quarta-feira, maio 30, 2012

QUEM VIVE ACIMA DAS SUAS POSSIBILIDADES?

Todos temos ouvido da boca dos políticos que os portugueses têm vivido acima das nossas possibilidades, e isto nem é um exclusivo dos políticos caseiros, pois já o ouvimos da boca de alguns estrangeiros. 

Num país onde os salários são em regra geral, baixos, não se compreendem este tipo de afirmações, pelo que importa questionarmo-nos sobre a justiça, ou falta dela por parte dos políticos. 

Para se ter uma ideia da falta de noção das condições de vida da maioria dos portugueses, por parte de quem os acusa sem razão, veja-se que Santana Lopes em deslocação recente ao Maputo, enquanto Provedor da Santa Casa, esteve alojado numa suite cujo custo aproximado é de 600 euros por noite. Nada mau para quem diz não auferir qualquer salário pelo cargo que ocupa numa instituição cujo objectivo é prover aos mais necessitados. 

Outro exemplo da injustiça das críticas infundadas é o da directora do FMI, Christine Lagarde, que atacando os pais das crianças gregas, dizendo que eles deviam pagar os seu impostos, quando o país enfrenta uma profunda crise, passando por cima do seu próprio caso, que como é público, tem um salário de 380 mil euros ano, livres de impostos. 

Há quem viva muito acima das possibilidades do seu país, mas não é sério generalizar, especialmente quando isso não é verdade para a maioria dos seus cidadãos. Aos políticos exige-se seriedade, só é pena que ela não seja uma qualidade praticada por grande parte deles.

FOTOGRAFIA

CARTOON

segunda-feira, maio 28, 2012

O QUE ELES DIZEM

António Mexia – “Os ordenados da EDP não têm implicação na factura da electricidade”. Ao dizer isto Mexia referia-se aos ordenados dos altos cargos da administração, já não diria o mesmo se os restantes funcionários pedissem aumentos salariais. A falta de vergonha impera numa empresa que nos últimos anos tem reduzido os seus quadros de pessoal a pretexto de baixar os custos da empresa, mas que aumentou os lugares da administração. 

Álvaro Santos Pereira – O ministro da Economia disse em Singapura que o essencial é manter a TAP como companhia de bandeira em Portugal, o que numa altura em que se pretende privatizar a empresa, e se está a oferecer a mesma em todos os continentes, nos levanta uma questão: companhia de bandeira, mas qual bandeira? 

CARTOON

FOTOGRAFIA

sábado, maio 26, 2012

DANÇA E CINEMA

Hoje o Pateta faz 80 anos, e um entusiasta deste trapalhão, que me fez passar muitas horas a ler e admirar os livros de quadradinhos e outras tantas a ver os pequenos filmes de animação, aqui fica o meu tributo recordando um filme que talvez nem todos conheçam.
Já vem atrasada um dia mas como eu gosto decidi partilhar com quem me visita, um dia depois do dia em que se comemorou a dança com sapateado. Divirtam-se.

sexta-feira, maio 25, 2012

A EUROVISÃO

Não costumo ver o Festival da Eurovisão nem as suas eliminatórias, mas uma notícia algures fez-me procurar uma música que parece que representa um país e que seria divertida. Na realidade achei a actuação destas avozinhas muito divertida e dá um retrato muito real deste festival que já não passa de uma caricatura. 

Espero que as avozinhas ganhem, porque pelo menos elas me fizeram rir.

quinta-feira, maio 24, 2012

PORTUGAL NO SEU PIOR

Num único dia é possível encontrar nas notícias diversos motivos para justificar o descontentamento dos portugueses perante a vida que as nossas instituições nos vão proporcionando. Sem nenhum trabalho exaustivo e muito ligeiramente eu dou-vos alguns exemplos do meu descontentamento perante a actualidade publicada. 

Soube-se que Isaltino Morais viu prescrever o crime de corrupção pelo qual foi condenado em tribunal, e do qual foi recorrendo a todas as capelinhas. Não me digam que apenas exerceu os seus direitos, primeiro porque são direitos a que a grande maioria não teria acesso, porque afinal não deixou de ser considerado culpado, e também porque continua na vida política como se nada se tivesse passado. 

Porque decidi ficar apenas pela política e pelos políticos, continuarei por Miguel Relvas e pelas acusações de que foi alvo e pelas quais a maioria não permitiu os pedidos de audição requeridos pela oposição. É simplesmente curiosa a argumentação apresentada pela maioria, que se esqueceu do que se passou recentemente noutra audição requerida, também essa por suspeitas de actos contra a liberdade de expressão de jornalistas. Maior estranheza será a continuação de Miguel Relvas no governo, o que seria impensável na maioria dos outros países europeus. 

Outro político que não sendo uma decepção para mim, que nele não votei, é Cavaco Silva, que com o maior dos descaramentos vem sugerir agora que está feliz por já não ser o único a defender o crescimento. Curiosa afirmação, para não dizer acto de puro cinismo, pois enquanto Presidente da República não tem criado qualquer obstáculo às políticas de austeridade e profundamente recessivas do governo. Cavaco tem dificuldade em lembrar-se, e portanto em admitir, que só a oposição (excepção ao PS) é que teve esse discurso desde a assinatura do acordo com a troika. 

Como estar contente com uma classe política que tem muita falta de vergonha, falta de memória e falta de sentido de Estado? Estes senhores é que me vão lixando a vida, porque eu sou um dos que pago as suas asneiras e eles passam sempre entre os pingos da chuva.

CARTOON

FOTOGRAFIA
By Palaciano

quarta-feira, maio 23, 2012

NÃO ERA DIA DE PROMOÇÃO

Ao ler ontem que um homem teria sido detido por furtar duas embalagens de bacalhau, no valor de 13,98 euros, no Pingo Doce, voltei a ficar com muitas dúvidas sobre as campanhas promocionais destes estabelecimentos. 

Durante o passado 1º de Maio, esta cadeia de supermercados fez uma campanha de 50% de desconto em todos os artigos, desde que o valor das compras fosse superior a 100 euros, e apesar de ter “perdido” uns milhares valentes, a operação foi considerada um sucesso pelos promotores, porque teria sido a melhor publicidade para a empresa e porque se teria “encaixado” uma soma significativa. 

As promoções deste género não aconteceram mais, nem era economicamente recomendável, mas vieram outras com descontos em determinados artigos, e lá voltaram os defensores das campanhas como um factor de “boa publicidade” para a empresa, e de ganho para os clientes. 

Para além das dúvidas que sempre tive sobre o perigo destas campanhas para o pequeno comércio, que naturalmente não se pode dar a “estes luxos”, e para o aumento do desemprego, há um outro factor que me está a intrigar muito: será que no caso desta infracção (pequeno delito) ir para tribunal e depois existir um julgamento à revelia, como até já aconteceu, o Pingo Doce vai pagar as custas do processo? 

Não aprovo o furto de maneira nenhuma, mas agora sou eu que também acho que ao ser notícia nos órgãos de comunicação social, também esta acção pode ser considerada como “publicidade” favorável para a empresa, que é bem vigiada, pelo que ele bem podia ficar pela restituição do bacalhau e deixar o homem em paz depois da vergonha que terá passado ao ser “apanhado com a mão na massa”. Os contribuintes ficariam agradecidos.

FOTOGRAFIA
CARTOON
Contabilista

domingo, maio 20, 2012

VENCEMOS

Ao vencer hoje o Sporting por uma bola a zero, a Briosa sagrou-se vencedora da Taça de Portugal.

NOITE DE CINEMA

Porque nas noites de sábado a televisão não nos dá em regra bons filmes, aqui fica um daqueles velhinhos, que eu guardei para depois de ir fazer uma perninha à noite dos museus.
 

sexta-feira, maio 18, 2012

DISCURSO PARA ANJINHOS

O senhor ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, veio a terreiro congratular-se com a redução da factura energética que o seu governo terá conseguido, e acabou por deixar mais dúvidas do que certezas aos consumidores portugueses. 

Logo no anúncio feito no Parlamento o senhor ministro foi questionado pela oposição sobre o seu feito, que na verdade ficou muito abaixo das expectativas do próprio ministério, que tinha já revelado que as rendas excessivas eram bastante mais altas, o que originou a demissão do responsável pelo estudo. 

