Mostrar mensagens com a etiqueta Propaganda. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Propaganda. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, janeiro 04, 2016

JOÃO SOARES, COCHES E PROPAGANDA



O novo ministro da Cultura, João Soares, visitou no sábado dia 2 de Janeiro os dois museus dos coches (o velho e o novo), e segundo o Correio da Manhã, terá deixado palavras de apreço aos trabalhadores, a quem terá “pedido” para trabalhar durante a tolerância de ponto da época festiva (ano Novo).


Estou mesmo a ver o João Soares, sempre tão afável para com o pessoal de categorias mais humildes, a pedir aos trabalhadores dos museus (alguns) para irem trabalhar no dia 31 de Dezembro de 2015, prestando-se alegremente a ficar nos museus até às 18horas, e depois regressarem aos lares a correr para preparar a passagem de ano com os seus entes queridos. Também consigo imaginar o ministro a cumprimentar cada funcionário e a agradecer pessoalmente tanta disponibilidade, pois além da tolerância de ponto trabalhada também asseguraram o sábado e o domingo, sem auferirem nem um tostão mais, porque têm um horário específico, mesmo estando numa carreira normal (?).


Claro que também elogiou a directora do museu pelo bom trabalho, mantendo aberto um museu onde os elevadores estão avariados muitas vezes, onde os extintores estão fora do prazo, onde a sinalética é miserável e onde se houver uma falta grave de energia será impossível evacuar pessoas com deficiências motoras. Tudo isto coisinhas de menor importância que Soares vai resolver já esta semana, certamente.


Enfim, a notícia é do prestigiado Correio da Manhã, e por isso deve ser fidedigna, e o comportamento do senhor ministro deve ter sido o que eu descrevi, mais coisa menos coisa…


Museu dos Coches

quarta-feira, março 18, 2015

A QUEDA DA MÁSCARA

Não era novidade para quem anda por aí e de olhos e ouvidos bem abertos, mas agora foi a autoridade estatística europeia a dizer que “Portugal foi o país onde o emprego mais caiu”.

O discurso governamental tem sido assente na diminuição do desemprego e no sucessivo abrandamento do mesmo nos últimos meses, sempre com a ladainha de que a economia estava a melhorar e que a emigração não tinha qualquer relevância para os bons resultados do desemprego.


A mentira afinal tinha a perna curta, e Portugal pertence a um clube bem restrito, dentro do euro, sendo um dos cinco países onde o emprego diminuiu, e como corolário estamos com a maior queda trimestral registada (-1,4%), bem à frente do Chipre, o seguinte na tabela, com -0,6%.


quarta-feira, agosto 06, 2014

A REALIDADE E A PROPAGANDA



Muitos dos anúncios do governo é pura propaganda, baseada em números que nos deixam a todos incrédulos, quando comparados com outros de fontes igualmente oficiais.

O anúncio da queda da taxa de desemprego, agora abaixo dos 14% pela 1ª vez na última meia dúzia de anos, deixa-nos perplexos, quanto mais não seja por ser patente a destruição constante de empregos, bem como a saída de muitos portugueses para o estrangeiro.

Para azar da maioria no poder, foi também conhecida uma das maiores quedas europeias nas vendas a retalho: a portuguesa.

É difícil conjugar os dois dados, a menos que os rendimentos do trabalho tenham caído muito, o que os governantes não dizem, como é óbvio.


CARTOON

segunda-feira, outubro 08, 2012

MINISTRO DA PROPAGANDA



Já todos sabemos que o actual governo tem para além dos ministros com pasta, pelo menos mais um ministro, que é o António Borges. O cargo de consultor para as privatizações já deu protagonismo a este indivíduo que só tem metido os pés pelas mãos, conseguindo unir todos contra o próprio governo.

A existência de ministros que o governo não nos dá a conhecer oficialmente não fica por aqui, porque há um outro ministro que não aparece na lista oficial que é Marcelo Rebelo de Sousa. O professor usa a sua tribuna na TVI como ministro da propaganda, defendendo o governo desculpando-o como se a sua acção fosse boa para o país, considerando que o que falha é apenas habilidade para comunicar.

