De há bastante tempo a esta parte, a estratégia seguida por uma elite liberal tem sido a de precarizar o trabalho, diminuir os direitos laborais, diminuir os salários, aumentar os horários de trabalho e enfraquecer a segurança social.
A combinação de todos estes ingredientes é sempre justificada por imperativos económicos, de competitividade e de aumento de produção com a diminuição dos custos do trabalho.
Esta estratégia resulta da abertura dos mercados e da deslocalizações dos últimos 10 ou 15 anos, que propiciaram o crescimento de outras economias até então incipientes, e onde os direitos laborais e segurança social não existem ainda.
Será que o liberalismo destes senhores governantes leva as economias ocidentais a algum lado, continuando a querer esmagar os direitos dos trabalhadores e destruindo a segurança social que caracterizava a Europa?
Não creio que esta estratégia leve a bom porto, porque a partir dum determinado patamar de esforço exigido, em que os trabalhadores deixam de ter esperança num futuro melhor, acontece a desmoralização e a produtividade não recupera de modo nenhum.
7 comentários:
Bom Natal e não aquele que o outro diz possível...
Tudo pelo melhor
neste Inverno descontente
Venho deixar os meus votos de Feliz Natal e Bom Ano novo, com saúde
Tudo de bom
Um abraço
Esperança
Meu caro,
no último parágrafo apontas o destino mais provável para estas políticas.
Boas festas para ti.
Expresso
os votos de um Feliz Natal
e um Ano de 2012
repleto de saude e alegria...
Agradeço e retribuo
os votos de BOAS FESTAS.
Beijinho.
Feliz Natal amigo.
Um abraço e FESTAS FELIZES
E até com o Natal ganham dinheiro
que é a única coisa que lhes interessa!
Um Bom Natal (o possível...)
para si!
Enviar um comentário