Sem respostas claras do ministro Álvaro, sobre a repercussão deste corte na factura dos clientes, tanto domésticos como industriais, o anúncio esvaziou-se, pelo menos no que concerne à opinião pública. 

O facto talvez mais caricato das declarações públicas do senhor ministro foi talvez o de dizer que “a contribuição da EDP é muito significativa” nesta redução das rendas excessivas. Álvaro Santos Pereira não é um anjinho, e sabe bem que a EDP nada mais fez do que renunciar a lucros injustificados e portanto abusivos, que se tem aproveitado de contratos altamente lesivos do interesse público e que deviam ser investigados. 

Os portugueses começam a estar fartos de entidades como a EDP e outras concessionárias de serviços públicos, que se têm aproveitado de condições lesivas do interesse público, negociadas por governantes que deviam ser julgados por não saberem defender os cidadãos e o erário público. 

Empresas dessas não têm contribuições significativas para a sociedade, antes parasitam-na sem qualquer sentido de serviço público, apenas interessadas no lucro a qualquer preço.

FOTOGRAFIA

CARTOON

quinta-feira, maio 17, 2012

500 EUROS É UMA FORTUNA

É fantástico que o governo venha dizer que o aumento do salário mínimo para 500 euros possa vir a pôr em risco postos de trabalho, mesmo que diga que se baseia em estudos encomendados pelo próprio governo. 

Outra afirmação, contida num documento com origem no governo, dizendo que “o aumento do salário mínimo tem um efeito negativo no emprego de trabalhadores com salários baixos”, também é hilária. 

Segundo o governo os trabalhos que levam a esta brilhante conclusão têm origem na Faculdade de Economia da Universidade do Porto e no Núcleo de Investigação de Políticas Económicas da Universidade do Minho, bem como no Banco de Portugal. 

Deduzo que nestes grupos de trabalho não exista sequer uma pessoa que receba o salário mínimo nacional, de 485 euros, por isso entendo a sua ignorância. O que realmente me preocupa é saber que é gente deste calibre que pode vir a estar à frente do destino de muitas empresas portuguesas e talvez mesmo do governo num futuro próximo. Pobre país este… 

CARTOON
PINTURA
O cambista e a sua mulher de Quintino de Metsys

quarta-feira, maio 16, 2012

A (MÁ) SAÚDE DA SAÚDE

Foi conhecido mais um relatório da Health Consumer Powerhouse, uma organização sueca que tem um índice dos sistemas de saúde de vários países, onde se regista a descida de Portugal em quatro posições desde 2009. 

É absolutamente patético registar a posição da Direcção Geral de Saúde que de algum modo tenta desvalorizar este relatório, dizendo que os critérios mudam de ano para ano e que as comparações são impossíveis. 

Estamos todos a assistir na primeira fila à destruição sistemática dos serviços públicos, não só no sector da saúde, que aqui está em causa, mas também na educação, na cultura e na segurança social, devido aos cortes sistemáticos ordenados pelo nosso governo. As consequências são visíveis e só alguém de má-fé é que os pode tentar ignorar. 

Não se está a servir as populações, mas sim a obedecer à troika, a defender o capital destruindo todos os sectores públicos que garantiam alguma igualdade de tratamento e de oportunidades. 

 Uma nota final para fazer uma menção ao facto de serem precisamente os países com um sector público forte e bem estruturado os que apresentam melhores resultados dos sistemas de saúde nacionais.

FOTOGRAFIA

terça-feira, maio 15, 2012

INSANIDADE

Começa a ficar mais claro, a cada dia que passa, que a política deste governo, com o sem o beneplácito da troika, é a de empobrecer o país, criando um desemprego incomportável para a Segurança Social o que lançará na miséria uma grande parte dos cidadãos. 

Já se sabe que são mais os desempregados sem apoio social do que os que ainda o vão recebendo, e mesmo assim facilita-se o despedimento. Com um universo de contribuintes cada vez menor, e com o Estado a cortar nos montantes para o apoio social, cada vez serão menos a receber e menor a ajuda prestada. 

