Vai ser inaugurado hoje o Centro de Interpretação do Mosteiro da Batalha, e a atracção principal vai ser a projecção em 3D das fases de construção ao longo dos séculos.
Aquele que foi o segundo panteão régio nacional, onde estão sepultados não só D. João I, esposa e filhos, como também os seus sucessores até D. João II, é também um dos símbolos do nosso desejo de independência nacional, mandado construir após a vitória alcançada na Batalha de Aljubarrota.
Muitas das pessoas que dizem ter visitado este monumento conhecem apenas a igreja e a Capela do Fundador, cujo acesso é livre, mas há muito mais para conhecer neste mosteiro, começando pela Sala do Capítulo e da sua famosa abóbada, os dois claustros e as Capelas Imperfeitas que são simplesmente inesquecíveis.
Não sei ainda o que vai ser mostrado nestas projecções em 3D mas espero que também sejam abordadas certas curiosidades menos conhecidas como a existência do Claustro de D. João III, destruído por um incêndio e os canais de drenagem de águas que existem sob o monumento e que serviam para drenar as águas (e não só) desta zona que era pantanosa. Também era interessante conhecerem-se certos pormenores como o facto de alguns dos túmulos reias só terem sido feitos séculos depois da trasladação dos corpos para este mosteiro.
Há sempre muito que pode ser feito para divulgar e dar a conhecer o nosso Património, e devemos sempre aplaudir iniciativas nesse sentido, mesmo que possamos querer sempre mais.
3 comentários:
Já lá não passo há vários anos...
Bjos da Sílvia
Gosto quando aqui venho e não encontro política!
Gosto de saber destas notícias - divulgação e partilha dos nossos monumentos.
O meu blog é onde registo os meus MOMENTOS PERFEITOS...
Há quem diga que:
Graças a mim vão conhecendo um Portugal desconhecido, através das minhas crónicas!
Quem sabe não é uma das minhas "missões" na terra?
...
É o que ADORO fazer - ver e depois partilhar!
Se serve para algumas pessoas conhecerem outros lugares já sinto que fui útil...
Obrigada pela partilha.
Beijo meu.
é realmente uma "peça" imponente...
abraço
Enviar um comentário