Mostrar mensagens com a etiqueta Distracção. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Distracção. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, junho 21, 2018

UMA VAGA DE MUSEUS

Ainda continua a polémica em torno do anunciado Museu das Descobertas, ou dos Descobrimentos, e já começou outra discussão, agora sobre o Museu do Terramoto.

Nos dois casos acima mencionados está envolvida a Câmara Municipal de Lisboa, sendo que no primeiro a ideia terá partido do próprio presidente, e no segundo existe já uma cedência de espaço camarário em zona nobre de Lisboa para a sua implementação.

Sobre o primeiro museu, o das Descobertas, já manifestei a minha opinião, e curiosamente sobre o segundo, o do Terramoto, a opinião é quase a mesma.

Quando questionado sobre o projecto do Museu do Terramoto, Ricardo Clemente (um dos promotores da ideia) afirmo que não queria estar preso a uma catalogação, acrescentando que “não é definitivamente um museu, nem um centro de interpretação como estamos habituados a ver, é uma mistura de alguns destes ingredientes”.

Curiosamente a mesma definição também me foi sugerida quando perguntei, a respeito do Museu das Descobertas, sobre o seu acervo e sobre a mensagem que se queria transmitir.


Está visto que são duas ideias pouco definidas e muito pouco trabalhadas, que podendo ser potencialmente estimulantes, não têm ainda pés para andar. Há tanto que fazer pelos museus e monumentos já existentes que não faz sentido perder mais tempo e energias com estes projectos ainda em estado embrionário.












A ideia terá partido daqui?

sexta-feira, janeiro 06, 2017

PROIBIDO, MAS AINDA USADO

É conhecido que é proibido exigir fotocópias do cartão do cidadão ou do bilhete de identidade, e até se ouviu membros do governo a explicar isto mesmo e a dizer que se deviam denunciar situações destas. Também se sabe que ainda não está tudo preto-no-branco, mas o governo tomou posição sobre o assunto.

Estamos todos esclarecidos sobre a ilicitude da exigência das fotocópias dos documentos de identificação, mas parece que existem ministérios que ainda têm dificuldade em interiorizar a realidade, e continuam a fazer copy paste de aberturas de concursos antigos, para proceder à abertura de novos concursos, onde consta a exigência da fotocópia do BI ou do Cartão do Cidadão.

Abaixo fica a abertura de um concurso publicado no DR de 6 de Janeiro deste ano com a exigência referida, que terá sido feita certamente por um infeliz lapso.