Numa altura em que o desemprego é já uma chaga social, também “o Estado vem ajudar à festa”, preparando-se para empurrar para o desemprego mais de cem mil funcionários, dizendo que pretende facilitar rescisões amigáveis. Gostava que alguém me explicasse como é que existe quem queira ir “amigavelmente” para o desemprego. 

Para os que gritaram que Portugal não é a Grécia e para os que ainda o dizem, talvez seja a altura de explicarem muito bem , como é que pode o país sustentar esta situação catastrófica de desemprego e falta de protecção social, porque racionalmente não se encontra nenhuma explicação lógica ou devidamente sustentada em argumentação não fantasiosa. 

PINTURA
 Eugène Delacroix

CARTOON

domingo, maio 13, 2012

O VIAGRA DA NATUREZA

Já se conheciam alguns dos benefícios da romão para a saúde, que no que respeita à redução da pressão arterial quer pelo seu efeito na prevenção dos problemas cardiovasculares. Um estudo da Universidade Queen Margaret, na Escócia, vem agora revelar outras propriedades deste fruto. 

Foram testadas diversas pessoas, que ao longo de duas semanas beberam sumo de romã, e verificou-se que houve um aumento significativo de testosterona, de 16 a 30 por cento. Ora se a testosterona aumenta então também aumenta o desejo sexual. 

Além de ser um viagra natural e sem efeitos secundários para a saúde, o mesmo estudo revela que os sentimentos negativos, como a tristeza e o medo, sofrem uma diminuição. 

Bora malta, vamos todos passar a tomar um copo de sumo de romão diariamente para afastar as mágoas e um maior prazer à vida. 

CARTOON

sexta-feira, maio 11, 2012

A ASNEIRA DO DIA

"Estar desempregado não pode ser, para muita gente, como é ainda hoje em Portugal, um sinal negativo. Despedir-se ou ser despedido não tem de ser um estigma, tem de representar também uma oportunidade para mudar de vida, tem de representar uma livre escolha também, uma mobilidade da própria sociedade".

Projectando o futuro...

quinta-feira, maio 10, 2012

A MENTIRA NA POLÍTICA

Começa a ser um hábito ver o senhor ministro das Finanças vir afirmar que não mentiu, depois de acusações feitas por deputados de diversos partidos. O episódio mais actual foi causado pelo facto de não ter fornecido os dados sobre o desemprego que entregou em Bruxelas. 

Vítor Gaspar veio enfaticamente afirmar, “eu não minto, eu não engano, eu não ludibrio, eu não faço nenhuma dessas coisas”, e justificou a não entrega dos mesmos números ao Parlamento, porque aguarda números mais recentes, que diz serem ainda piores. 

O ministro das Finanças pode não gostar de ser chamado mentiroso, mas é cada vez mais difícil engolir os seus lapsos, como aquele dos cortes dos subsídios de férias e de Natal que eram para durar apenas dois anos, e que agora, na melhor das hipóteses (e é apenas uma base de trabalho) e sem compromissos, viram a data ser dilatada até 2018. 

PENSAMENTOS

«Há três espécies de mentiras: as mentiras, as mentiras sagradas e as estatísticas.» 
Mark Twain

«O oposto da mentira não é a verdade.» 
Cesare Cantú
CARTOON

FOTOGRAFIA

terça-feira, maio 08, 2012

CLIMA E FLATULÊNCIA

Segundo uma teoria recente os gases dos dinossauros terão tido a sua influência no aquecimento do planeta no mesozoico. 

Nos nossos dias é com alguma apreensão que se encara a elevada produção de metano com origem nos herbívoros actuais, e com base nessa realidade há quem sugira que o elevado número de saurópodes de grande porte, teria tido ainda um maior impacto no clima, há muitos milhões de anos. 

Seguindo o raciocínio dos investigadores, sobre a influência perniciosa da flatulência dos grandes saurópodes, imagine-se o que seria se há 150 milhões de anos, além daqueles bichos também existisse uma classe de humanos semelhante às dos maus políticos que abundam por aí. Teria sido o fim do planete Terra, pois não conseguiria resistir a tanta flatulência junta!...
CARTOON
Fedor by Goraz

segunda-feira, maio 07, 2012

A POLÍTICA E A SEMÂNTICA

A política em Portugal está conotada com o exercício da mentira, porque na verdade o poder político tem sistematicamente mentido aos cidadãos nestas últimas dezenas de anos. 

