Está muito em voga entre os políticos de todo o mundo acenarem com a imprevisibilidade dos mercados sempre que nos vemos confrontados com crises económicas de grande dimensão. O argumento, não sendo totalmente falso, não colhe aos olhos dos cidadãos grande credibilidade, porque todas as medidas de cariz económico, quer de investimento quer as restritivas, são sempre justificadas pela previsão dos políticos e seus consultores, como adequadas para se obterem resultados futuros.
Admitindo que a alta de preços do petróleo, na dimensão a que estamos a sentir, era difícil de prever, o mesmo já não é verdade em relação aos aumentos dos preços dos produtos alimentares, com o aumento da produção dos biocombustíveis.
Quando começou a escalada do preço dos combustíveis, e se anunciou o aumento da produção de biocombustíveis, foram muitos os que alertaram para a possibilidade real dos aumentos da alimentação em geral, caso se fosse recorrer aos cereais para a sua produção. Poucos foram os que deram ouvidos aos alertas e o resultado é o que estamos a sentir nos preços da alimentação.
O que é mais grave é que se esconda o real impacto deste problema, e não se diga a verdade sobre a dimensão disto. Os biocombustíveis podem e devem ser produzidos, mas podem-se utilizar muitos outros produtos sem ser os cereais, porque esses são essenciais e o seu preço tem que ser acessível às populações, isto claro está, se queremos a paz social.
14 comentários:
Gostei de recordar Adriano.
Gostei das ilustrações .
Assino por baixo o texto.
Desejo feliz semana.
Zé Povinho:
Lindas as fotos de rosas e formidáveis os cartoons que complementam na perfeição o texto.
Beijo
Os senhores anafados, fazem umas corridinhas para a fotografia mas usam popós de alta cilindrada e sempre acompanhados com a comitiva de seguranças, querem lá saber do preço dos combustíveis, que não pagam.
Fome? Então o Zé não ouviu o Xocas dizer que não há fome em Portugal? Isso é uma heresia e vai ser excomungado na certa.
Lol
AnarKa
Com cartoons destes nem vale a pena comentar o texto!
Um abraço anti comentador
Descobri hoje pelo senhor Sarsfied cabral que os preços altos da energia é para obrigar o pessoal a poupar, incrivel.
Muito interessante o seu blogue, Zé!
Para alem de revelar sensibilidade na escolha das imagens você é mestre na escrever bons textos. Gostei mesmo.
Inté!
Zé
O teu estilo apurado está cada vez mais interessante. Uma legião de pobres é mais facilmente explorado porque a barriga comanda a vida, sem tempo para sonhos.
Bjos da Sílvia
Não são só as políticas... Isto está a levar um rumo estranho, muito estranho mesmo...
Obrigado pela passagem no meu blog.
Fica bem,
Miguel
Exclentes cartoons, elucidam mesmo a situação que vivemos.
Abraço
O texto meu amigo elucida na perfeição toda a situação presente e os cartoons não podiam ser mais condizentes com o texto.
É óbvio que nesta e noutras questões andamos todos a ser enganados (pensam eles). A crise é sempre paga pelos mesmos. Até quando?
Um abraço
Como alguém dizia ali mais em cima...com cartoons destes, nem é necessário comentar! Excelente ilustração de algo muito grave que nos atinge a todos!
Aquele abraço infernal!
Com uma chávena de chá fumegante, grata estou pela visita ao meu jardim de nenufares e sakura eterna
Kisu
Gostei em especial foi do cartoon do mostrador de combustivel.
Saudações amigas
Gostei em especial foi do cartoon do mostrador de combustivel.
Saudações amigas
Enviar um comentário