sexta-feira, abril 19, 2019

AS CRÍTICAS E NOTRE DAME


Logo depois do grande incêndio de Notre Dame surgiram alguns comentários menos abonatórios sobre a segurança do edifício e sobre a actuação dos bombeiros, algo que que me pareceu apressado e sobretudo, manifestava algum desconhecimento das dificuldades com que se enfrentam as autoridades num caso destes.

Quem está por dentro destas questões do Património sabe bem quais são as fragilidades do sistema, as carências, e sobretudo os compromissos que são necessários fazer para que os museus, palácios e monumentos possam ser desfrutados por todos.

Em França as questões de segurança são levadas muito a sério, ao contrário do que acontece em Portugal, pelas razões mais variadas, e é por isso que achei alguns comentários, deslocados e apressados.

Aos poucos começam a ser revelados alguns pormenores do combate ao incêndio na dita catedral, e dos meios empregues durante o sinistro, e podemos assim constatar que apesar de toda destruição causada pelo fogo, as entidades envolvidas nas operações de combate e socorro, estavam devidamente equipadas e preparadas para o seu trabalho. 

Quem nos dera poder contar com estes meios, cá, num acidente desta magnitude.




2 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Boa Noite.
O povo sempre critica com ou sem razão.
Abraço e Páscoa Feliz

São disse...

Infelizmente, existem criaturas que adoram criticar...
Boa Páscoa!