sexta-feira, março 16, 2018

BOAS NOTÍCIAS NA CULTURA E ALGUMAS PERGUNTAS


Hoje fomos brindados com as declarações de Fernando Medina, no Twitter, que dizia que “com 200 anos de atraso, começaram as obras para o remate do Palácio Nacional da Ajuda. Um projecto que vai permitir expor de forma permanente, e pela primeira vez, as Jóias do Tesouro Real. As obras deverão estar concluídas no 1º trimestre de 2020.”

Estas declarações são bem recebidas, mas existem alguns reparos, como o facto de não ser a 1ª vez que as jóias estão em exposição, por exemplo. Uma pergunta contudo impõe-se: onde está o dinheiro recebido do seguro, como indemnização pelo furto, na Holanda, de algumas jóias precisamente do Tesouro Real e quanto vai ser investido pela Cultura nesta obra? Talvez muitos estejam esquecidos, mas este dinheiro chegou a estar destinado a estas obras na Ajuda e também ao restauro dos carrilhões de Mafra.

Falando também do Palácio Nacional de Mafra e dos anúncios da aprovação das obras e o desbloquear de verbas para os anos de 2018 e 2019, também existe bastante contentamento, e algumas reticências.

A diferença entre a verba inicialmente anunciada e a agora revelada é grande (cerca de um milhão de euros), e isso faz-nos duvidar que sejam recuperados os dois carrilhões, pois parece-nos ser quase impossível que tudo seja feito com a qualidade exigível, com esta quantia. Outra perplexidade prende-se com a segurança, e os seguros desta obra, pois parece-nos impossível manter o palácio aberto durante os trabalhos de remoção e reposição dos sinos nas respectivas torres.



Sem comentários: