Portugal está a atravessar uma crise enorme, ninguém duvida disso, mas como não estamos sós no mundo, nem na Comunidade Europeia, são muitas as vezes em que alguns pretendem estabelecer paralelos entre o nosso país e os outros.
É vulgar ouvir da boca de alguns iluminados que há países onde se desconta mais para a Segurança Social, que há outros em que a produtividade é maior, ou ainda que pagamos menos IVA no gás e na energia eléctrica do que alguns parceiros europeus.
Há sempre quem se julgue iluminado ou que os outros são menos dotados de inteligência, mas as coisas não são assim e os termos de comparação podem ser muito diversos e a verdade acaba sempre por surgir, por mais malabarismos estatísticos que se façam.
Por acaso, nada mais do que isso, hoje foi conhecido um relatório preliminar do Eurostat sobre o poder de compra, e como é evidente os portugueses estão no topo do ranking dos países com mais baixo poder de compra da zona euro, apenas batidos por países de “alto gabarito”, como sejam a Bulgária, a Roménia e a Letónia.
Com as medidas que já se perfilam no horizonte próximo para Portugal, é fácil prever que ainda possamos “subir” neste ranking fabuloso, sem que a Justiça encontre culpados que nos tenham conduzido a este patamar da (má) fama.
4 comentários:
Podemos até pagar menos IVA na electricidade mas penso ser a mais cara da Europa, senão do Mundo! Se não for que me corrijam. Mas a EDP nem sequer tem concorrência... digno de ditadura! e é ver como eles se vangloriam que estão cá para salvar o mundo! A hipocrisia das corporações! mas o pessoal gosta... não percebo o que se passa...
Quanto a comparações... isso de medir por baixo é muito baixo. JUSTIÇA?! será que um dia vai acabar por chegar a este País, ou será mais provável uma terceira grande guerra???
Portugal caiu sem a mãozinha de ninguém, porque os ministros que agora saíram dizem sair com a sensação de dever cumprido, e os anteriores como o Furão dizem que os sucessores é que enterraram o país. Está visto que não há culpados, o que é muito tuga.
Bjos da Sílvia
Ou seja, mudaram as moscas mas a merda é a mesma. Como vi hoje na imprensa, o Povo não está bem... como solução emigra... também muito típico dos portugueses. Quero ver quando a banca despoletar uma guerra, para onde vai o tuga fugir.
Não precisamos de modelos e na falta de justiça para julgar, seria tão bom que o povo, ao menos, pensasse na hora de votar!
Mas esta gente nem sequer contesta, emigra!
Um abraço incomparável
Enviar um comentário