O fogo que ontem deflagrou no Parque de Monserrate, em Sintra, deve ser encarado como um sério aviso para todos, porque aquela zona está altamente vulnerável a situações desta natureza.
A zona da serra de Sintra está classificada pela UNESCO, mas não está devidamente cuidada, e limpa, o que é uma fragilidade conhecida por quem conhece a zona. Ainda há pouco tempo vieram a lume acções de limpeza feitas por uma entidade que tem a seu cargo a protecção da área da paisagem classificada, mas na realidade pouco terá sido feito, pelo menos atendendo à grande extensão da zona em causa.
CARTOON
FOTOGRAFIA
MEMÓRIA MÚSICAL
5 comentários:
Recordo-me bem, do fogo que devastou aquele espaço pelos anos 60. A advertência do Zé é bem pertinente.
Abraço.
Aquela serra é um barril de pólvora e o perigo é mais do que muito.
Palaciano
Um fogo naquela serra em pleno Agosto pode transformar-se numa tragédia, mas quem se importa?
Bjos da Sílvia
e se algum dia a tragédia for grande, ai é que se vão lembrara do que deveriam ter feito.
Como sempre neste país há dinheiro para gastos supérfluos,para dar ares de um grande país.
Mas a tão falada prevenção contra os incêndios,não existe.Todos os anos portugal perde um pouco(muito)da sua área florestal,homens e material de combate aos incêndios.
A limpeza das matas não existe,graças á politica dos governos.A tropa está nos quartéis,a brincar aos soldadinhos de chumbo e os proprietários dizem que os terrenos não são rentáveis,a eterna guerra entre estes e os governos vai continuar e a portugal vai ardendo.Só quando acontecer uma tragédia em grande é que vão tomar medidas.
A serra de Sintra é pólvora mesmo,existem muitas quintas espalhadas pela serra e algumas de dificil acesso,é grave.
Abraço
Enviar um comentário