segunda-feira, março 30, 2009

PENSAMENTO ESCOLHIDO

As nossas escolas ensinam a moral feudal corrompida pelo comércio e oferecem como modelo de homens ilustres e que tiveram sucesso o militar conquistador, o barão ladrão e o explorador.

Bernard Shaw



*** * ***
FOTOGRAFIA
g-leif

*** * ***
CARTOON
Fahd Bahadi

Fahd Bahadi

sexta-feira, março 27, 2009

LÁ VAMOS, CANTANDO E RINDO...


Isaltino diz que 400 mil depositados na Suíça eram «sobras»

O autarca Isaltino Morais afirmou esta quinta-feira em julgamento que os depósitos efectuados na Suíça, numa «única conta nominativa», se refeririam a alienações de património próprio, investimentos, heranças e cerca de 400 mil euros de sobras de campanhas, noticia a Lusa.


Isaltino admite fuga ao Fisco

Segundo a acusação, o presidente da Câmara de Oeiras auferiu 351.139 euros nessa função entre 1993 e 2002, enquanto o valor depositado por si ou a seu mando em contas na Suíça - inclusive nas de amigos e familiares - ascendeu a 1,32 milhões de euros.

Mais AQUI

*** * ***
FOTOGRAFIA
Øyvind Reigstad

*** * ***
CARTOON
Sevket Yalaz

Ikhsan Dwiono

quinta-feira, março 26, 2009

OS ILUMINADOS

Por mero acaso ouvi que José Sócrates veio a público anunciar a criação de 12 estágios, o que até nem me admirou muito, mas logo a seguir o repórter incomodou-me quando disse que a esse ritmo o 1º ministro levaria 9 anos a anunciar os estágios todos já previstos.

Confesso que não estou disposto a gramar a voz de José Sócrates naquele tom irritante durante esse tempo todo, e considero que o tempo de um qualquer ministro deve ser mais bem aproveitado, e não é deste modo, com anúncios a toda a hora, que o país vai para a frente.

Como posso estar enganado, e tudo isto até possa ser uma estratégia inovadora e pioneira, veio-me imediatamente à memória o Lampadinha, aquele ajudante do professor Pardal, que primeiro se chamou “Little Helper” e que só depois foi apelidado de “Little Bulb”. Este personagem criado por Carl Barks, creio que em 1956, acabou por se tornar presença constante e interessante nas histórias do professor Pardal.

Será que com tanto discurso sobre as tecnologias agora temos um Lampadinha na política nacional?

*** * ***
FOTOGRAFIA
Golden Slumbers by *creativemikey

Awakened by rayofcreativelight

*** * ***
CARTOON
Tayo Fatunla

Patrick Chappatte

terça-feira, março 24, 2009

CULTURA VERSUS PROPAGANDA

Conhecendo bem os meios culturais nacionais e a propensão do Governo para utilizar a propaganda com bastante habilidade, não me surpreendeu nada o aparecimento de um abaixo-assinado “a favor” da mudança do Museu dos Coches.

Antes mesmo de ser entregue o documento a quem de direito, o “movimento” pela construção do edifício já anunciou a sua intenção e divulgou alguns nomes sonantes para “animar” as hostes.

Como disse conheço (demasiado) bem o meio, para acreditar que este movimento “não se apresenta contra ninguém”. De certeza que poucos podem pensar que estes senhores e senhoras estavam contra alguém, e quase todas as pessoas que conheço afirmam a pés juntos que o abaixo-assinado que aí vem é claramente a favor, não do Museu dos Coches, mas sim do Governo que pretende construir “agora” o novo museu.

Os autores deste “novo” documento, esqueceram-se do pequeno pormenor de não haver ninguém que seja contrário à construção de novos museus, com melhores condições e melhor equipados. O que há é muita gente conhecedora dos problemas e das carências com que se debate o nosso Património, que não acha que os mais de 38 milhões que se pretendem gastar num único equipamento cultural, numa altura de crise económica, eram muito mais bem empregues na manutenção e valorização dos museus, palácios e monumentos a cargo do Estado, que estão em situação de quase abandono como é fácil de verificar, um pouco por todo o país.

Sobre isto não deve ser fácil ouvir uma palavrinha dos “mentores” e personalidades que encabeçam este novo abaixo-assinado, porque os factos estão à vista de qualquer pessoa e são impossíveis de refutar.



*** * ***
FOTOGRAFIA
Marius Bentzen

*** * ***
CARTOON

sexta-feira, março 20, 2009

COITADOS DOS CANITOS

Vem aí mais um fim-de-semana e não queria deixar ficar no ar pensamentos negativos, porque disso estamos todos cheios.

Entre o material que fui recolhendo encontrei uns bonecos alusivos a uns bónus, de que destaco o do Goraz, que espero não seja ofensivo para os cães, que não seria essa a intenção, tenho a certeza.

A fotografia escolhida também estava aqui à mão, e não hesitei em publicá-la, porque a acho muito interessante.



Dave Granlund

Dana Summers

*** * ***
FOTOGRAFIA
Bonnie

quinta-feira, março 19, 2009

MR. MAGOO

Morreu o criador da personagem de animação Mr. Magoo, ou o Pitosga, um milionário míope que fez as delícias de muitos de nós.

