quarta-feira, dezembro 23, 2015
LUCROS PRIVADOS PREJUÍZOS PÚBLICOS
terça-feira, março 06, 2012
A FALÊNCIA DE BARCELOS
Os negócios das águas, envolvendo a Câmara de Barcelos e a Águas de Barcelos, estão a dar para o torto, e perante a nega vinda de Lisboa, que recusa um “estatuto de excepção” ao município, este pode entrar em insolvência em Junho.
Não sei se será apenas por Barcelos ser uma câmara do PS, ou se é pelo mau exemplo que seria abrir uma excepção neste caso, mas o que é certo é que a situação está má.
A privatização da água, bem como a concessão a empresas tem riscos e não é aconselhável, até porque se trata de um bem essencial à vida, escasso e finito. Este governo não pensa como eu, e o resultado está à vista, curiosamente numa câmara PS.
Recorde-se que em final de 2010 Barcelos era o quinto grande município em melhor situação financeira, e agora é o que se vê.
terça-feira, setembro 13, 2011
SEM PANINHOS QUENTES
Há situações e problemas que pela sua natureza não devem ser abordadas apenas pela rama, mas sim bem analisadas.
A situação na zona euro é tão grave que não dá para ignorar os riscos que podem advir dum passo errado nesta altura do campeonato. As posições da Alemanha, da Finlândia e da Grécia são absolutamente insustentáveis a muito curto prazo, e o que é grave é que a Europa não consegue ter uma posição coerente e consensual.
Todos sabem que o que se pediu à Grécia era simplesmente impossível, e que com o fraco crescimento da economia europeia, ficou ainda mais impossível. Também era evidente que a mudança de práticas na Grécia ia levar algum tempo, e que dentro dos prazos acordados isso não iria acontecer, mas fingiu-se que ia ser possível.
A Alemanha e a Finlândia querem forçar ao máximo a situação, e o povo grego não está disposto a ceder muito mais, e muito menos em tempo útil.
Em caso de incumprimento da Grécia, que parece ser o mais provável se este braço de ferro prosseguir, o que se seguirá? Se bem conheço os mercados, também eles vão forçar mais a situação, e lá teremos mais uns ataques aos outros países europeus, e lá se vai o euro por água abaixo.
Lembram-se da Europa solidária e do tal princípio da subsidiaridade de que nos falaram quando alguém decidiu “aprofundar a nossa integração” europeia?
sexta-feira, maio 29, 2009
RAPIDINHAS
Pousadas de Portugal – O tema já não é novo por aqui, e pelos vistos também já suscitou algumas questões na Assembleia da República, e versa a alienação de capital social na Enatur e o contrato para exploração das pousadas de Portugal pelo Grupo Pestana. Afinal não era só eu que não encontrava nada sobre o assunto, o mesmo terá acontecido com o PCP, que teve que pedir esclarecimentos ao Tribunal de Contas, uma vez que não conseguiu obter informação por parte do Governo, com o argumento de confidencialidade. Interessante!
Cavadelas e minhocas – O caso BPN/SLN tem sido uma verdadeira caixinha de surpresas, e não daquelas de que alguém verdadeiramente se orgulhe. O dinheiro voou, isso é um dado adquirido, e alguns dos negócios ruinosos são simplesmente inenarráveis, tal como o dinheiro perdido. Culpados parece que não há, e suspeitos apenas um, o que nem com muito boa vontade é crível. Enfim, tudo boa gente, bem relacionada, de absoluta confiança, que ao que parece apenas não tinha jeito para os negócios. Formidável!





