sexta-feira, outubro 30, 2015

FOTOS

Umas fotografias dum amigo também servem para embelezar este espaço durante as minhas férias.

Contrastes By Palaciano

Âmago By Palaciano

quarta-feira, outubro 28, 2015

POSSÍVEIS PASSEIOS POR LISBOA

De férias por estes dias bem que podia ter passado por estes locais todos, uns onde estive recentemente, outros onde nem por isso.


A Torre de Belém já deve ter filas menores para a entrada, mas o tempo não estava tão bom como no dia em que esta fotografia foi tirada.

O Mosteiro do Jerónimos também deve estar com menos turistas mas parece-me que tem uns andaimes porque estão a limpar a cúpula, e isso fica mal na fotografia, mesmo o propósito seja tornar o monumento ainda mais atractivo.

Ao Arco da Rua Augusta já devia ter ido mas nos dias que fui a Lisboa o tempo não ajudava muito.

domingo, outubro 25, 2015

PALETES DE CANDIDATOS

Recebi agora uma notícia preocupante, Passos Coelho recebeu uma chuva de candidaturas para integrar o seu próximo executivo, e todos com currículos invejáveis, como o de Relvas. A oposição ficou sem palavras perante este sucesso.

A minha fonte afirma também que até o lugar de Paulo Portas está em perigo, porque candidatos irrevogáveis são às dúzias, e consta também que muitas candidaturas foram entregues por estafetas em scooters...


quinta-feira, outubro 22, 2015

A CENSURA E BOCAGE



Está na ordem do dia falar-se de censura e de liberdade de expressão, o que nunca é demais, mas este é um problema antigo, que afecta os espíritos livres de qualquer povo.

Um poeta muito conhecido, mas não muito divulgado, talvez por se ter atrevido a ousadia de se comparar a Camões, foi também ele censurado.

“Camões, grande Camões, quão semelhante
Acho teu fado ao meu, quando os cotejo!
Igual causa nos fez, perdendo o Tejo,
Arrostar co'o sacrílego gigante.

Como tu, junto ao Ganges sussurrante,
Da penúria cruel no horror me vejo.
Como tu, gostos vãos, que em vão desejo,
Também carpindo estou, saudoso amante.

Ludíbrio, como tu, da Sorte dura
Meu fim demando ao Céu, pela certeza
De que só terei paz na sepultura.

Modelo meu tu és, mas... oh, tristeza!...
Se te imito nos transes da Ventura,
Não te imito nos dons da Natureza.”

Censurado e desprezado por uma sociedade que frequentemente criticava, escreveu poesia satírica, em que se nota o seu desprezo por uma sociedade em que se não revia.

"Casou-se um bonzo da China
Com uma mulher feiticeira
Nasceram três filhos gêmeos
Um burro, um frade e uma freira."


Com a devida vénia

quinta-feira, outubro 15, 2015

O PUDOR

Foi notícia o facto da revista Playboy passar a não publicar fotos de mulheres em nu integral, como tem sido usual desde o seu nascimento, mas sim fotos com mulheres mais vestidas.

Li e ouvi alguns comentários favoráveis à medida anunciada, onde se nota aquele nadinha de puritanismo que me incomoda, mas deve ser coisa minha.

Outra notícia de sinal contrário é respeitante à Miley Cyrus e à banda Flaming Lips que estarão a planear dar um concerto despidos. Neste caso confesso que não acho piada nenhuma, mas é lá com eles. Não sou apreciador da ideia porque não acho que a imagem seja artística, como as fotos da revista masculina, mas só lá irá quem a isso se candidatar, comprando o tal bilhetinho,


A minha conclusão é simples: em ambos casos só veria a revista ou o espectáculo quem adquirisse o direito a isso, o que era um acto expresso de vontade.


terça-feira, outubro 13, 2015

O CANDIDATO DO PAF

Marcelo Rebelo de Sousa assumiu a sua candidatura à Presidência da República logo após se conhecerem os resultados das eleições para a Assembleia da República. É evidente que a sua candidatura é legítima e que não pode ser posta em causa, mas como se sabe, é o mais alto cargo da nação para o qual se exige a maior isenção.

