sábado, fevereiro 03, 2018

MUSEUS - ESTÁTUAS E PINTURAS OFENSIVAS



O quadro “Hylas and the Nymphs” foi retirado do local onde estava exposto, na Manchester Art Gallery, e o pretexto foi a forma como é representado o corpo da mulher.

Um quadro da época Vitoriana da autoria de John William Waterhouse, foi retirado da parede e no espaço antes ocupado pela pintura os visitantes foram convidados a escrever post-its com os seus pensamentos sobre a questão: Este quadro é ofensivo?

Como seria de esperar as reacções foram mistas, uns concordando que a sua exibição é ofensiva, e outros a afirmar que se trata de um precedente perigoso, pois não passa de um acto de pura censura.

Confesso que a adopção cega do politicamente correcto em matéria de gosto, e em especial em manifestações artísticas me deixam preocupado. Muitas pinturas e esculturas foram feitas em épocas em que essas obras eram aceites e admiradas, e os autores nem sequer estavam a desafiar mentalidades como acontece nos nossos dias.

As obras de arte fazem parte da História dos povos e como tal, devem ser encaradas, cabendo aos museus e outros agentes culturais explicar o contexto da época em que elas foram feitas, e não seguir cegamente o gosto de cada um, e as suas opiniões muitas vezes desenquadradas da realidade histórica.  


Hylas and the Nymphs 

2 comentários:

Anónimo disse...

Tontos, é só isso que me ocorre dizer desse tipo de atitude censória.
Jocs

Elvira Carvalho disse...

Ridiculo.
Abraço