segunda-feira, setembro 03, 2018

PATRIMÓNIO DE LUTO


Um grande incêndio destruiu, ontem, o Museu Nacional no Rio de Janeiro, situado na Quinta da Boa Vista, que foi residência da família real e sede da 1ª Assembleia Constituinte do Brasil.

No interior deste museu existia um acervo muito importante, e uma biblioteca muito valiosa.

Não se conhecem ainda as razões que originaram este incêndio, embora se saliente o maus estado de conservação do museu, ao qual têm faltado verbas para a sua manutenção em condições aceitáveis e dignas duma verdadeira instituição cultural.

A presença no Brasil do ministro da Cultura de Portugal, que hoje deveria visitar precisamente este museu, fez-me recordar que já muitas vezes denunciei, aqui, a falta de manutenção do nosso 

Património (museus, palácios e monumentos), a falta de treinamento dos funcionários para acorrer a situações de emergência, a falta de meios humanos e materiais para se evitarem situações de risco e, por que não, uma plataforma para que fiquem registadas todas as anomalias verificadas nestes serviços, reportadas por funcionários e por visitantes.

PS – Infelizmente as caixas de comentários, na imprensa brasileira e também na portuguesa, estão cheias de disparates, o que é lamentável, mas é um fenómeno cada vez mais frequente.


Quinta da Boa Vista

1 comentário:

José Corvo disse...

Quem lançou o primeiro fósforo foi o Temer quando acabou com o Ministério da Cultura.