Mostrar mensagens com a etiqueta Falência. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Falência. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, dezembro 23, 2015

LUCROS PRIVADOS PREJUÍZOS PÚBLICOS

Esta semana começou com a notícia da venda do Banif e com o anúncio de que os prejuízos causados por mais este banco podem atingir os 3 mil milhões, a serem suportados pelos contribuintes, sendo que a venda da "coisa" irá render uns fabulosos 150 milhões.

Quando se questiona quem teve a culpa de mais este assalto ao bolso dos contribuintes, temos que o governador do Banco de Portugal sacode a água do capote, a anterior ministra das Finanças diz que nem acredita nos números, que para ela são uma surpresa, e o novo governo diz que a culpa é do anterior. A administração diz que não foi dada nem achada para esta solução, e só não sabemos se o porteiro e a senhora da limpeza têm algo a dizer em sua defesa.

Cavaco nos seus enigmas, óbvios como tudo, diz que a governação, política bem entendido, não pode ser ideológica mas sim pragmática.

Uns 12 ou 13 milhões gastos a cobrir as asneiras, gestão danosa, incompetência de banqueiros, ganância de gestores e accionistas, inação das entidades reguladoras e fiscalizadoras, e não temos condenados, não se conhecem culpados, já se sabe que muitos lucraram com estas nacionalizações, que todos iremos pagar durante muitas décadas.

Quem serão os grandes depositantes do Banif que têm garantidos os seus depósitos superiores aos 100 mil euros que são garantidos, e quais as responsabilidades assumidas pelo sector bancário nesta resolução? O Zé gostava de saber...

2.139

terça-feira, março 06, 2012

A FALÊNCIA DE BARCELOS

Os negócios das águas, envolvendo a Câmara de Barcelos e a Águas de Barcelos, estão a dar para o torto, e perante a nega vinda de Lisboa, que recusa um “estatuto de excepção” ao município, este pode entrar em insolvência em Junho.

Não sei se será apenas por Barcelos ser uma câmara do PS, ou se é pelo mau exemplo que seria abrir uma excepção neste caso, mas o que é certo é que a situação está má.

A privatização da água, bem como a concessão a empresas tem riscos e não é aconselhável, até porque se trata de um bem essencial à vida, escasso e finito. Este governo não pensa como eu, e o resultado está à vista, curiosamente numa câmara PS.

Recorde-se que em final de 2010 Barcelos era o quinto grande município em melhor situação financeira, e agora é o que se vê.


terça-feira, setembro 13, 2011

SEM PANINHOS QUENTES

Há situações e problemas que pela sua natureza não devem ser abordadas apenas pela rama, mas sim bem analisadas.

A situação na zona euro é tão grave que não dá para ignorar os riscos que podem advir dum passo errado nesta altura do campeonato. As posições da Alemanha, da Finlândia e da Grécia são absolutamente insustentáveis a muito curto prazo, e o que é grave é que a Europa não consegue ter uma posição coerente e consensual.

Todos sabem que o que se pediu à Grécia era simplesmente impossível, e que com o fraco crescimento da economia europeia, ficou ainda mais impossível. Também era evidente que a mudança de práticas na Grécia ia levar algum tempo, e que dentro dos prazos acordados isso não iria acontecer, mas fingiu-se que ia ser possível.

A Alemanha e a Finlândia querem forçar ao máximo a situação, e o povo grego não está disposto a ceder muito mais, e muito menos em tempo útil.

Em caso de incumprimento da Grécia, que parece ser o mais provável se este braço de ferro prosseguir, o que se seguirá? Se bem conheço os mercados, também eles vão forçar mais a situação, e lá teremos mais uns ataques aos outros países europeus, e lá se vai o euro por água abaixo.

Lembram-se da Europa solidária e do tal princípio da subsidiaridade de que nos falaram quando alguém decidiu “aprofundar a nossa integração” europeia?


FOTOGRAFIA
O Banco by Palaciano

CARTOON
Coelheira Natalícia

sexta-feira, maio 29, 2009

RAPIDINHAS

Pousadas de Portugal – O tema já não é novo por aqui, e pelos vistos também já suscitou algumas questões na Assembleia da República, e versa a alienação de capital social na Enatur e o contrato para exploração das pousadas de Portugal pelo Grupo Pestana. Afinal não era só eu que não encontrava nada sobre o assunto, o mesmo terá acontecido com o PCP, que teve que pedir esclarecimentos ao Tribunal de Contas, uma vez que não conseguiu obter informação por parte do Governo, com o argumento de confidencialidade. Interessante!

Cavadelas e minhocas – O caso BPN/SLN tem sido uma verdadeira caixinha de surpresas, e não daquelas de que alguém verdadeiramente se orgulhe. O dinheiro voou, isso é um dado adquirido, e alguns dos negócios ruinosos são simplesmente inenarráveis, tal como o dinheiro perdido. Culpados parece que não há, e suspeitos apenas um, o que nem com muito boa vontade é crível. Enfim, tudo boa gente, bem relacionada, de absoluta confiança, que ao que parece apenas não tinha jeito para os negócios. Formidável!



*** * ***
FOTOGRAFIA
Ageres-xxx

Прозоров Юрий

*** * ***
CARTOON
Eleições?

O Arrombador