Passos Coelho apresentou-se ao eleitorado com o discurso da verdade, dizendo que dizer a verdade aos portugueses ia ser o seu modo de actuação. A realidade veio a demonstrar que a verdade para Passos Coelho era apenas um jogo de semântica, pois o que disse antes de ser eleito não foi o que fez logo que se encontrou no poder. 

Nestes últimos dias veio dizer que a política de salários baixos era uma política de empobrecimento, e ontem veio defender que falar de crescimento sem austeridade é um jogo de semântica. 

Com problemas de semântica ou sem eles, a verdade é que com os aumentos de impostos e com os cortes dos subsídios, este 1º ministro baixou efectivamente os salários e pensões dos portugueses, e também é verdade que ouvir da boca dele a palavra crescimento é incoerente porque até ao presente nada fez nesse sentido, antes pelo contrário. 

Porque a memória por vezes nos atraiçoa e porque alguém se deu ao trabalho de registar as intervenções de Passos Coelho ao longo dos últimos anos, deixo-vos aqui um conjunto de declarações do próprio que ficaram registadas. São declarações reais sem o recurso a comentários ou erros de semântica.

VÍDEO


CARTOON
Austeridade

domingo, maio 06, 2012

MARLENE

Passam hoje precisamente 20 anos sobre a data da morte de Marlene Dietrich, razão para vos deixar o filme Anjo Azul, um dos que fizeram dela um ícone do cinema mundial.

sábado, maio 05, 2012

O ESTADO DAS COISAS

Na sexta-feira lia-se no semanário Sol uma frase de Bagão Félix, o antigo ministro da Segurança Social do governo de Santana Lopes: “Portugal está melhor, mas os portugueses estão pior”. 

Não concordo com Bagão Félix pois Portugal não pode estar melhor com os cidadãos em situação pior, e duvido muito que o país esteja melhor em algum indicador de relevo, mesmo para os mercados financeiros. 

O desemprego aumenta todos os dias, a dívida pública também, e por essa razão os próprios mercados penalizam os juros da dívida em todos os prazos, mesmo tendo em conta umas habilidades que aconteceram a semana passada por parte de um país que resolveu aliviar a sua exposição à nossa dívida. 

O país está pior e os portugueses estão quase todos pior, e sem esperança de qualquer melhoria nos próximos 5 ou 6 anos, quer a nível salarial, quer a nível de confiança no futuro, ou mesmo no futuro dos seus filhos e netos. 

Mas se repararam eu disse “quase todos” os portugueses estão pior, porque há diversas excepções que demonstram claramente que os sacrifícios não são iguais para todos, bastando para isso lembrar que a venda de Porches cresceu 17,9% em Portugal nos primeiros quatro meses do ano.

««« - »»»  
Humor e Justiça
««« - »»»
Foto - Tons de Verde
By Palaciano

sexta-feira, maio 04, 2012

O LIBERALISMO TEM CONSEQUÊNCIAS

Uma das consequências do liberalismo levado ao extremo, como tem sido levado a cabo nos últimos tempos, é a completa desregulação dos mercados. 

A desregulação é evidente no mercado de trabalho, no mercado de capitais e até nos mercados de bens de consumo. A ideia de que os mercados se podem regular a si próprios é uma falácia, bem como a criação de autoridades para regular a concorrência, que já mostraram a sua ineficácia, como se pode constatar nas áreas dos combustíveis e das telecomunicações, onde os preços são iguais até ao cêntimo. 

Além dos preços de venda, a regulação também não funciona bem nas margens de comercialização dos produtos, onde as grandes distribuidoras dominam completamente, afectando tanto os produtores como os consumidores, valendo-se da sua posição dominante no mercado. 

O caso Pingo Doce é um bom exemplo do que pode causar a completa desregulação de horários de trabalho, da falta de fiscalização das grandes distribuidoras, e até das margens de comercialização desde a produção até aos consumidores.

