segunda-feira, maio 30, 2005

O PATRIOTISMO

Em tempos de vacas magras, talvez até haja quem se lembre de apelar ao patriotismo dos portugueses, com vista a conseguir-se um entendimento quanto ao esforço exigível a todos para o combate à crise. A ingenuidade ou o desconhecimento da condição humana e dos egoísmos que caracterizam a nossa sociedade, até se aceita, a pessoas que por algum motivo ainda não aprenderam na grande escola da vida.
Muitas vezes ouvimos dizer que somos todos iguais perante a Lei, e logo a seguir alguém completa a sentença com as palavras: mas há alguns mais iguais do que outros ! As assimetrias sociais são tão gritantes que penso que ninguém se atreve a contrariar a segunda parte da frase.
Patriotismo será, no meu modesto pensamento, lutar contra as desigualdades e a má distribuição da riqueza, já o sacrifício económico em tempos de crise, terá de ser pedido em directa proporcionalidade com a riqueza ou rendimento de cada um.
A cultura democrática de um povo é aferida pelo bem estar dos cidadãos, e portanto da justiça na redistribuição da riqueza gerada por todos, que é uma responsabilidade para a qual são eleitos os governantes.Em conclusão, estamos muito mal de cultura democrática e recuso-me a mudar de ideias, a menos que me arranjem um “tachinho”. de 15 mil a 30 mil euros, mesmo que não perceba nada da matéria. O patriotismo talvez também passe por aqui, e eu ainda não tinha percebido.

Sem comentários: