quinta-feira, fevereiro 01, 2018

POR FALAR EM DISCRIMINAÇÃO



Numa altura em que se fala tanto em discriminação, de género, de cor, de raça, religiosa e sei lá mais de quê, muitas vezes nem damos pela discriminação que nos está mais próxima e à qual nem atribuímos qualquer importância, apenas porque sempre existiu.


Hoje mesmo os funcionários de um serviço público foram impedidos por um soldado da GNR de estacionar no parque que usam todos os dias, que apenas disse que o parque estava fechado, sem mais explicações. O facto não teria qualquer importância, não fosse ter sido autorizado o parqueamento a outros funcionários do mesmo serviço no tal parque interdito.


Por mero acaso soube-se que o agente tinha passado a perguntar se os funcionários eram técnicos superiores, e quem afirmasse ter tal categoria podia aceder ao parque.


Não julguem que este é um caso virgem, porque já o testemunhei pelo menos em dois outros locais, e exactamente nos mesmos moldes. Posso também dizer que há serviços em que mesmo em áreas de trabalho comuns, têm instalações sanitárias só para técnicos superiores, que naturalmente são melhores e mais próximas do que as destinadas aos restantes trabalhadores, que muitas vezes até são as mesmas do público em geral.


Devia haver um pouco mais de vergonha, porque casos destes demonstram um tratamento diferenciado (inferiorizado) a um grupo de pessoas, em razão da sua pertença a determinadas categorias profissionais, e a isso chama-se discriminação.



1 comentário:

Elvira Carvalho disse...

Nem mais.
Um abraço