Uma das razões do sucesso dos humanos enquanto espécie dominante foi o seu grande poder de adaptação aliado à inteligência. O tamanho, a força e as suas armas (no sentido físico) não suplantam as de muitas outras espécies que partilham connosco a Terra.
A adaptabilidade do ser humano é fantástica, e verifica-se em muitas áreas, não só nas que nos diferenciam das outras espécies, mas também no que nos diferencia uns dos outros.
Não me interessa aprofundar muito o poder de adaptação, mas tão só registar algo em que reparei um destes dias e que deita por terra muitas teorias dos nossos gestores e economistas. Nós somos muito versáteis e sabemos adaptar-nos sempre que necessário.
Passeava eu pelo Rossio, em Lisboa, numa manhã que nasceu solarenga e fui abordado por quatro ou cinco indivíduos que me tentavam impingir óculos de sol de marca, provavelmente contrafeitos, o que recusei seguindo para a minha vida. Ao meio da tarde, já depois de ter tratado do que me levara à baixa de Lisboa, passei outra vez pelo Rossio, e na altura começara a chover. Espanto meu, os tais indivíduos dos óculos, apressaram-se a guardá-los e tiraram dos sacos que carregavam uns chapéus-de-chuva e começaram a apregoar os ditos a plenos pulmões, e não foram poucos os transeuntes que se aproximaram e compraram os úteis adereços.
Quem disse que não sabemos adaptar-nos às situações?
7 comentários:
O povo português deve ser de todos os povos existentes,aquele que melhor se adapta ás situações,por vezes até bem demais.
abraço
o espírito do negocio.
E olhe que esses indivíduos não precisam de gestores a ganharem milhares para fazerem previsões de negócios...adaptaram-se às circunstâncias. Numa visão mais alargada, é assim que o bom povo português tem feito - adapta-se. O pior é que "os de cima" têm contado com isso, e é o fartar vilanagem que se vê!
Um abraço
Esperança
Somos uns verdadeiros camaleões!
Adaptação em excesso pode ser uma desvantagem, veja-se a facilidade com que os governos nos desgovernam e a passividade do povo.
Bjos da Sílvia
Adaptabilidade sim, camaleões não!
Estes economistas e políticos, em nome da verdade mudam de verdades todos os dias! De receita em receita até chegarmoa à conclusão que o remédio da avozinha é melhor que o do médico.
Um anraço inadaptável
muitos têm essa capacidade muito desenvolvida - são conhecidos tambem por vira-casacas...
abraço
Enviar um comentário