Mostrar mensagens com a etiqueta Promoção. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Promoção. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, fevereiro 23, 2018

MAFRA E SARAMAGO



Uma das notícias do dia de hoje citava um estudo a publicar em breve segundo o qual “Mafra promove-se pouco através de Saramago, 20 anos depois do Nobel”.

Eu serei de algum modo suspeito ao dar a minha opinião, porque não gosto da escrita de Saramago, apesar de ter tido que ler dois livros do escritor, exactamente os que de algum modo estão ligados a Mafra, O Memorial do Convento e também O Ano da Morte de Ricardo Reis, este último que alguns tentam ligar ao primeiro estabelecendo paralelos que acho disparatados, mas enfim.

Sendo certo que apenas tenho uma opinião baseada no gosto, e que Saramago foi agraciado com o Nobel da literatura reduzo-me à minha insignificância e aceito que muitos possam pensar de modo diferente.

O que me parece exagerado é que se fale na falta de promoção de Mafra apenas através de Saramago, quando na realidade não existe nenhuma promoção de Mafra, ponto final. Creio que na matéria de promoção muito se podia fazer com desdobráveis em várias línguas a ser distribuídos no aeroporto, nos rent-a-car, nos hotéis, nas companhias aéreas e agências de viagens, para citar apenas alguns locais chave.

Uns vídeos promocionais para consumo interno e para oferecer a companhias de transporte aéreo e para oferta a cadeias de televisão estrangeiras, bem como o convite a agentes de viagens, a editores de guias turísticos de grande difusão, a jornalistas de grandes jornais e revistas com méritos na área de promoção de viagens e turismo, também não são de descartar.

Uma acção de sensibilização de operadores turísticos nacionais e estrangeiros, salientando a facilidade de deslocação de Lisboa ou Cascais e as boas vias de comunicação (não saturadas de trânsito), e as facilidades de estacionamento junto ao Palácio/Convento. Percursos diversificados de visita ao Real Edifício, adaptados à realidade dos operadores turísticos e dos visitantes espontâneos.

A recuperação do edifício, a limpeza das estátuas, o arranjo dos carrilhões, a manutenção dos órgãos (que se mostram “cansados”) e também uma melhor informação para os visitantes nos diversos suportes conhecidos, eram também bem recebidos. Fora do monumento identificar outros pontos de interesse, sejam eles na restauração ou nos serviços que tenham qualidade também ajudavam.

Se a tudo isto se acrescentar a obra e o Nobel de Saramago, nada tenho a objectar, ainda que não considere que só por si ela seja uma mais-valia que dispense a promoção da sua montra principal – o Palácio/Convento e Basílica de Mafra.    



quarta-feira, maio 23, 2012

NÃO ERA DIA DE PROMOÇÃO

Ao ler ontem que um homem teria sido detido por furtar duas embalagens de bacalhau, no valor de 13,98 euros, no Pingo Doce, voltei a ficar com muitas dúvidas sobre as campanhas promocionais destes estabelecimentos. 

Durante o passado 1º de Maio, esta cadeia de supermercados fez uma campanha de 50% de desconto em todos os artigos, desde que o valor das compras fosse superior a 100 euros, e apesar de ter “perdido” uns milhares valentes, a operação foi considerada um sucesso pelos promotores, porque teria sido a melhor publicidade para a empresa e porque se teria “encaixado” uma soma significativa. 

As promoções deste género não aconteceram mais, nem era economicamente recomendável, mas vieram outras com descontos em determinados artigos, e lá voltaram os defensores das campanhas como um factor de “boa publicidade” para a empresa, e de ganho para os clientes. 

Para além das dúvidas que sempre tive sobre o perigo destas campanhas para o pequeno comércio, que naturalmente não se pode dar a “estes luxos”, e para o aumento do desemprego, há um outro factor que me está a intrigar muito: será que no caso desta infracção (pequeno delito) ir para tribunal e depois existir um julgamento à revelia, como até já aconteceu, o Pingo Doce vai pagar as custas do processo? 

Não aprovo o furto de maneira nenhuma, mas agora sou eu que também acho que ao ser notícia nos órgãos de comunicação social, também esta acção pode ser considerada como “publicidade” favorável para a empresa, que é bem vigiada, pelo que ele bem podia ficar pela restituição do bacalhau e deixar o homem em paz depois da vergonha que terá passado ao ser “apanhado com a mão na massa”. Os contribuintes ficariam agradecidos.

FOTOGRAFIA
CARTOON
Contabilista

quarta-feira, dezembro 12, 2007

MULETA DA PROMOÇÃO DE PORTUGAL

Foi anunciado um novo programa de promoção da imagem de Portugal, dentro e fora de fronteiras. Gastou-se dinheiro, contratou-se um fotógrafo de renome internacional e recorreu-se à imagem das nossas figurais mais conhecidas por este mundo fora.
A nova imagem de Portugal vai ser publicitada após a assinatura do Tratado de Lisboa, que será firmado já amanhã.
Ao falar disto não estou a criticar a promoção agora anunciada, desde logo porque não a conheço como acontece com a maioria dos meus compatriotas, mas porque houve algo que passou ao lado dos serviços noticiosos nacionais. Sim, porque a promoção foi noticiada, como noticiada foi a assinatura do Tratado de Lisboa, que é o tiro de partida da campanha, mas ninguém se lembrou de dar o devido destaque ao Mosteiro do Jerónimos e ao Museu Nacional dos Coches, onde decorrem alguns dos momentos protocolares mais importantes das cerimónias.
Quer se queira quer não, a imagem europeia de Portugal, é indissociável do Mosteiro dos Jerónimos, onde assinámos a adesão de Portugal, e onde agora se vai assinar o Tratado de Lisboa. Vão ser imagens deste monumento que vão entrar nas casas de gente de todo o mundo, quando se noticiar este evento.
Este artigo visa apenas consciencializar todos portugueses quanto ao facto de ter-mos um Património com relevância artística, cultural e económica, que merece ser visitado e valorizado, mas que infelizmente é bastante negligenciado pelos governos, agentes económicos e até por muitos portugueses.
Fica um convite para todos os que possam, que aproveitem o dia 13 de Dezembro para visitarem os museus nacionais, que nesse dia são gratuitos, ou então aproveitem os domingos de manhã, altura em que também beneficiam da mesma gratuitidade.

*** * ***
FOTOS DE ... MONUMENTOS
Кулик Лариса

сны

*** * ***

CARTOON

Hic

Evgeny Kran

Biratan