Mostrar mensagens com a etiqueta Autoritarismo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Autoritarismo. Mostrar todas as mensagens

sábado, fevereiro 27, 2016

CULTURA DA POLÉMICA

João Soares não foi a primeira escolha para o lugar de ministro da Cultura porque existia quem tivesse melhor currículo e quem tivesse obra feita na área em questão. Conhece-se bem a primeira escolha de António Costa, que só não aconteceu por uma grande infelicidade.

A nomeação deste ministro foi inesperada, já que o seu nome nunca foi sequer considerado por ninguém para esta pasta, e isso ficou bem claro para todos.

A recente acrimónia que tem sido patente entre o ministro e o presidente do CCB é um retrato perfeito do que não deve ser um ministro. Não sou um fã do professor Lamas, mas entre a obra de um e o vazio do outro, creio que a escolha é evidente.

Numa altura em que se fala da contratação do filho de João Soares para a CML, o argumento de não envolvimento da câmara na solução do eixo Belém/Ajuda, soa muito mal, até porque António Costa sabe que não foi bem assim, bem como alguns outros representantes do município.

Concordar ou não com uma ideia é perfeitamente legítimo, mas existem comentários que ficam mal, ou que eram desnecessários, por parte de quem tem o poder de demitir e nomear.


Fica ainda por esclarecer qual a ideia do senhor ministro para esta zona nobre do turismo patrimonial português. Ficamos todos à espera duma solução que não seja “um disparate total”.

Leituras sugeridas AQUI e AQUI

O Jardim das delícias - Hieronymus Bosch  (Museu do Prado)

terça-feira, abril 24, 2012

EXCESSO SECURITÁRIO

Os portugueses gostam de segurança, e isso é bem patente a todos os níveis, não só segurança pública, mas também segurança no emprego e segurança social. Sendo que irei falar de segurança pública, talvez seja bom recordar que tanto a segurança no emprego como a segurança social deixaram de existir, em grande medida por decisões várias deste governo. 

Se os portugueses são em regra pacatos e respeitadores da ordem pública, não se percebe muito bem o discurso das autoridades de segurança, ao dizerem que a polícia se prepara para ter tolerância zero nas manifestações do 25 de Abril. 

Não sei se houve intenção de copiar a frase de Paulo Portas, usando “a tolerância zero” para agradar ao ministro, mas a frase é absolutamente desadequada tendo em conta a prática. As autoridades policiais deviam ter alguma contenção nas palavras pois fizeram-nos recordar actuações recentes que pecaram por ser excessivas. 

A segurança não advém de discursos e poses agressivas mas sim de prevenção, e não é preciso ser-se especialista para o saber. Com este tipo de discurso criam-se resistências que bem se podiam evitar. 

Os portugueses gostam de segurança mas detestam um Estado securitário, e digo-o não porque estamos em vésperas do 25 de Abril mas porque está mais do que provado.

CARTOON
FOTOGRAFIA

segunda-feira, junho 22, 2009

CIBERLIBERDADE

A privacidade no ciberespaço vai ficar mais debilitada com um novo diploma que permite sem autorização de um juiz a consulta dos dados pessoais e de todo o tráfego efectuado por qualquer cidadão sobre o qual exista uma mera suspeita. Os fornecedores do serviço são deste modo obrigados a facultar tudo o que lhes seja solicitado pelas autoridades.

A distância entre Teerão e Lisboa parece estar a encurtar, não por um qualquer fenómeno telúrico, mas porque as liberdades sofrem uma limitação inadmissível e que até nem tem a desculpa de ser imposta por Bruxelas, onde a ideia não vingou.

Já ouvi uma explicação fantástica, dizendo que se procurava apanhar os criadores de vírus informáticos, o que é um disparate que só pode ter saído da boca de algum ignorante em informática, e em legislação.

Sarkozy já teve que recuar com um diploma semelhante, e a Europa meteu na gaveta tais intentos, mas por cá há quem aponte o dedo a alguns fundamentalistas, mas que acaba por actuar do mesmo modo, parecendo ignorar que a Liberdade é um valor de que alguns não querem abdicar.



*** * ***
FOTOGRAFIA
Mi Confesion by indajazz

Devilish by indajazz

*** * ***
CARTOON
Mário Lino por Óscar