domingo, novembro 24, 2013

CULTURA EM SALDO



Enquanto o secretário de Estado da Cultura nomeia um boy para seu assessor, e mantém 3 motoristas ao seu serviço, a Cultura vai sofrer mais um corte substancial no próximo Orçamento de Estado, e o seu pessoal vai sofrer um corte importante, traduzido numa “poupança” de mais de 8 milhões de euros, como se percebeu pelas palavras do SEC.

Já se percebeu que grande parte dos cortes vão incidir sobre a Direcção Geral do Património Cultural, que tutela museus, palácios, monumentos e a arqueologia em geral, só que não se percebe muito bem como é que isso pode acontecer, tal a penúria que grassa pelo sector.

Tendo em consideração o que já aconteceu, num passado recente, as hipóteses são poucas e centram-se quase que em exclusivo na entrega de palácios ou monumentos a entidades públicas geridas pelo direito privado, como já se viu em Sintra.

Os anéis passíveis de passar para a gestão privada são poucos nas condições actuais, e apenas vejo com como possibilidades o Palácio de Mafra e a Tapada, o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Museu Nacional de Arqueologia e o futuro Museu Nacional dos Coches.

Saliente-se que tal como aconteceu em Sintra, o Património construído só tem a ganhar, já os cofres públicos ficarão certamente a perder pois estas são as jóias que ainda restam à DGPC para arrecadação de receitas próprias.

Como nota final apenas um alerta: sem a arrecadação de receitas de Património que era mais do que auto-sustentável a Cultura ficará mais dependente do OE e portanto dos nossos impostos. 


CARTOON

6 comentários:

Anónimo disse...

http://www.publico.pt/economia/noticia/o-que-cavaco-tem-dito-sobre-o-tema-das-pensoes-1613658

Anónimo disse...

Os Jerónimos? Esse é um desenvolvimento inesperado, pois todos apostavam na entrega à EGEAC do Costinha...
Bjos da Súlvia

Jorge P. Guedes disse...

Estes rapazotes estão a destruir o Estado e o país. Cultura? Património? A cultura é algo que desconhecem e do património só querem saber do deles.
Abraço.

Kalinka disse...

Boa tarde Xamuar

esses boys fazem com que
muito "Povo" peça
ao Senhor
para acabar c/a vida
antes do dia marcado...
há desânimo nas almas
tristeza no olhar
desespero.

O Universo é feito essencialmente de coisa nenhuma...
(escreveu António Gedeão)
não é que às vezes concordo com isso?
...
é tudo tão efémero
nós é que não nos apercebemos!
...
cada dia mais que passa
as pessoas estão vazias
distantes

um beijinho
(Tulipa) ou kalinka

Anónimo disse...

http://www.noticiasaominuto.com/pais/135870/ic19-palco-de-buzinao-na-terca-feira#.UpJvtNup3IU

Anónimo disse...

http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2013/11/ascensao-e-queda-de-passos.html?updated-min=2013-01-01T00:00:00Z&updated-max=2014-01-01T00:00:00Z&max-results=50