sábado, fevereiro 27, 2016
CULTURA DA POLÉMICA
terça-feira, abril 24, 2012
EXCESSO SECURITÁRIO
segunda-feira, junho 22, 2009
CIBERLIBERDADE
A privacidade no ciberespaço vai ficar mais debilitada com um novo diploma que permite sem autorização de um juiz a consulta dos dados pessoais e de todo o tráfego efectuado por qualquer cidadão sobre o qual exista uma mera suspeita. Os fornecedores do serviço são deste modo obrigados a facultar tudo o que lhes seja solicitado pelas autoridades.
A distância entre Teerão e Lisboa parece estar a encurtar, não por um qualquer fenómeno telúrico, mas porque as liberdades sofrem uma limitação inadmissível e que até nem tem a desculpa de ser imposta por Bruxelas, onde a ideia não vingou.
Já ouvi uma explicação fantástica, dizendo que se procurava apanhar os criadores de vírus informáticos, o que é um disparate que só pode ter saído da boca de algum ignorante em informática, e em legislação.
Sarkozy já teve que recuar com um diploma semelhante, e a Europa meteu na gaveta tais intentos, mas por cá há quem aponte o dedo a alguns fundamentalistas, mas que acaba por actuar do mesmo modo, parecendo ignorar que a Liberdade é um valor de que alguns não querem abdicar.





