Mostrar mensagens com a etiqueta Culpa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Culpa. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, dezembro 23, 2015

LUCROS PRIVADOS PREJUÍZOS PÚBLICOS

Esta semana começou com a notícia da venda do Banif e com o anúncio de que os prejuízos causados por mais este banco podem atingir os 3 mil milhões, a serem suportados pelos contribuintes, sendo que a venda da "coisa" irá render uns fabulosos 150 milhões.

Quando se questiona quem teve a culpa de mais este assalto ao bolso dos contribuintes, temos que o governador do Banco de Portugal sacode a água do capote, a anterior ministra das Finanças diz que nem acredita nos números, que para ela são uma surpresa, e o novo governo diz que a culpa é do anterior. A administração diz que não foi dada nem achada para esta solução, e só não sabemos se o porteiro e a senhora da limpeza têm algo a dizer em sua defesa.

Cavaco nos seus enigmas, óbvios como tudo, diz que a governação, política bem entendido, não pode ser ideológica mas sim pragmática.

Uns 12 ou 13 milhões gastos a cobrir as asneiras, gestão danosa, incompetência de banqueiros, ganância de gestores e accionistas, inação das entidades reguladoras e fiscalizadoras, e não temos condenados, não se conhecem culpados, já se sabe que muitos lucraram com estas nacionalizações, que todos iremos pagar durante muitas décadas.

Quem serão os grandes depositantes do Banif que têm garantidos os seus depósitos superiores aos 100 mil euros que são garantidos, e quais as responsabilidades assumidas pelo sector bancário nesta resolução? O Zé gostava de saber...

2.139

domingo, março 22, 2015

MARQUES MENDES E AS CLASSIFICAÇÕES

Como consumidor de informação que sou, lá tive que "gramar" a opinião de sábado à noite de Marques Mendes, na SIC, onde o comentador político costuma fazer umas quantas revelações, e debita também uns comentários sobre os factos da semana.

Como acontece com Marcelo, também Marques Mendes padece dum problema de base que é a sua filiação partidária, que condiciona de algum modo as suas opiniões, ainda que eles achem que não.

A parte mais caricata da opinião de Marques Mendes no passado sábado, foi aquela em que ele afirma que Ricardo Salgado e José Sócrates “são almas gémeas”, porque têm em comum a “arrogância”, pelo facto de” nunca reconhecerem um erro” e “atribuem as culpas” sempre a outrem.


O pobre M. M. acabou por, involuntariamente, descrever umas características que assentam como uma luva ao “seu amigo” Passos Coelho. Estas coisas acontecem a quem anda nestas lides…

quarta-feira, julho 02, 2014

EFEITOS COLATERAIS

O discurso político dos dois maiores partidos portugueses, nos debates do estado da nação e não só, são sempre de acusações trocadas entre os dois, porque estão ambos comprometidos com a situação que o país atravessa.

Quando um acusa o outro, recebe na volta acusações semelhantes, e tudo se resume a trocas de piropos sem que nenhum assuma as suas culpas.

O país foi governado nas últimas décadas por gente do PS e do PSD, sós ou em coligação entre si ou com a muleta do CDS, mas a culpa morrerá solteira, porque nenhum destes partidos jamais reconhecerá as culpas que tem no cartório, o que descredibiliza a política e os políticos.

sexta-feira, novembro 23, 2012

OS BODES EXPIATÓRIOS

Como já vem sendo hábito neste país, quando as coisas dão mal, toca a desancar nos funcionários públicos porque eles são a causa de todos os males.

Que importa que haja quem nos desgoverne, que hajam uns quantos que se enchem à custa das más decisões, que outros lavem as mãos depois de passarem pelo poder, se há sempre uns gajos que estão mais à mão para levarem com as culpas e serem obrigados a pagar o pato?