Depois do anúncio do aumento do Salário Mínimo Nacional por parte de José Sócrates, foi interessante assistir à reacção da Confederação da Indústria Portuguesa. Nada que não se esperasse, pois já todos tinham ouvido também a reacção do patronato aos aumentos propostos para a Função Pública.
Sabe-se que o país agora atravessa uma crise, e alguns até podem pensar que esse é o motivo da reacção negativa do patronato, mas como a minha memória não é curta, lembro-me bem que desde sempre, quando se falam de aumentos, o patronato resiste o máximo que pode, ainda que se atravessem tempos de vacas gordas.
Se para a maioria dos portugueses os aumentos anunciados fazem já parte da campanha eleitoral do PS de José Sócrates, Manuela Ferreira Leite do PSD veio dar-lhe uma ajudinha preciosa, dando mais um tiro no pé, ao dizer que o anúncio do aumento para 450 euros feito este ano “roça o nível da irresponsabilidade”. Eu sei que a líder do PSD falava num almoço promovido pela Associação Comercial de Lisboa, e que foi desafiada a pronunciar-se por José Miguel Júdice que, por acaso, apesar de ter sido militante do PSD foi depois mandatário da campanha de António Costa, do PS, à Câmara da capital.
Resumindo e concluindo, o PS botou um figurão, o PSD atabalhoou-se e os patrões ameaçam com o aumento desemprego e as falências, e vamos lá a ver se o que agora foi anunciado e proposto chega a efectivar-se, porque “promessas leva-as o vento”.
12 comentários:
Dizem também que o aumento da função pública vai causar desemprego - não percebo. 2,9% de 1000= 29 euros= ena pá tanto dinheiro! Com este aumento aumenta o consumo, com o aumento do consumo aumentam as vendas das empresas, com o aumento das vendas das empresas estas vão despedir mais gente? É isso?
Defenitivamente não sei pensar como estes riquitos. Eles é que sabem, eles é que enriqueceram! E se enriqueceram criaram riqueza! E se criaram riqueza foi com mão de obra barata! E se o que interessa ao país é a criação de riqueza, então que viva a mão de obra barata!
Um abraço do ganho pouco
Estes gajos não aprnedem nunca. Então julgam que aumentando a pobreza ao diminuirem o poder de compra podem vender alguma coisa? Isto está uma choldra, onde só não andam de chicote porque têm medo de ser fotografados.
Lol
AnarKa
evidente que os patrões não gostaram e era evidente que dado o ambiente em que estava MFL disse-se aquilo... uma tristeza.
...nos EUA as grandes empresas já começaram a despedir em massa...200mil só em 2dias...que em 2009 o Obama vai levar com o problema do desemprego pelos 8,5% no minimo.
Por cá então, nem se fala...
Abraço
Eu até já ando atrapalhado a pensar onde vou delapidar os 2,9% de aumento ...
Quanto aos protestos da CIP, dum jovem qualquer das PME e ainda doutro maduro ... eu gostava de os ver era a dizerem: "Estaou contra tais aumentos por isto, isto e mais isto ... e para dar o exemplo, vou passar a viver com 1.000,00€ por mês e dispensar o BMW último modelo que, aliás, é a empresa que está a pagar"!
Qual é a diferença entre o PS de Sócrates e o PSD da Manuela F.L.?
Fui
Joca
Se for como a promessa dos 150.000 postos de trabalho, o não aumento de impostos e etc, bem podemso esperar sentados.
O que é certo é que agora vão surgir as mais fantásticas e maravilhosas promessas para caçar votos aos mais desprevenidos.
Saudações do Marreta.
P.S.: Mudei de poiso. Agora estou em "marreta.wordpress.com"
A Manela também não é alternativa, como diz o Goraz "está casada com o patrão". Boa escolha musical, como isto está Não há Futuro.
Bjos da Sílvia
Eu compreendo bem o que isso é de marcar passo.
E o amigo está com sorte que ainda teve avaliação.
Aqui na casa onde trabalho, resolveram a coisa de forma muito simples ... ninguém é avaliado!
Parece impossível, mas é verdade.
Zé Povinho
Há medidas que eu considero positivas independentemente do deve e haver.
O aumento do salário mínimo é uma medida positiva ainda que seja só para fins eleitoralistas. Mas só o facto de existir já é bom. Outros não avançariam com a medida como já se viu.
Abraço
uns miseros euros que para os patrões, dizem eles, é uma fortuna.
Tivessem eles que se governar com esse salário mínimo e estavam bem lixados
sempre muito interessante
http://www.arte-e-ponto.blogspot.com
Enviar um comentário