Confesso que já não ouvia as suas preleções dominicais, mas este domingo tive o azar de o ouvir e fiquei simplesmente enojado com tanta propaganda governamental, que só se compreende pela sua conhecida ambição de ser presidente da República. 


Marcelo By Pedro Ribeiro Ferreira

quarta-feira, julho 29, 2009

FIASCO TECNOLÓGICO

Quando toda a blogosfera e outras redes sociais esperavam ver em directo um encontro entre bloggers e José Sócrates, anunciado com alguma pompa, eis que uma “falha técnica” impede a visualização em directo do encontro.

Aqui o Zé “gramou” uns quantos vídeos disponíveis no sítio do PS para ver em diferido o que se tinha passado no Lx Factory à porta fechada, e para dizer a verdade nem me apetece comentar o que ouvi, até porque pelos bloggers escolhidos eu esperava algo no género do que se passou.

O que me faz vir a este assunto, que para a má-língua não passou de uma (pouco) subtil manobra de propaganda do governo, foi o facto de “o directo” ter falhado e ainda ter que ouvir da boca de Carlos Zorrinho que resolveu atirar uma pérola acusando os que se queixaram do falhanço de “deslumbramento tecnológico”.

Ao coordenador do Plano Tecnológico, que até nem tem sido alvo de reparos neste espaço, fica um reparo: há muito boa gente capaz de fazer melhor em situações destas, já para não falar nas empresas fornecedoras de serviços de Internet, que certamente também não deixariam os seus créditos por mãos alheias. Por pudor não menciono ninguém em particular, mas creia-me senhor coordenador, sei do que falo e conheço bem o meio.



*** * ***
FOTOGRAFIA
Brand New World Explorer by BogdanBoev

sophia by AmberOsborne

*** * ***
CARTOON
Derkaoui Abdellah

Derkaoui Abdellah

quinta-feira, julho 16, 2009

A CULTURA E AS CONVENIÊNCIAS

Eu como a maioria dos portugueses fui dos que não engoliu a desculpa de José Sócrates, quando lhe perguntaram o que mudaria no mandato que está a terminar, reconhecendo um erro na sua actuação.

Em geral, quando não se querem reconhecer erros escolhe-se algo que na altura não seja encarado como indispensável, tais as carências sentidas ao nível económico e social. Sócrates é exímio nestas manobras, e vai de dizer que devia ter investido mal na Cultura, que o dinheiro é sempre um excelente isco.

José Sócrates não é um homem de Cultura, e neste momento está mais preocupado com os resultados eleitorais nos escrutínios que aí vêm, do que com os míseros 0,4% que consignou para a Cultura. Uma Capital Europeia da Cultura vem a calhar, depois das suas recentes declarações, e o envolvimento de Jorge Sampaio é para capitalizar, pensa o 1º ministro.

Senhor engenheiro, se é que este tratamento não é ofensivo, isso é apenas foguetório para alguns ingénuos e muito distraídos, o que os eleitores querem saber é qual a dotação orçamental que pretende consignar à Cultura (não vale mentir como nas eleições passadas), e como vai ser utilizado esse dinheiro e quais as políticas para o Património, que o senhor se tem esquecido de enumerar.





*** * ***
CARTOON
Pawel Kuczynski

Myung-Lae

terça-feira, março 24, 2009

CULTURA VERSUS PROPAGANDA

Conhecendo bem os meios culturais nacionais e a propensão do Governo para utilizar a propaganda com bastante habilidade, não me surpreendeu nada o aparecimento de um abaixo-assinado “a favor” da mudança do Museu dos Coches.

Antes mesmo de ser entregue o documento a quem de direito, o “movimento” pela construção do edifício já anunciou a sua intenção e divulgou alguns nomes sonantes para “animar” as hostes.

Como disse conheço (demasiado) bem o meio, para acreditar que este movimento “não se apresenta contra ninguém”. De certeza que poucos podem pensar que estes senhores e senhoras estavam contra alguém, e quase todas as pessoas que conheço afirmam a pés juntos que o abaixo-assinado que aí vem é claramente a favor, não do Museu dos Coches, mas sim do Governo que pretende construir “agora” o novo museu.

Os autores deste “novo” documento, esqueceram-se do pequeno pormenor de não haver ninguém que seja contrário à construção de novos museus, com melhores condições e melhor equipados. O que há é muita gente conhecedora dos problemas e das carências com que se debate o nosso Património, que não acha que os mais de 38 milhões que se pretendem gastar num único equipamento cultural, numa altura de crise económica, eram muito mais bem empregues na manutenção e valorização dos museus, palácios e monumentos a cargo do Estado, que estão em situação de quase abandono como é fácil de verificar, um pouco por todo o país.

Sobre isto não deve ser fácil ouvir uma palavrinha dos “mentores” e personalidades que encabeçam este novo abaixo-assinado, porque os factos estão à vista de qualquer pessoa e são impossíveis de refutar.



*** * ***
FOTOGRAFIA
Marius Bentzen

*** * ***
CARTOON

sábado, agosto 16, 2008

O PAÍS DAS MARAVILHAS

Cada vez mais acho que os nossos governantes se julgam no país das maravilhas, tal é o optimismo do seu discurso na análise da situação económica. Esta semana o ministro das Finanças veio anunciar que o PIB está em terreno positivo e o do Trabalho e da Segurança Social veio informar que o desemprego diminuiu.

Nem vale a pena falar dos números apresentados, porque são simplesmente ridículos, mas não deixo passar em branco a oportunidade das declarações e o tom triunfal com que foram feitas.

O “bom desempenho” na baixa do desemprego, na contenção da inflação e no crescimento do PIB, não se notam em absoluto nas carteiras dos cidadãos, mas na fantasia dos nossos governantes, o país está mais rosado e é tudo uma maravilha. A crise no entender daqueles senhores é “lá fora” e podemos todos ficar mais descansados, mesmo tesos como um carapau seco e sem sequer uns trocados para mandar cantar um cego.



*** * ***
FOTOGRAFIA
Кипрей и туман
Утро на реке Серене

*** * ***
CARTOON
Dachuan Xia

Amorim

segunda-feira, agosto 27, 2007

AS ESTATÍSTICAS E A REALIDADE

Pela enésima vez venho manifestar a minha descrença nos dados estatísticos divulgados. Um dos títulos escarrapachado na página de Economia do DN dizia, “Salários mais altos triplicam os menores”, e logo abaixo, “Desigualdade. No mundo do trabalho por conta de outrem, a desigualdade não cresceu nem diminuiu. Em média, os 10% mais bem pagos continuam a ganhar três vezes mais do que os 10% que menos recebem pelo trabalho”.
A acreditar no que relata o jornal nas letras gordas a meio do corpo do texto “380 euros é o valor até ao qual vai o ordenado líquido mensal dos 10% mais mal pagos no País”, pelo que fazendo a simples multiplicação por 3, chegamos ao valor médio dos mais bem pagos que será de 1.140 euros líquidos mensais (?). Ou a matemática é uma batata, ou algo está errado no título da notícia.
O abuso de estatísticas para fins duvidosos de que falava Cavaco Silva, está bem patente nestes números, pois não reflectindo a realidade, nem pouco mais ou menos, conduz à conclusão referida “A desigualdade não cresceu nem diminuiu”, que também não é verdadeira, pois como se sabe, e foi também amplamente divulgado por toda a imprensa, foi nos altos cargos de direcção e gestão das empresas, que se verificaram os maiores aumentos salariais nos últimos anos.
Os portugueses merecem ser informados e não intoxicados com propaganda.

*** * ***
ASSÉDIO TABAGISTA

*** * ***

FOTOGRAFIA

Helge Rudschinat Grønli

Susie

*** * ***

CARTOON
Tab (Thomas Boldt)