sábado, fevereiro 02, 2019

A COR DA MINHA PELE


Ouço e vejo frequentemente as opiniões de Daniel Oliveira, na imprensa escrita e na televisão, e nem sempre concordo com as suas opiniões, o que é natural, já que pensamos coisas diferentes, apesar de sermos ambos “brancos”.

Na sua coluna de opinião de hoje no Expresso, intitulada “A cor da tua pele”, começa com umas frases que se referem à sua condição, mas que não são a única verdade, mas apenas a sua verdade, e daí ele parte para o resto do texto.

Diz D.O. “Nunca a minha condição de homem branco me causou qualquer dificuldade na vida. Nunca foram condescendentes comigo por isso, nunca desconfiaram de mim, nunca foi difícil apanhar um táxi, nunca desistiram de me alugar uma casa quando me viram, nunca alguém se me dirigiu falando de “vocês”. Nunca, no meio de uma discussão acalorada, alguém se socorreu do insulto reservado aos “brancos”. Porque não há qualquer insulto reservado aos “brancos”. É por isso que não sei o que é o racismo. Há coisas que só se sabem quando se experimentam todos os dias, a vida toda.”

O colunista deveria ter pensado que a condição de homem branco causou dificuldades a muitos nascidos em África. Que muitos africanos de raça branca foram por isso mesmo rotulados de colonialistas, fascistas e reacionários apenas por causa da cor da sua pele. Os insultos reservados aos “brancos” eram muitos, e pouco próprios.

Os “brancos também podem saber o que é racismo, e a última frase que mencionei de D.O. é, essa sim, verdadeira: “Há coisas que só se sabem quando se experimentam…”.

Quantos “brancos” nascidos em África acabaram por decidir sair das suas terras por se sentirem discriminados por causa da cor da sua pele?

Uma moeda tem sempre duas faces, meus caros…



1 comentário:

Md Enamul Hoq disse...

So informative thing you have published . Well-done guy . Clipping Path | Remove White Background | Product Photo Editing