sábado, outubro 20, 2018

PORTUGUESES TÊM MENOS FILHOS DO QUE GOSTARIAM


Podem fazer relatórios internacionais, podem discursar especialistas, feministas, machistas, religiosos, agnósticos, governantes, dirigentes da oposição, e apresentar inúmeras soluções, apontar os mais diversos caminhos, que o problema da baixa natalidade se manterá enquanto for a economia a ditar as regras.

Falar de igualdade de géneros, de licenças parentais e de infantários, é bom, mas insuficiente. O problema social deriva do rumo da economia, e esta está ao serviço do lucro de uns poucos, por muito que se fale em Democracia.

Nos países mais desenvolvidos são os países como menores desigualdades os que têm melhores taxas de natalidade, e não o inverso.

Os problemas sociais, e a baixa natalidade é um deles, só se podem resolver com mais justiça social e melhor distribuição da riqueza, esse é que o ponto, tudo o resto são pensos rápidos que não resolvem o problema.

Para terminar isto, que tal começarem por exigir salários justos e emprego com qualidade e com direitos, que é o que nunca consta destes relatórios de peritos?



1 comentário:

Elvira Carvalho disse...

Nem mais.
Abraço e bom domingo