O agora candidato ao lugar, teve um papel muito activo nas eleições que terminaram à pouco, onde defendeu as ideias do seu partido, e da coligação pela qual se apresentou ao eleitorado, em detrimento de outras candidaturas que tam bem se apresentaram ao acto eleitoral.

Que garantias pode dar aos portugueses um candidato que defendeu um projecto político, especificamente o do PaF, que será independente tanto no caso da coligação ser governo, como no caso de ser oposição. Aceitará ele as ideias da oposição com a qual mostrou discordância, ou poderá apoiar as ideias dum governo com ideias com que discordou ainda há poucos dias?

Poderá Marcelo reunir a confiança dos portugueses que ainda se lembram que ele fez campanha ao lado de Passos Coelho e Paulo Portas? Eu não confio!


domingo, outubro 11, 2015

PORTUGAL NÃO É A ISLÂNDIA

Enquanto Passos Coelho e Paulo Portas vão repetindo que Portugal não é a Grécia, sempre que a austeridade extrema vem à baila, eu pergunto-me porque é que não nos comparam com a Islândia, que afinal também recorreu à ajuda do FMI, mas que não aceitou todas as regras que lhe pretendiam impor.

Para começo de conversa a Islândia já pagou o que devia ao FMI e disse-lhes adeus. Curiosamente os islandeses deixaram cair alguns bancos e os detentores da dívida dos bancos ficaram com esses encargos, poupando-se assim a população. Outra curiosidade foi a condenação de vários ex-banqueiros.

A Islândia teve outra margem de negociação e maior capacidade para enfrentar a situação por não pertencer à União Europeia e à Zona Euro, pois assim não pagou a depositantes de outros países (Reino Unido e Holanda), e teve a faculdade de desvalorizar a moeda, recusando deste modo as medidas pesadas de austeridade que a UE pretendia impor.


O resultado está à vista, ajuda do FMI já paga, crescimento previsto de mais de 4% e recuperação do nível de vida dos cidadãos. A Islândia não estará acima das dificuldades, mas conseguiu resolver os problemas duma crise fortíssima em apenas seis anos, e Portugal lá vai penando, cada vez mais endividado e os portugueses cada vez mais pobres e sem esperança no futuro.


quinta-feira, outubro 08, 2015

UM HOTEL NO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA

Veio a público que a Visabeira ficou pré-qualificada no concurso que criará uma unidade de quatro ou mais estrelas no Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça, uma obra no valor de 15 milhões de euros.

São conhecidos nos meandros da Cultura a intenção de fazer concessões deste género no Palácio Nacional de Mafra e no Convento de Tomar, e que só faltam os candidatos para efectuar os necessários investimentos.

Eu até concordo que se rentabilize o Património, só não percebo porque é que não se faz um hotel de cinco estrelas no Palácio de Belém, que nem necessita de tão grandes investimentos, ou em S. Bento, na residência do 1º ministro, que bem podem ficar nas suas casinhas, poupando assim muito dinheiro aos contribuintes.


Os portugueses apertam o cinto há muitos anos, porque é que os grandes dignitários deste país não abdicam também eles dos seus luxos?


domingo, outubro 04, 2015

MASOQUISMO


Em geral são poucos os portugueses que conhecem bem a origem do termo masoquismo, introduzido pelo psiquiatra Richard von Krafft-Ebing, que caracterizava o prazer em sentir dor e humilhação.


A Vénus das Peles, obra de Leopold von Sacher-Mashoc, é o livro que nos conta a história de Severin e Wanda, em que ambos discutem a possibilidade de haver verdadeira felicidade na relação entre um homem e uma mulher, e a solução dada para a discussão, que acabou por tornar célebre a obra de Sacher-Masoch.


A relação entre submisso e dominador e o prazer obtido pelas experiências relacionais entre os dois amantes, onde pontuam a humilhação e a dor, escravo e senhor, acabam por ser a essência do conceito de masoquismo.