É comum afirmar-se que em épocas de crise há muitas janelas de oportunidade que é preciso saber aproveitar convenientemente. O princípio não deixa de ser verdadeiro, mas também é notório que quando não existe consciência social, o oportunismo tem o caminho muito facilitado, quando o Estado prima pela ausência de regulação.
Podia estar a falar da GALP, que continua a brindar-nos com preços da gasolina que são em média mais altos do que a média europeia em pelo menos 3 cêntimos, ou nos preços do gás que teimam em não baixar, perante a passividade do Estado accionista e regulador. É simplesmente uma vergonha, mas é a mais pura verdade.
Hoje, foi a Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros (ANTROP), que veio a terreiro afirmar que os transportes públicos poderão vir a aumentar em 2009, muito acima da inflação. O entendimento da ANTROP é de que como foram congelados os aumentos dos passes sociais no segundo semestre deste ano, os aumentos para o próximo deveriam ser o somatório do valor que ficou por aumentar em 2008, mais a inflação prevista para 2009.
O oportunismo da ANTROP é absolutamente descarado, porque o dito congelamento implicou compensações vindas do erário público e também os preços do crude são hoje inferiores (muito inferiores) aos verificados no segundo semestre de 2008. Um pouquinho de bom senso e alguma consciência social ficavam bem aos dirigentes da ANTROP, mas pelos vistos essa atitude não lhes deve ter ocorrido.
14 comentários:
Esmifrar o zé continua a ser a norma e os governos assinam por baixo. A crise maior é a dos valores, meu amigo.
Piadas de trânsito muito baris.
Lol
AnarKa
também ouvi que o governo iria ajudar devido ao congelamento dos preços e agora vêem anunciar aumentos ?
essa não percebi.
Que pena não sermos governados por alguém que se importasse connosco!
Mas nós continuamos, apreciando a luz do Outono e a festa da estrada.
Que se lixe o preço da gasosa e a corja! Nós queremos é... já me esqueci.
Um abraço contribuinte
Pois é assim, Zé. E cá vamos andando, parece que amorfos sem poder de fogo.
Ainda hoje fui à gasolina da Galp convencido que ia encontrar o litro da gasolina 95 a menos de 1,2 € e nada. É impressionante como se argumenta e retarda até ao limite o descer dos combustíveis quando o preço do petróleo desce todos os dias.
Isto e outras coisas em que andam a gozar connosco. É o BPN, é a Educação, é o custo de vida, ...
O que vale para amenizar são as pinturas que estão a seguir e os cartoons.
Que fazer?
Olá querido Amigo Zézinho, receber a tua visita, é para mim motivo de muita alegria e orgulho... Comentar o teu post, é já outra história, para mim estão sempre perfeitos... Beijinhos de carinho e ternura,
Fernandinha
Quem é que acredita que a inflação naõ vai passar os valores do governo.
(como diz o anucio) eu é que não sou parvo. Naõ acredito
Saudações amigas
Quem é que acredita que a inflação naõ vai passar os valores do governo.
(como diz o anucio) eu é que não sou parvo. Naõ acredito
Saudações amigas
É sempre um prazer vir aqui ler-te, porque depois de passar pela crítica posso deliciar-me com as imagens e até sorrir com a bonecada.
Bjos da Sílvia
Eu bem digo que temos o patronato mais oportunista que conheço, mas ninguém parece acreditar!
Belíssimos quadros e cartoons giríssimos!
Quanto ao escrito, direi o quê? Que cada um puxa p'ra si sem dó nem piedade, reflexo da inconsciência nacional que nos é servida diariamente pelos dirigentes máximos do país.
Um abraço do Sineiro.
Caro Zé,
Pois é... bom senso e essa coisa tão bonita que se chama consciência social.
Para quê, Zé, se está mais que certo que quem apanha por tabela, no fim da linha, somos nós os pobres consumidores finais... pagamos a conta e não reclamamos.
Um abraço
Zé Povinho
A ANTROP representa um lobby poderosíssimo que procura sustentar-se multiplicando lucros e influências sem se preocupar com o serviço público. E até se compreende que assim seja se forem conhecidos todos os nomes dos senhores que têm interesses na ANTROP e simultaneamente fazem parte do aparelho de Estado.
Se eu fosse homem limitava-me a conduzir o pópó devagarinho atrás dum bom rabiosque. Como não sou fico-me com os belissímos quadros com que nos brindas.
Abraço
Oportunismo absoluto. São estes e os da Associação Nacional das Pequenas e Médias Empresas. Uns dizem mata e os outros esfola.
Saudações do Marreta.
Hehehe os cartoons estão muito bem apanhados ;)
Enviar um comentário