segunda-feira, março 21, 2016

ALGUM PATRONATO NACIONAL

Sei que é perigoso e injusto generalizar as coisas, e por hábito não gosto de o fazer, mas perante alguns factos sou tentado a reformular esse princípio.

Li num jornal online que a “justiça irlandesa condena três empresas portuguesas”. Por acaso tenho um amigo irlandês que está de férias em Portugal, que me confirmou que os direitos dos trabalhadores são respeitados pela generalidade das empresas desse país, e que as transgressões reportadas são exemplarmente punidas.

As irregularidades que foram punidas foram muito simples, e vão desde a falsificação de documentos e exploração dos trabalhadores, também eles portugueses, até ao abuso notório ao fazerem descontos à conta da sua acomodação, em condições “deploráveis e mesmo perigosas”, sem água potável, e até mesmo uma quantia por serviços de lavandaria.

As empresas eram infelizmente portuguesas, e os prejudicados eram também portugueses, porque essas empresas não se atreveriam sequer a dar igual tratamento aos irlandeses, porque sabiam que os irlandeses teriam feito de imediato queixa aos sindicatos, e aí as coisas azedariam de imediato. Terão confiado que os portugueses engoliriam tudo e só manifestassem o seu desagrado depois do regresso a Portugal, mas enganaram-se.


Não tenho vergonha de ser português, até porque admirei a coragem dos meus compatriotas que apresentaram queixa dos patrões que deles abusaram, exploraram e rebaixaram, de patrões que não têm vergonha na cara.


3 comentários:

Anónimo disse...

O grande ploblema em Portugal é que a maior parte dos empresários não têm formação para tal ,para ser empresário não basta ter só dinheiro para investir também tem de ter formação especifica para tal ,por essa razão é que já faliram centenas de empresas e muitas delas com falências fraudulentas por incapacidade de ditos cujos que só querem grandes lucros as custas da escravidão dos seus colaboradores e vez de tentar modernizar e qualificar a empresa e seus empregados não ,os lucros que obtêm são todos para gozar ferias e estragar em beneficio próprio não pensando no futuro da sua empresa e dos seus trabalhadores não dá lucros ,pronto fecha-se a empresa e abrem outra logo na esquina deixando os empregados sem trabalho e sem dinheiro ASSIM É FACIL SER PATRÃO !!!

Elvira Carvalho disse...

Penso que o comentário anterior ao meu já disse tudo.
E porque me vou ausentar até ao final do mês, venho desejar uma santa e feliz Páscoa.
Um abraço

maceta disse...

As empresas tugas foram exemplarmente punidas na Irlanda. Por cá, riam-se...