A falta de regulação dos mercados tem originado a canibalização dos mesmos, onde apenas os grandes conseguem singrar, e o resultado são as inúmeras falências dos pequenos produtores e comerciantes, e o desemprego galopante daí resultante. Destes aspectos poucos gostam de falar, numa altura em que as carteiras estão vazias.

Não basta virem dizer-nos que há produtos em que as grandes superfícies lucram mais de 50%, porque isso simplesmente não devia acontecer, muito menos em bens de primeira necessidade.
 
FOTOGRAFIA
By Palaciano
CARTOON
Ricos e Pobres

quinta-feira, maio 03, 2012

POESIA

Emprego e Desemprego do Poeta 

Deixai que em suas mãos cresça o poema
como o som do avião no céu sem nuvens
ou no surdo verão as manhãs de domingo
Não lhe digais que é mão-de-obra a mais
que o tempo não está para a poesia

Publicar versos em jornais que tiram milhares
talvez até alguns milhões de exemplares
haverá coisa que se lhe compare?
Grandes mulheres como semiramis
públia hortênsia de castro ou vitória colonna
todas aquelas que mais íntimo morreram
não fizeram tanto por se imortalizar

Oh que agradável não é ver um poeta em exercício
chegar mesmo a fazer versos a pedido
versos que ao lê-los o mais arguto crítico em vão procuraria
quem evitasse a guerra maiúsculas-minúsculas melhor
Bem mais do que a harmonia entre os irmãos
o poeta em exercício é como azeite precioso derramado
na cabeça e na barba de aarão

Chorai profissionais da caridade
pelo pobre poeta aposentado
que já nem sabe onde ir buscar os versos
Abandonado pela poesia
oh como são compridos para ele os dias
nem mesmo sabe aonde pôr as mãos

Ruy Belo

CARTOON

FOTOGRAFIA 

By Palaciano

quarta-feira, maio 02, 2012

FERNANDO LOPES

Morreu o cineasta Fernando Lopes, um marco do Cinema Novo português. Da sua obra ficam diversos filmes, entre os quais Belarmino, filme que vos deixo aqui, e que pode ser visualizado na sua totalidade.

terça-feira, maio 01, 2012

MANOBRAS INDECENTES

Há empresários capazes de tudo para levarem a sua avante, e por isso importa desmascarar manobras demagógicas e até ilícitas para justificarem a abertura das suas lojas no 1º de Maio. 

O Pingo Doce socorreu-se de um estratagema ilegal para atrair clientes às suas lojas neste Dia do Trabalhador, criando uma promoção que dá descontos de 50% para compras acima dos 100 euros. 

Todos sabemos que o poder de compra dos portugueses está muito diminuído pelas políticas seguidas por este governo, e como era de prever os espaços comerciais da cadeia Pingo Doce estavam a registar enchentes, que obrigaram a fechar algumas lojas, permitindo-se a entrada a clientes apenas à medida que outros saíam. 

Este vale tudo para desmobilizar os trabalhadores, é ilegal, porque alguns produtos foram vendidos abaixo do preço de custo, distorcendo as lei da concorrência, e é uma manobra baixa dum grupo económico que obrigou os seu funcionários a trabalhar neste feriado, mesmo sabendo que ia registar prejuízos com esta “promoção”. 

As autoridades que deviam fazer a fiscalização não apareceram e apesar de algumas tentativas para as contactar, nomeadamente a ASAE, não apareceram para verificar o que se passava.


1º DE MAIO

O 1º de Maio é internacionalmente reconhecido como o Dia do Trabalhador, e como tal é festejado.

É lamentável que existam empresários que não permitam que os seus funcionários festejem condignamente este dia, mantendo abertos os seus estabelecimentos e obrigando os trabalhadores aapresentarem-se ao serviço.

Neste dia fica também uma palavra para os que estão desempregados, pois a sua situação é uma preocupação para todos nós.

                                                   PENSAMENTO

"Tempo livre não significa repouso. O repouso, como o sono, é obrigatório. O verdadeiro tempo livre é apenas a liberdade de fazermos o que queremos, mas não de permanecermos no ócio."

Bernard Shaw