quarta-feira, abril 25, 2018
25 DE ABRIL
quinta-feira, dezembro 01, 2011
O ÚLTIMO FERIADO NO 1º DE DEZEMBRO
Já foi dito por muita gente que Portugal não tem muitos feriados nacionais, e os que tem são referentes a datas com muita simbologia e significado histórico. Que me recorde apenas o 1º de Janeiro não reunirá estas características.
Este governo vem demagogicamente cortar dois feriados nacionais com o pretexto de se aumentar a produtividade, o que é ridículo porque ninguém acredita que seja por isso que nós iremos ter algum aumento de produtividade que nos venha a tirar da crise, onde sucessivos governos nos enfiaram.
O que importa registar é que temos agora uma geração de políticos para quem a História não tem qualquer significado, ou pior, que não quer que a simbologia de certos dias possa perdurar no espírito dos cidadãos.
O 1º de Dezembro, como “quase” todos sabem, é o dia em que se comemora a Restauração da Independência Nacional, relembrando os acontecimentos do 1º de Dezembro de 1640, em que os portugueses reconquistaram a sua independência depois de quase 40 anos de dominação espanhola.
Eu que até nem sou monárquico, fico com a vaga impressão que o governo PSD/CDS parece temer que os cidadãos deste país sejam contagiados pelo desejo de independência e castiguem algum Miguel de Vasconcelos, numa altura em há quem pretenda “vender” este país a retalho, não se importando de hipotecar a nação a interesses estrangeiros.
Será que o corte dos feriados do 5 de Outubro e do 1º de Dezembro tem alguma outra explicação? Estou aberto a sugestões.

quinta-feira, junho 10, 2010
DIA DE PORTUGAL
Deixo-vos um "postal" do Goraz, que diz muito do que eu penso.
Bom feriado
terça-feira, outubro 06, 2009
O 5 DE OUTUBRO
Portugal tem uma República velhinha de 99 anos, mas ainda tem alguns tiques característicos da monarquia, pelo menos em certas situações.
Todos ouvimos dizer que o presidente da República não iria discursar nas comemorações oficiais do 5 de Outubro, o que acabou por se verificar efectivamente. O facto curioso é que num outro evento, público e muito divulgado, alguém discursou no Palácio de Belém, e o tema foi o 5 de Outubro.
Custa-me encontrar diferenças de relevo entre a rainha de Inglaterra e um qualquer presidente da República Portuguesa, reportando-me à influência política claro, mas é apenas uma opinião muito minha.



