Eu sei que quase todos gostamos de pombos, e que exceptuando algumas pessoas que sofrem de alergias, muito poucos consideram estas aves uma real ameaça.
As coisas não são exactamente assim, e muito por causa da intervenção do homem estas, aparentemente inofensivas aves podem transformar-se numa ameaça.
Em diversos aglomerados populacionais os pombos tornaram-se uma verdadeira praga, que ameaça não só a saúde pública como também o próprio património. Muita gente continua a pensar que o acto de alimentar pombinhos, com pão, milho, ou outros alimentos, é uma diversão e que daí não resulta nada de mal. Enganam-se, porque essa não é a dieta alimentar natural destas aves, e o resultado deste hábito muito disseminado, provoca um aumento populacional que tem consequências.
Algumas autarquias e autoridades sanitárias deste país, têm tentado prevenir esta situação, em alguns casos preocupante, mas têm incidido a sua acção essencialmente em processos de esterilização e abate, não dando grande enfoque à informação ao público, o que tem causado alguns embaraços, especialmente com pessoas mais idosas e outras menos informadas, que não entendem a ameaça.
Talvez seja melhor informar devidamente as populações, para se poder encontrar um equilíbrio que a natureza se encarregará de manter, caso os humanos deixem de proceder erradamente, ainda que sem a consciência do facto.