segunda-feira, janeiro 04, 2016
JOÃO SOARES, COCHES E PROPAGANDA
sábado, junho 27, 2015
quarta-feira, março 18, 2015
A QUEDA DA MÁSCARA
quarta-feira, agosto 06, 2014
A REALIDADE E A PROPAGANDA
segunda-feira, outubro 08, 2012
MINISTRO DA PROPAGANDA
quarta-feira, julho 29, 2009
FIASCO TECNOLÓGICO
Quando toda a blogosfera e outras redes sociais esperavam ver em directo um encontro entre bloggers e José Sócrates, anunciado com alguma pompa, eis que uma “falha técnica” impede a visualização em directo do encontro.
Aqui o Zé “gramou” uns quantos vídeos disponíveis no sítio do PS para ver em diferido o que se tinha passado no Lx Factory à porta fechada, e para dizer a verdade nem me apetece comentar o que ouvi, até porque pelos bloggers escolhidos eu esperava algo no género do que se passou.
O que me faz vir a este assunto, que para a má-língua não passou de uma (pouco) subtil manobra de propaganda do governo, foi o facto de “o directo” ter falhado e ainda ter que ouvir da boca de Carlos Zorrinho que resolveu atirar uma pérola acusando os que se queixaram do falhanço de “deslumbramento tecnológico”.
Ao coordenador do Plano Tecnológico, que até nem tem sido alvo de reparos neste espaço, fica um reparo: há muito boa gente capaz de fazer melhor em situações destas, já para não falar nas empresas fornecedoras de serviços de Internet, que certamente também não deixariam os seus créditos por mãos alheias. Por pudor não menciono ninguém em particular, mas creia-me senhor coordenador, sei do que falo e conheço bem o meio.
quinta-feira, julho 16, 2009
A CULTURA E AS CONVENIÊNCIAS
Eu como a maioria dos portugueses fui dos que não engoliu a desculpa de José Sócrates, quando lhe perguntaram o que mudaria no mandato que está a terminar, reconhecendo um erro na sua actuação.
Em geral, quando não se querem reconhecer erros escolhe-se algo que na altura não seja encarado como indispensável, tais as carências sentidas ao nível económico e social. Sócrates é exímio nestas manobras, e vai de dizer que devia ter investido mal na Cultura, que o dinheiro é sempre um excelente isco.
José Sócrates não é um homem de Cultura, e neste momento está mais preocupado com os resultados eleitorais nos escrutínios que aí vêm, do que com os míseros 0,4% que consignou para a Cultura. Uma Capital Europeia da Cultura vem a calhar, depois das suas recentes declarações, e o envolvimento de Jorge Sampaio é para capitalizar, pensa o 1º ministro.
Senhor engenheiro, se é que este tratamento não é ofensivo, isso é apenas foguetório para alguns ingénuos e muito distraídos, o que os eleitores querem saber é qual a dotação orçamental que pretende consignar à Cultura (não vale mentir como nas eleições passadas), e como vai ser utilizado esse dinheiro e quais as políticas para o Património, que o senhor se tem esquecido de enumerar.

terça-feira, março 24, 2009
CULTURA VERSUS PROPAGANDA
Antes mesmo de ser entregue o documento a quem de direito, o “movimento” pela construção do edifício já anunciou a sua intenção e divulgou alguns nomes sonantes para “animar” as hostes.
Como disse conheço (demasiado) bem o meio, para acreditar que este
movimento “não se apresenta contra ninguém”. De certeza que poucos podem pensar que estes senhores e senhoras estavam contra alguém, e quase todas as pessoas que conheço afirmam a pés juntos que o abaixo-assinado que aí vem é claramente a favor, não do Museu dos Coches, mas sim do Governo que pretende construir “agora” o novo museu.
Os autores deste “novo” documento, esqueceram-se do pequeno pormenor de não haver ninguém que seja contrário à construção de novos museus, com melhores condições e melhor equipados. O que há é muita gente conhecedora dos problemas e das carências com que se debate o nosso Património, que não acha que os mais de 38 milhões que se pretendem gastar num único equipamento cultural, numa altura de crise económica, eram muito mais bem empregues na manutenção e valorização dos museus, palácios e monumentos a cargo do Estado, que estão em situação de quase abandono como é fácil de verificar, um pouco por todo o país.
Sobre isto não deve ser fácil ouvir uma palavrinha dos “mentores” e personalidades que encabeçam este novo abaixo-assinado, porque os factos estão à vista de qualquer pessoa e são impossíveis de refutar.

sábado, agosto 16, 2008
O PAÍS DAS MARAVILHAS
Nem vale
a pena falar dos números apresentados, porque são simplesmente ridículos, mas não deixo passar em branco a oportunidade das declarações e o tom triunfal com que foram feitas.
O “bom desempenho” na baixa do desemprego, na contenção da inflação e no crescimento do PIB, não se notam em absoluto nas carteiras dos cidadãos, mas na fantasia dos nossos governantes, o país está mais rosado e é tudo uma maravilha. A crise no entender daqueles senhores é “lá fora” e podemos todos ficar mais descansados, mesmo tesos como um carapau seco e sem sequer uns trocados para mandar cantar um cego.
segunda-feira, agosto 27, 2007
AS ESTATÍSTICAS E A REALIDADE
A acreditar no que relata o jornal nas letras gordas a meio do corpo do texto “380 euros é o valor até ao qual vai o ordenado líquido mensal dos 10% mais mal pagos no País”, pelo que fazendo a simples multiplicação por 3, chegamos ao valor médio dos mais bem pagos que será de 1.140 euros líquidos mensais (?). Ou a matemática é uma batata, ou algo está errado no título da notícia.
O abuso de estatísticas para fins duvidosos de que falava Cavaco Silva, está bem patente nestes números, pois não reflectindo a realidade, nem pouco mais ou menos, conduz à conclusão referida “A desigualdade não cresceu nem diminuiu”, que também não é verdadeira, pois como se sabe, e foi também amplamente divulgado por toda a imprensa, foi nos altos cargos de direcção e gestão das empresas, que se verificaram os maiores aumentos salariais nos últimos anos.
Os portugueses merecem ser informados e não intoxicados com propaganda.



















