domingo, junho 05, 2005

BEM PREGA FREI TOMÁS

Bem prega frei Tomás, faz o que ele diz não faças o que ele faz. A máxima aplica-se na perfeição à classe política europeia que está cada vez mais afastada da realidade vivida e sentida pelos cidadãos.
O descrédito e a rejeição patentes no NÃO europeu e das políticas propostas é o sinal de que algo vai muito mal. O poder, já não há como ignorar, está do lado do capital e os políticos deixaram de ser os representantes do povo para serem instrumentos desse mesmo poder. Não acreditamos que todos o sejam, conscientemente, mas ficando longe das dificuldades que impõem e podendo legislar em causa própria, desconhecem o mundo real e vão perpetuando os eus lugares e as respectivas sinecuras.
Não será por acaso que a sociedade não se vê verdadeiramente representada nesta classe política, é que poucos vêm os seus pares lá sentados. A classe trabalhadora não está representada, aquela que é a maioria, e isso não é saudável. Os partidos apresentam os seus candidatos e o povo não os conhece na quase totalidade e é assim que é obrigado a escolher. Os programas apresentados antes das eleições são ignorados logo que são nomeados e até novo processo eleitoral não existe alternativa senão aguentar aquilo que por aí vier.
A democracia não é perfeita, sabemos todos bem, mas será que quem vive da política não pára para reflectir quando os sinais de descontentamento e desilusão são tão evidentes ?Os sacrifícios não se medem em percentagens, ou são reais ou não existem. Talvez por isso seja “mais fácil um camêlo passar pelo buraco duma agulha do que um rico entrar no reino dos céus”. A propósito, não é preciso ser-se pobre para ser político, mas a verdade é que não se conhecem políticos ou ex-políticos pobres.

Sem comentários: