sábado, fevereiro 28, 2009

HOJE, A POESIA

Mal nos conhecemos
Inaugurámos a palavra «amigo».


«Amigo» é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo,
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece,
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!


«Amigo» (recordam-se, vocês aí,
Escrupulosos detritos?)
«Amigo» é o contrário de inimigo!
«Amigo» é o erro corrigido,


Não o erro perseguido, explorado,
É a verdade partilhada, praticada.


«Amigo» é a solidão derrotada!


«Amigo» é uma grande tarefa,
Um trabalho sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,
«Amigo» vai ser, é já uma grande festa!


Alexandre O’Neill, in No Reino da Dinamarca

*** * ***
FOTOGRAFIA
Брушша

puzan

*** * ***
O OLHAR DO GORAZ

*** * ***
CARTOON
Chapatte
Stephane Peray

quinta-feira, fevereiro 26, 2009

ACELERAR OU NÃO?

Não pretendo falar hoje de condução automóvel, nem criticar os aceleras que abundam pelas nossas estradas, mas sim de Justiça. Esquisito? Talvez!

Tendo lido que a Procuradoria-Geral da República admite acelerar o caso Freeport, fiquei espantado com algumas incongruências de discurso, isso no que toca às explicações para esta atitude diferenciada da Justiça.

Por um lado a PGR admite que, se estiver envolvida alguma “alta figura do Estado”, como pode acontecer no caso vertente, a investigação deverá ter maior celeridade, por outro lado a procuradora Cândida Almeida, afasta de todo que José Sócrates seja arguido ou sequer suspeito.

Como sou de compreensão lenta, eu penso que, se Sócrates não é suspeito nem arguido, este processo é igual a tantos outros, merecendo igual tratamento, mas quando rebentou o caso, creio que por denúncias anónimas, o seu nome estava envolvido e não houve qualquer celeridade nas investigações, que aliás ainda agora não estão concluídas. Expliquem-me então porque é que só agora é tão urgente resolver o assunto!

Somos todos iguais perante a lei, mas há sempre qualquer coisa que nos diferencia quando a intervenção humana parte para a interpretação e para a acção.



*** * ***
FOTOGRAFIA
Narcisos by Palaciano

Flores by Palaciano

*** * ***
CARTOON
Consequência do tamanho do apêndice nasal

Fazendo figas para que caia...

terça-feira, fevereiro 24, 2009

DIVAGANDO…

Já tinha lido algures que Sílvio Berlusconi terá decidido esconder as partes mais íntimas de uma senhora retratada num quadro que ficava atrás do lugar onde ele por vezes falava, e na altura disse que isso era um tremendo disparate. Pelos vistos por cá também alguém se sentiu perturbado com a imagem de um quadro de Courbet, e decidiu confiscar o livro que exibia na capa essa pintura.

Duvido que o agente da PSP tenha percebido que estava perante uma pintura de um autor consagrado, digna de estar exposta num dos grandes museus franceses, mas mesmo assim, não compreendo. Talvez neste caso, aconselhe uma visita a uma exposição em ambiente aquático, como a da fotografia abaixo.


Com tantas ajudas às pequenas e médias empresas, pelo menos a atender aos múltiplos anúncios do Governo, talvez alguns se sintam tentados a descansar, calmamente como o sujeito da foto. Cuidado amigos, porque os publicitários são uns exagerados e o desemprego está a aumentar, MUITO!




Esta duas fotografias não sei como é que me chegaram ao mail, mas uma tinha algo a ver com o apego ao poder, e a outra pretendia representar uns quantos casos estranhos da nossa Justiça, que afinal até é célere, quando não devia, mas isso é a minha opinião.




sábado, fevereiro 21, 2009

OUVI POR AÍ...

Como tenho estado muito ocupado este mês, devido a compromissos diversos, até as notícias têm sido lidas na transversal ou ouvidas só na rádio do carro. Não terei perdido grande coisa, mas mesmo assim, fixei uns quantos títulos interessantes.

O caso Freeport continua a chegar às notícias em pequenas doses e, para além de já haver dois arguidos, começam a constar notícia interessantes sobre compras de casas a preços camaradas, e coincidências interessantes de pessoas que depois de terem autorizado uma coisita acabam por aceitar trabalhar, pouco tempo depois para os interessados na dita autorização.

Adoro coincidências, e acho mesmo que o nosso destino já se encontra traçado, só é preciso mesmo fazer uma forcinha.

Adoro viver neste país, e adoro a liberdade que vou vendo por cá, onde sei que há professores que são aconselhados a desfilar em cortejos escolares carnavalescos, ou funcionários de museus, palácios e monumentos que são obrigados a trabalhar durante a tolerância de ponto do Carnaval, enquanto que outros colegas exactamente com a mesma categoria são dispensados de tal tarefa.

Já agora, aqui fica também a minha concordância com Pedro Silva Pereira ao classificar as críticas ao Banco de Portugal como “irresponsáveis”, porque já todos tinham percebido que aquela instituição perdeu a sua importância toda desde que aderimos ao euro, e o resto é mesmo retórica como se viu.

Resta-me aproveitar para descansar e desejar a todos um bom Carnaval.



*** * ***
PINTURA
RAY CHARLES by *Leonidafremov

BB KING - LONG NIGHTS by *Leonidafremov

*** * ***
CARTOON
Sergei Tunin

Carlos David Fuentes

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

RAPIDINHAS

Tribunal que vira hotel de charme – O Tribunal da Boa-Hora parece que vai mesmo ser transformado em hotel de charme, se atendermos ao chumbo da proposta do Bloco de Esquerda. A Assembleia Municipal de Lisboa permite assim que a resolução do Conselho de Ministros siga em frente, embora recomende que a Câmara de Lisboa seja “parte activa no processo de salvaguarda do património simbólico e histórico que o Tribunal da Boa-Hora representa”, seja lá o que isso for. Mais uma vitória da Sociedade Frente-Tejo que daqui a algum tempo dará muito que falar, exactamente na área do Património.

Falar português – Um corrector ortográfico, ou pelo menos o seu lançamento, serve para o ministro da Cultura falar da importância da língua na afirmação do país num mundo globalizado. Já todos tínhamos consciência da importância da língua portuguesa, mas o que eu não sabia é que “… o Brasil é que ficou refém de nós, porque eles é que falam português”. Não sei o que é que o senhor ministro da Cultura queria dizer, mas talvez alguém esteja interessado em explicar.




Por Bruno Taveira
750

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

UM BONECO CENSURADO?

Desde sempre ouvi dizer que a mentira tem perna curta, mas isso não parece demover os mentirosos de continuarem a a pregar petas um pouco por todo o lado.

Quando era miúdo devorava as histórias do Pinóquio, e sempre considerei que o pobre boneco de pau, acabava por protagonizar pequenas histórias com algum fundo moral. A própria característica nasal, ajudava a explicar aos petizes que a mentira não compensava.

Mudam-se os tempos, mudam-se os protagonistas, e o simples boneco criado pelo Gepeto, passa a ser um personagem de campanhas negras que visam denegrir a imagem de alguém. Estou pasmo! Será que houve algum erro de casting na escolha do pobre boneco, ou há alguém que se sente atingido pela hipótese de o estarem a retratar deste modo?



*** * ***
FOTOGRAFIA

Marisha

*** * ***
CARTOON
Steve Nease

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

UTILIDADE PÚBLICA VERSUS INTERESSES PRIVADOS

O derrube de sobreiros iniciado hoje em Setúbal, no Vale da Rosa, é um dos exemplos mais recentes do modo como se alteram as regras existentes para satisfazer alguns interesses privados, bastando para tal declarar a utilidade pública de determinado projecto.


Uma coisa que era proibida em determinado local, como seja o abate de determinadas espécies e a construção de determinados tipos de empreendimentos, pode vir a ter luz verde por decisão governamental, bastando para isso declarar “a imprescindível utilidade pública”. É curioso que este tipo de imprescindibilidade pública só assiste a grandes empreendimentos, e curiosamente em terrenos com baixo valor comercial exactamente pelas restrições impostas pela legislação em vigor até à tal “imprescindível utilidade pública”.


Os interesses colectivos parecem estar sempre sujeitos aos interesses económicos, os inconvenientes ecológicos e ambientais deixam de ter importância, a partir do momento em que sem regras precisas e verificáveis, um executivo procede a uma classificação que faz tábua rasa da legislação até então aplicável a determinada porção do território.


Estará tudo certamente previsto na lei, mas aqui o Zé ficará sempre com a pulga atrás da orelha em casos desta natureza, porque não me restam dúvidas de que os beneficiados não serão , nunca, outros Zés como eu.



*** * ***
FOTOGRAFIA
Glass Apple - Version 2 by lucky-m3

3d exterior by deltaoni

*** * ***
CARTOON
Steve Sack

Patrick Chappatte

segunda-feira, fevereiro 09, 2009

CUIDADO COM AS PALAVRAS


Há algum tempo atrás ficou-nos na memória a ameaça de um tal Coelho, então com grande influência no PS, que afirmava que quem se mete com o PS, leva, e isso causou algum mau estar no meio político pelo excesso de linguagem de quem tinha responsabilidades políticas.

O tempo passa mas os tiques pelos vistos não se alteram assim tanto, e agora temos outro político, também este do PS, que adora malhar nos adversários políticos.

Com políticos desta têmpera, começo a temer que a política esteja reservada a gladiadores, e que as coisas entre eles se resolvam à pancada. Esta imagem é naturalmente exagerada, mas o discurso é também ele impróprio de uma sociedade dita democrática, num Estado de direito que todos desejamos que Portugal seja.

*** * ***
FOTOGRAFIA
Modern Kitchen by capsat

Bedroom by capsat
*** * ***
CARTOON
Efeito Pinócrates por Henrique Monteiro

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

VIVER CHIPADO

Não sou contra as novas tecnologias, porque lhes reconheço muita utilidade mormente no que respeita a facilitar o trabalho, mas não aceito como bons todos os usos dados às tecnologias, só por respeitar a modernidade.

Começo por não ser um escravo das novas tecnologias, não só porque continuo a escrever em cadernos de apontamentos, a comprar livros mesmo quando podia recorrer a edições electrónicas, e a fazer contas de cabeça, sempre que relativamente simples, mas também porque no princípio da linha, ou no seu final, sempre existirá o homem para tomar uma decisão ponderada e racional.

Hoje li que o Governo aprovou a obrigatoriedade da instalação de um “chip” electrónico na matrícula de todos os automóveis. Não serei dos que têm a mania da perseguição, mas parece-me que se está a ir longe de mais no controlo dos cidadãos. Pouco me comovem as explicações do executivo de que o sistema “respeita o direito à privacidade dos proprietários e/ou condutores bem como a protecção dos respectivos dados pessoais.

Não sejamos ingénuos, porque já hoje os talões de pagamento de portagens são aceites como prova em julgamento, bem como os talões de Multibanco ou pagamentos electrónicos que colocam os seus possuidores em determinado local à hora dos movimentos efectuados. Todos os movimentos das nossas viaturas serão controlados e controláveis com o recurso a estes chips.

Cada vez mais estamos ameaçados por um grande Big Brother que sabe tudo o que fazemos, o que temos, e por onde andamos, em benefício dos bancos e dos concessionários das estradas, que assim podem dispensar mais uns quantos trabalhadores, aumentando assim os seus lucros.

Eu prezo muito a minha Liberdade, e acho que deste modo sou cada vez mais controlado por um Estado que não me garante a minha privacidade, como não garante o segredo de justiça. Para cúmulo, ainda terei que pagar para me poderem controlar melhor!...



*** * ***
FOTOGRAFIA
Anton Miller

Anton Miller

*** * ***
CARTOON
Muscle Beach 002 by MUS1969
Big SISTER 02 by MUS1969

quarta-feira, fevereiro 04, 2009

QUESTÕES DE OPORTUNIDADE

Numa ocasião em que o desemprego atinge proporções alarmantes em Portugal, é difícil de engolir algumas propostas deste Governo. Uma proposta verdadeiramente indecente é a do convite aos professores reformados para fazerem trabalho voluntário e não remunerado nas escolas.

A memória nos políticos não é reconhecidamente uma qualidade pela qual eles sejam admirados, mas todos nós lemos muito recentemente que entre os funcionários públicos que pediram reformas, a profissão que mais tinha recorrido a este pedido tinha sido precisamente a dos professores. O motivo mais invocado foi precisamente a discordância com a política educativa deste executivo, e mesmo com as penalizações agravadas nos últimos anos, a decisão pendeu em muitos casos para a reforma, mesmo que antecipada.

Quem se lembraria numa ocasião em que o desemprego é uma ameaça que a todos assusta, vir a propor a reformados que venham a desempenhar funções a título gratuito, diminuindo assim as oportunidades para os que estão já no desemprego?

Por vezes pergunto-me se os políticos que nos (des) governam vivem no mesmo planeta que os restantes portugueses, ou se se trata mesmo da falta de qualidade a que muitos aludem, e que os ditos fazem questão de demonstrar com a sua acção.



*** * ***
FOTOGRAFIA 3D
Airbike10 by GriXa

Airbike04 by GriXa

*** * ***
CARTOON
Derkaoui
Calrlos Latuff

Calrlos Latuff

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

POESIA

Suspensão Coloidal

Penso no ser poeta, e andar disperso

na voz de quem a não tem;

no pouco que há de mim em cada verso,

no muito que há de tudo e de ninguém.


Anda o cego a tocar La Violotera,

e eu a vê-lo e a cegar;

e a pobre da mulher esfregando e pondo a cera,

e eu a vê-la, e a esfregar


Que riso perto, que aflição distante,

que ínfima débil, breve coisa nada,

iça, ao fundo, esta draga carburante,

rasga, revolve e asfalta a subterrânea estrada?


Postulados e leis e lemas e teoremas,

tudo o que afirma e fura e diz sim,

teorias, doutrinas e sistemas,

tudo se escapa ao autor dos meus poemas.

A ele, e a mim.


António Gedeão



*** * ***
RETRATOS - FRANCIS BACON


*** * ***
CARTOON