quarta-feira, abril 24, 2019

PÚBLICOS E PATRIMÓNIO


Os museus, palácios e monumentos são visitados por muita gente, de todas as nacionalidades, com diferentes graus de conhecimento e de todas as idades, o que nos leva a concluir com alguma certeza que constituem diversos tipos de público.

Diversos públicos deviam ter, forçosamente, interesses também eles diversos, pelo que a oferta, sobretudo expositiva e informativa, devia ser diversificada. Infelizmente a oferta é muitas vezes formatada e visa apenas conseguir multiplicar o número de entradas, e consequentemente das receitas.

A sociedade em que vivemos está cada vez mais formatada, e os públicos começam a apresentar comportamentos cada vez mais similares, e com interesses cada vez mais semelhantes. A imagem, o imediatismo, a partilha de experiências através das redes sociais, e a resposta à corrente que nos é mais próxima, faz com que os comportamentos sejam quase os mesmos, independentemente de quem somos.

O comportamento dentro dos museus, palácios e monumentos começa a obedecer a um padrão, que infelizmente não o melhor, o mais proveitoso, e certamente muito mais afastado do que aquele que nós pensamos ser predominante, e correcto.

Claro que quem está fora desta realidade tem uma percepção diferente, feita à sua própria imagem, e custa-lhe a aceitar que estejamos a caminho duma normalização, mas chamo-vos a atenção para este artigo, de onde tirei a imagem abaixo.



Sem comentários: