrimir argumentos políticos ou jurídicos de nenhuma espécie, não só porque não tenho qualquer preparação técnica para tal, mas também porque não sou imparcial, nem tenho essa pretensão.

O fisco acabou por multar recentemente muitos pensionistas que auferem pensões muito modestas, pelo simples facto de não terem preenchido as declarações do IRS nos últimos anos. Pode ser que alguns não saibam, mas muitos dos “castigados” pelo fisco têm idades superiores a 70 anos, e que muitos há cuja pensão (não declarada), não chega sequer para as despesas do lar onde estão neste momento.

Ouvi a explicação do senhor ministro das Finanças, que trata todos pela mesma bitola, e confesso que achei uma vergonha o que disse, e que tenha assim desvalorizado o facto de em muitos casos o incumprimento ter acontecido por mera ignorância.

Porque a memória dos políticos tende a ser demasiado curta, venho aqui recordar dois casos em que responsáveis políticos alegaram a ignorância da lei, o que é simplesmente ridículo e não tem sustentabilidade legal, para justificar comportamentos proibidos e sujeitos a sanções legais que nunca sucederam, apesar das infracções terem tido carácter público. Refiro-me concretamente ao senhor 1º ministro e ao responsável pela ASAE, ambos apanhados a fumar em locais proibidos.

É uma vergonha que a ignorância sirva de desculpa para uns, que nem sequer podiam alegar o desconhecimento, e não sirva para outros, cuja ignorância sobre o direito fiscal é perfeitamente aceitável e mais do que provável, sem qualquer sofisma.




*** * ***
FOTOGRAFIA
Нимёд

*** * ***
CARTOON
Baptistão - 3º lugar no WPC 2009

Rogelio Naranjo Ureña 1º lugar no WPC 2009

segunda-feira, abril 20, 2009

AGORA CHAMAM-LHE, PRESENTES?

Anda um fulano por cá durante muitas décadas e, de repente, aparece um senhor que, diz-se, está à frente de um tal de Conselho de Prevenção da Corrupção e faz uma afirmação que me consegue surpreender.


Começo por dizer que só fiquei a saber quem era o presidente do tal organismo, no último parágrafo da notícia do Sol. Depois de pensar bem, consegui lembrar-me que também preside ao Tribunal de Contas, um outro organismo que já concluiu que se gastou dinheiro público em barda, e de um modo mais do que estranho e suspeito, mas até agora não me consta que alguém tenha sido “agarrado” por esse motivo e em consequência dos seus relatórios.


Quando comecei a pôr os poucos neurónios que me restam a trabalhar, voltei ao título e reli “ funcionários públicos terão limite de valor para presentes oferecidos por utentes”. Talvez não acreditem, mas o Tico e o Teco, os tais neurónios que referi, enviaram-me um recado a um local que comanda as minhas estranhas reacções, e desatei a rir desalmadamente, por ter chegado a uma conclusão:


Como os relatórios dos milhões esbanjados está a cargo do Tribunal de Contas, e daí não se conhecem resultados, agora salta para a ribalta o Conselho de Prevenção da Corrupção, que vai divulgar quantos chouriços ou queijos deram a Ti Maria e o Ti Jaquim, para lhes fazerem a entrega do IRS pela Internet, e a quantos anos de cadeia corresponde cada um destes produtos.


Meu caro professor Guilherme d’Oliveira Martins, dedique-se por favor à sua paixão pela História, e abandone estas funções, porque isso de adoptar as tais regras universais, é outra loiça e se assim fosse os seus contundentes relatórios já teriam feito rolar muitas cabeças.



*** * ***
FOTOGRAFIA
Reflection of a Tree by JeszLovesChips

Edited Landscape by JeszLovesChips

*** * ***
CARICATURA POLÍTICA

Thomas Antony



Thomas Antony

sábado, abril 18, 2009

NOVIDADE

Já que falei no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, seria injusto não referir aqui a única novidade absoluta, no que diz respeito à fruição do público, que é a reabertura a partir de hoje do Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha, em Coimbra.

Este monumento foi alvo de um projecto de requalificação, e depois de séculos de abandono volta a mostrar-se, e a mostrar alguns pormenores sobre a vida das monjas clarissas que ali estiveram, sob protecção da Rainha Santa Isabel, a partir do século XIV.

Talvez um dia venha a falar sobre algumas divergências e mesmo polémica, em torno deste projecto de requalificação, e mesmo sobre o futuro deste espaço, mas hoje o dia é de festa, e eu quero de algum modo é que todos os que puderem usufruam da oportunidade de visitar um espaço histórico quase desconhecido para a maioria dos portugueses.



*** * ***
FOTOGRAFIA
Pirata

*** * ***
CARTOON

Minêu
Frederick Deligne

quinta-feira, abril 16, 2009

WORLD PRESS CARTOON 2009

A exposição de trabalhos seleccionados para o World Press Cartoon Sintra 2009 vai uma vez mais acontecer no Sintra Museu de Arte Moderna Colecção Berardo, ocupando todo o primeiro andar do belíssimo edifício dos anos 20 do século passado. Este ano, o World Press Cartoon terá a companhia, no piso térreo, de uma rara retrospectiva do trabalho gráfico e da cerâmica de Rafael Bordalo Pinheiro. As duas exposições estarão abertas ao público entre 18 de Abril e 14 de Junho. O Sintra Museu de Arte Moderna Colecção Berardo fica na Avenida Heliodoro Salgado, em Sintra.



*** * ***
FOTOGRAFIA
André Haddeland

vidal

*** * ***
CARTOON
Assalto

Assaltado

terça-feira, abril 14, 2009

MIOPIA POLÍTICA...

Quando atravessamos uma crise que tem reflexos mundiais, e quando se gastam (este é o termo) muitos milhões de euros do erário público para salvar as instituições financeiras, que desbarataram o seu dinheiro e o dos depositantes, na procura desenfreada de lucros acima da média, é confrangedor ouvir uma ministra dizer que há “alarmismo” quando se denunciam casos de má nutrição de crianças verificados em escolas e em hospitais.

O combate à crise tem sido feito pelo lado da consolidação das instituições bancárias, as mesmas que arrecadaram lucros monstruosos na última década, criando-se a ideia de que era a melhor maneira de injectar liquidez nos mercados que ameaçavam o colapso. Como era de esperar esse dinheiro foi direitinho para o bolso dos detentores do grande capital, que entretanto viram as suas carteiras de acções descer de valor. O investimento não surgiu, a não ser aquele protagonizado pelo Estado, com o nosso dinheiro, e o consumo contraiu-se gerando enormes excedentes de bens, aumento de desemprego e falências em série.

Desde o início que muitos economistas e sociólogos dizem que a melhor maneira de injectar liquidez na economia real, é através dos bolsos dos cidadãos, aproveitando-se as situações de crise para reduzir as assimetrias causadas pelo capitalismo selvagem que impera quando a economia está em alta. O Japão é talvez o único país do mundo que sabe o que é a deflação, e o único que já experimentou diversas receitas para a combater, tendo chegado à conclusão que uma melhor distribuição das riquezas, assegura uma menor pressão sobre a segurança social, permitindo assim intervenções sobre a economia sem grande contestação social.



*** * ***
PINTURA
Coffee La Paix watercolor by ricardomassucatto

Paris draft by ricardomassucatto

*** * ***
CARTOON
Por Fraga


Por Baptistão

domingo, abril 12, 2009

PENSAMENTO

Quando se é demasiado jovem, não se julga bem; demasiado velho, o mesmo. Se não se pensa nisso o suficiente, se se pensa demais, teimamos, e encasquetamo-nos. Se se considera a própria obra logo depois de se ter feito, está-se ainda muito preso a ela, se muito tempo depois, não se entra mais nela. Assim os quadros vistos de longe demais e de perto demais; e há apenas um ponto indivisível que é o verdadeiro lugar: os outros estão demasiado perto, demasiado longe, demasiado alto, demasiado baixo. A perspectiva marca-o na arte da pintura. Mas na verdade e na moral, quem o marcará?

Blaise Pascal, in "Pensamentos"



*** * ***
FOTOGRAFIA MANIPULADA
Trumpet Flower by Redbull_UK

Violet Puppies By robster

*** * ***
CARICATURA
Por Óscar Rocha

Por Óscar Rocha

quinta-feira, abril 09, 2009

PÁSCOA

Os tempos não são os melhores, mas porque é Páscoa vamos tentar esquecer as coisas desagradáveis e tentar gozar o melhor possível uns dias com a família, pelo menos aqueles a quem não é imposto trabalharem nesta quadra em prol dos outros e da economia do país.

O Zé deixa aqui as suas amêndoas e os desejos de uma Páscoa Feliz.


Acho que estes enveredaram pela política

*** * ***
FOTOGRAFIA
ValeKo

rjuh

*** * ***
CARTOON
Norbert Van Yyperzeele/Belgium

Stefaan Provijn/Belgium

terça-feira, abril 07, 2009

UM SONETO DE ANTÓNIO NOBRE

Ó virgens que passai, ao Sol-poente,
Pelas estradas ermas, a cantar!
Eu quero ouvir uma canção ardente,
Que me transporte ao meu perdido Lar.

Cantai-me, nessa voz omnipotente,
O Sol que tomba, aureolando o Mar,
A fartura da seara reluzente,
O vinho, a Graça, a formosura, o luar!

Cantai! Cantai as límpidas cantigas!
Das ruína do meu lar desaterrai
Todas aquelas ilusões antigas

Que eu vi morrer num sonho, como um ai...
Ó suaves e frescas raparigas,
Adormecei-me nessa voz... Cantai!

António Nobre



*** * ***
PINTURA
Sur un air de printemps by maroe

Chapel by WillBlairArt

*** * ***
CARICATURA
William Medeiros

Bira

domingo, abril 05, 2009

POUCAS PALAVRAS

Ao domingo tento poupar as palavras, e elas hoje são desnecessárias.

Parece, mas não é!? por Goraz de La Pravda

O incólume por Henrique Monteiro

*** * ***
FOTOGRAFIA
Roaring Viking

Gitte L S Landbo

sexta-feira, abril 03, 2009

CONFUSOS? TAMBÉM EU!

Quanto mais nos aproximamos das eleições, maior é o ruído produzido pela nossa classe política. Não critico que cada um exponha o seu ponto de vista e aponte um rumo que julga melhor, o que me irrita é quando dizem coisas que não correspondem inteiramente à verdade, tentando iludir os possíveis votantes.

Já manifestei a opinião de que PS e PSD são demasiado semelhantes, pelo que é difícil tentar convencer alguém do contrário. Uns dizem que o “D” faz a diferença, outros que a ausência do dito marca uma posição de esquerda, mas lamento desiludir uns e outros, porque nem isso os diferencia, e muito menos as acções.

Enquanto oposição, agarram-se a alguns temas característicos da esquerda (afirmação dita com muita bonomia), no poder comportam-se bem à direita e de forma muito liberal (palavra de que agora não gostam). Estou agora a lembrar-me do argumento do engº Sócrates que tentando apontar as marcas sociais do PS criticou o PSD por ter advogado um outro modelo de Segurança Social, com a aplicação de dinheiros em fundos cotados em bolsa. A diferença afinal também não é muita, para desgosto de José Sócrates, porque todos sabemos que ainda recentemente a Segurança Social “perdeu” nesse jogo bolsista um ror de dinheiro, e até constou que também havia dinheiro em paraísos fiscais, o que não foi desmentido.

Por falar em paraísos fiscais, temos o senhor João Salgueiro, sim aquele dos bancos, a dizer que os mesmos não vão acabar, mas o G20 não o deve ter ouvido e decidiu o inverso, pelo menos para já. Também houve um outro senhor, este da PT, que insinuou que o Estado não devia intrometer-se nos ordenados e prémios dos gestores, mas também aí o G20 devia estar distraído, porque decidiu o contrário.

Costuma dizer-se que vozes de burro não chegam aos céus, e pelo menos em Londres não foram ouvidas.




*** * ***
FOTOGRAFIA
coquetry by alejka

*** * ***
CARICATURA
William Medeiros

Baptistão

quarta-feira, abril 01, 2009

SOB O SIGNO DA MENTIRA

Respeitando a tradição nacional, no 1º de Abril todos podemos pregar umas petas aos amigos sem o perigo de sermos processados. O Zé andou por aqui a magicar, e para ser sincero teve uma enorme dificuldade em encontrar mentiras com a real possibilidade de enganar, ainda que por momentos, os leitores.

Surgiu-me o título “Governo cai vítima do caso Freeport”, mas apesar do “barulho” em torno do caso, e da reprodução das gravações verdadeiras que circulam por aí, ninguém ía acreditar em mim.

O caso do senhor Isaltino também me fez meditar no título “Isaltino acusa toda a classe política de mentir”, mas logo veio alguém avisar-me de que “ele” podia dizer isso, mas eu, se o dissesse teria que o provar sob pena de ter de vir a indemnizar todos os políticos nacionais que decidissem processar-me.

Cheguei entretanto à conclusão de que é muito difícil a um simples cidadão ser mentiroso em público, porque isso só está mesmo ao alcance de alguns, poucos, espertos que se vão evidenciando em colunas onde eu, um Zé Povinho, não quero ver o meu nome misturado.




*** * ***
FOTOGRAFIA
Sea Tavi by Taviartificial

one two three four by tekhiun

*** * ***
CARTOON

CONSTANTIN CIOSU
CRISTIAN TOPAN
770