Bernard Shaw
segunda-feira, março 30, 2009
PENSAMENTO ESCOLHIDO
Bernard Shaw
sexta-feira, março 27, 2009
LÁ VAMOS, CANTANDO E RINDO...
Isaltino diz que 400 mil depositados na Suíça eram «sobras»
O autarca Isaltino Morais afirmou esta quinta-feira em julgamento que os depósitos efectuados na Suíça, numa «única conta nominativa», se refeririam a alienações de património próprio, investimentos, heranças e cerca de 400 mil euros de sobras de campanhas, noticia a Lusa.
Isaltino admite fuga ao Fisco
Segundo a acusação, o presidente da Câmara de Oeiras auferiu 351.139 euros nessa função entre 1993 e 2002, enquanto o valor depositado por si ou a seu mando em contas na Suíça - inclusive nas de amigos e familiares - ascendeu a 1,32 milhões de euros.
quinta-feira, março 26, 2009
OS ILUMINADOS
Por mero acaso ouvi que José Sócrates veio a público anunciar a criação de 12 estágios, o que até nem me admirou muito, mas logo a seguir o repórter incomodou-me quando disse que a esse ritmo o 1º ministro levaria 9 anos a anunciar os estágios todos já previstos.
Confesso que não estou disposto a gramar a voz de José Sócrates naquele tom irritante durante esse tempo todo, e considero que o tempo de um qualquer ministro deve ser mais bem aproveitado, e não é deste modo, com anúncios a toda a hora, que o país vai para a frente.
Como posso estar enganado, e tudo isto até possa ser uma estratégia inovadora e pioneira, veio-me imediatamente à memória o Lampadinha, aquele ajudante do professor Pardal, que primeiro se chamou “Little Helper” e que só depois foi apelidado de “Little Bulb”. Este personagem criado por Carl Barks, creio que em 1956, acabou por se tornar presença constante e interessante nas histórias do professor Pardal.
Será que com tanto discurso sobre as tecnologias agora temos um Lampadinha na política nacional?
terça-feira, março 24, 2009
CULTURA VERSUS PROPAGANDA
Antes mesmo de ser entregue o documento a quem de direito, o “movimento” pela construção do edifício já anunciou a sua intenção e divulgou alguns nomes sonantes para “animar” as hostes.
Como disse conheço (demasiado) bem o meio, para acreditar que este movimento “não se apresenta contra ninguém”. De certeza que poucos podem pensar que estes senhores e senhoras estavam contra alguém, e quase todas as pessoas que conheço afirmam a pés juntos que o abaixo-assinado que aí vem é claramente a favor, não do Museu dos Coches, mas sim do Governo que pretende construir “agora” o novo museu.
Os autores deste “novo” documento, esqueceram-se do pequeno pormenor de não haver ninguém que seja contrário à construção de novos museus, com melhores condições e melhor equipados. O que há é muita gente conhecedora dos problemas e das carências com que se debate o nosso Património, que não acha que os mais de 38 milhões que se pretendem gastar num único equipamento cultural, numa altura de crise económica, eram muito mais bem empregues na manutenção e valorização dos museus, palácios e monumentos a cargo do Estado, que estão em situação de quase abandono como é fácil de verificar, um pouco por todo o país.
Sobre isto não deve ser fácil ouvir uma palavrinha dos “mentores” e personalidades que encabeçam este novo abaixo-assinado, porque os factos estão à vista de qualquer pessoa e são impossíveis de refutar.
sexta-feira, março 20, 2009
COITADOS DOS CANITOS
Entre o material que fui recolhendo encontrei uns bonecos alusivos a uns bónus, de que destaco o do Goraz, que espero não seja ofensivo para os cães, que não seria essa a intenção, tenho a certeza.
A fotografia escolhida também estava aqui à mão, e não hesitei em publicá-la, porque a acho muito interessante.
quinta-feira, março 19, 2009
MR. MAGOO
Morreu o criador da personagem de animação Mr. Magoo, ou o Pitosga, um milionário míope que fez as delícias de muitos de nós.
quarta-feira, março 18, 2009
GESTÃO DOS TEMPOS DA JUSTIÇA
segunda-feira, março 16, 2009
SEGUNDA DE IMAGENS
sábado, março 14, 2009
WWW 20ANOS
quinta-feira, março 12, 2009
RAZÕES PARA A DEPRESSÃO
Os portugueses têm cada vez mais razões para andarem deprimidos, tal a sucessão de maus resultados de que vamos tendo conhecimento, quer a nível económico, ou em desenvolvimento, na distribuição da riqueza ou ainda na confiança dos cidadãos.
Isto está muito mau, não é só a conjuntura internacional como nos querem fazer crer. Eu que até nem sou de coisas da bola, ouvi hoje no barbeiro uma notícia triste, porque parece que o Sporting alcançou um recorde ao ser derrotado nesta fase da Liga dos Campeões por 12 – 1, no conjunto das duas mãos.
Espero que os meus amigos sportinguistas recuperem depressa deste desaire, afinal em futebol até estamos uns furos acima da realidade de outros campos, como os que acima referi.
Para o Sporting ainda há esperança, ou não seja o verde a cor da esperança…
760
terça-feira, março 10, 2009
AS GRALHAS
Quem escreve com alguma frequência enfrenta um problema irritante que é a possibilidade de deixar passar as irritantes gralhas. Os correctores ortográficos são muitas vezes um empecilho, para quem como eu utiliza termos técnicos, geralmente em inglês.
Li no DN de ontem um artigo onde se falava da famosa gralha na palavra “colchões” que deu origem a comentários jocosos, que ficaram na história das revisões dos jornais de todo o país.
Porque o caso se passou bem perto de mim, convém esclarecer que o mesmo se passou no jornal Diário de Moçambique, e que a falta do “C” se verificou num anúncio inserido na caderneta do Concurso Marias de Moçambique, uma espécie de concurso de misses.
O concurso foi um sucesso, as cadernetas também e todos ficaram contentes com a “queda involuntária” do tal “C”, e que eu saiba o anunciante não fez qualquer reclamação.
segunda-feira, março 09, 2009
RAPIDINHAS
Segurança – Pelo visto o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, tinha razão quando mostrava a sua dificuldade em dialogar com o seu sucessor no Ministério da Administração Interna, Rui Pereira. O ministro Rui Pereira é um dos ministros que já demonstrou ser um erro de casting (há mais), e bastou ele dizer que não há bairros problemáticos para logo surgir um problema, e grande, num bairro afinal com problemas.
Não entendo – Eu sempre respeitei as religiões, embora não professe nenhuma. Tive uma formação católica, estudei diversas religiões, não só as ditas cristãs, mas os homens que as representam conseguiram sempre que eu mantivesse a minha distância, ainda que respeitosa. Ao ler ontem que um arcebispo resolveu excomungar a mãe e toda a equipa médica que realizou o aborto a uma menina de nove anos, violada e engravidada pelo padrasto, que já abusava dela desde os seis anos, fiquei furioso. A moral tem valores, os dogmas deixo-os para quem não gosta de usar o seu discernimento, e não consigo descortinar qual a hierarquia de valores deste religioso, por muito que me esforce.