O escritor e guionista Millard Kaufman, criador deste interessante personagem de animação, faleceu aos 92 anos em Los Angeles.



*** * ***
FOTOGRAFIA
Tulipan by Gitte L S Landbo

Tulipan 2 by Gitte L S Landbo

*** * ***
CARTOON
Infidelidade

Paciência!...

quarta-feira, março 18, 2009

GESTÃO DOS TEMPOS DA JUSTIÇA


Porque a Justiça funciona de modo diferente em diferentes países, e porque há coisas na nossa Justiça que não são fáceis de compreender, aqui ficam uns quantos bonecos sobre o mesmo tema, começando pelo do Goraz.

Dave Granlund

Dave Granlund

Mike Lane

*** * ***
FOTOGRAFIA
Flores by Agustin

segunda-feira, março 16, 2009

SEGUNDA DE IMAGENS


Hoje deixo-vos o boneco do Goraz sobre a actualidade nacional.

*** * ***
FOTOGRAFIA
Yellow... by Lena

Red, yellow, black...by Lena

*** * ***
CARICATURA
Thomas Antony

Thomas Antony

sábado, março 14, 2009

WWW 20ANOS


Vinte anos depois eis-nos aqui na web a partilhar o que cada um cria ou recolhe para todos poderem aceder e apreciar ou criticar.

*** * ***
FOTOGRAFIA
Sintra13-Branco by Palaciano

Sintra13-Lilás by Palaciano

Sintra13-Amarelo by Palaciano

*** * ***
CARICATURA
Sarkozy por Baptistão
Sting por Gustavo Duarte

quinta-feira, março 12, 2009

RAZÕES PARA A DEPRESSÃO

Os portugueses têm cada vez mais razões para andarem deprimidos, tal a sucessão de maus resultados de que vamos tendo conhecimento, quer a nível económico, ou em desenvolvimento, na distribuição da riqueza ou ainda na confiança dos cidadãos.

Isto está muito mau, não é só a conjuntura internacional como nos querem fazer crer. Eu que até nem sou de coisas da bola, ouvi hoje no barbeiro uma notícia triste, porque parece que o Sporting alcançou um recorde ao ser derrotado nesta fase da Liga dos Campeões por 12 – 1, no conjunto das duas mãos.

Espero que os meus amigos sportinguistas recuperem depressa deste desaire, afinal em futebol até estamos uns furos acima da realidade de outros campos, como os que acima referi.

Para o Sporting ainda há esperança, ou não seja o verde a cor da esperança…



Cuidado com os penteados!! Desenho de William Medeiros
Vê lá o que escreves, lampião! Desenho de William Medeiros
760

terça-feira, março 10, 2009

AS GRALHAS

Quem escreve com alguma frequência enfrenta um problema irritante que é a possibilidade de deixar passar as irritantes gralhas. Os correctores ortográficos são muitas vezes um empecilho, para quem como eu utiliza termos técnicos, geralmente em inglês.

Li no DN de ontem um artigo onde se falava da famosa gralha na palavra “colchões” que deu origem a comentários jocosos, que ficaram na história das revisões dos jornais de todo o país.

Porque o caso se passou bem perto de mim, convém esclarecer que o mesmo se passou no jornal Diário de Moçambique, e que a falta do “C” se verificou num anúncio inserido na caderneta do Concurso Marias de Moçambique, uma espécie de concurso de misses.

O concurso foi um sucesso, as cadernetas também e todos ficaram contentes com a “queda involuntária” do tal “C”, e que eu saiba o anunciante não fez qualquer reclamação.



*** * ***
FOTOGRAFIA
Talamus

Talamus

*** * ***
CARTOON
Benaji Naji

Hani Abbas

segunda-feira, março 09, 2009

RAPIDINHAS

Segurança – Pelo visto o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, tinha razão quando mostrava a sua dificuldade em dialogar com o seu sucessor no Ministério da Administração Interna, Rui Pereira. O ministro Rui Pereira é um dos ministros que já demonstrou ser um erro de casting (há mais), e bastou ele dizer que não há bairros problemáticos para logo surgir um problema, e grande, num bairro afinal com problemas.


Não entendo – Eu sempre respeitei as religiões, embora não professe nenhuma. Tive uma formação católica, estudei diversas religiões, não só as ditas cristãs, mas os homens que as representam conseguiram sempre que eu mantivesse a minha distância, ainda que respeitosa. Ao ler ontem que um arcebispo resolveu excomungar a mãe e toda a equipa médica que realizou o aborto a uma menina de nove anos, violada e engravidada pelo padrasto, que já abusava dela desde os seis anos, fiquei furioso. A moral tem valores, os dogmas deixo-os para quem não gosta de usar o seu discernimento, e não consigo descortinar qual a hierarquia de valores deste religioso, por muito que me esforce.



*** * ***
PINTURA
the sailing-ships-3 by stefanzhuty

the sailing-ship by stefanzhuty

*** * ***
CARTOON
Todo ouvidos by Afraa Alyousef
Mente brilhante by Sayed Mahmoud Javadi