segunda-feira, maio 14, 2007

CAVACO, O TURISMO E A CULTURA

Os portugueses ainda não tinham reparado, mas Cavaco Silva tinha opinião a comunicar ao país sobre o crescimento turístico. Segundo a comunicação social, o Presidente alerta para impactos ligados ao crescimento turístico.
Interessante saber-se que para Cavaco “ o turismo deve ser considerado um instrumento de cultura e um potencial veículo de paz”. Afinal, aos poucos, ele vai despindo as vestes de economista e vira-se para a nossa identidade cultural e para o desígnio superior que é a paz mundial.
Cavaco Silva chega mesmo a dizer que no”desenvolvimento dos países o turismo gera o aparecimento de novas infra-estruturas, impõe a recuperação do património, fomenta a afirmação dos valores e da identidade das regiões, ajuda a qualificar os espaços, estimula a recuperação ambiental e motiva a promoção externa”. Notável.Ao que apurámos junto de alguns jornalistas presentes no evento onde estas afirmações foram proferidas, não estavam presentes nem o 1º ministro, nem o ministro das finanças e nem sequer a ministra da cultura. Espero que os acessores destas três entidades lhes façam chegar bem assinaladas estas declarações do Presidente da República, pois eles são os responsáveis pelos cortes orçamentais da Cultura que inviabilizam que se faça a manutenção devida nos museus, palácios e monumentos deste país, e que o restauro seja apenas uma miragem. De Cavaco Silva pede-se que vá além das palavras e se inteire da situação deplorável em que muitos monumentos e zonas circundantes se encontram, e que preste mais atenção aos problemas do sector, para que junto do governo faça uma intervenção mais pedagógica sobre o interesse nacional em preservar o Património.

*** * ***
AS FOTOS
Elias

Helge Rudschinat Grønli

*** * ***
CARTOON
Traído pelo material

5 comentários:

Anónimo disse...

Foi um discurso de circunstância, podes apostar. Cavaco interessado no Património e em Cultura? Terá sido a mulher a escrever o discurso na certa.
Fui

Anónimo disse...

Concordo com o visitante anterior e julgo que só o pato da foto bate palmas por acreditar piamente nas palavras de Cavaco.
Bjos

José Lopes disse...

Caro Zé
Só podes estar a brincar. Cavaco interessado em Cutura e Património? Pagava para ver...
Abraço

Anónimo disse...

Gostava de saber se para vós homens o ideal de mulher bonita é sempre uma loura?
Bjos

Jorge P. Guedes disse...

Mau...mau...na próxima reunião das 5ªs feiras vai haver arrufo de namorados. Ai vai, vai...