quinta-feira, agosto 30, 2018

SINTRA - MUDANÇAS NO TRANSITO E CONSEQUÊNCIAS


Sintra é, desde há vários anos, um destino de eleição do nosso turismo, e a pressão exercida pelo fenómeno estava a começar a tornar-se muito intensa há 5 anos atrás, apesar da diversificação de pontos de interesse Cultural e paisagístico.

Nos últimos dois anos começaram a surgir os tuk tuk, as vendas agressivas um pouco por todo o lado, os guias piratas, e um número descomunal de casas de alojamento local, tudo sinais de muito oportunismo e pouco planeamento.

Para acrescer a esta verdadeira selva onde todos lutam por se safar, com as armas que têm à mão, desordenadamente como se percebe, a Câmara de Sintra resolve fazer uma alteração ao trânsito no centro histórico, afirmando que o intuito era o de desanuviar o trânsito daquela zona nobre, devolvendo-a aos peões.

Os resultados podem até agradar a alguns, é possível, mas também temos quem enumere as más consequências, e importa meditar nelas.

Para as agências de viagens (que vendem pacotes dum ano para o seguinte), o destino Palácio da Pena, que correspondia a um tour de meio-dia, o desastre foi completo, com turistas descontentes e guias frustrados. Os turistas com carros próprios ou alugados têm possibilidades de chegar à Pena (bem cedo), mas perdem entre 4 e seis horas para subir a serra, comprar bilhetes, visitar e retornar a S. Pedro (se não visitarem o parque), e acabam por ir almoçar a Cascais, Lisboa ou Cabo da Roca.

A Quinta da Regaleira foi, durante algum tempo, uma alternativa, mas depressa esgotou a sua capacidade, e a única saída de automóvel é por Colares, e os que foram a pé, acabam por desaguar na Vila Velha sem vontade de visitar mais nada.

O Palácio da Vila continua sem estar devidamente sinalizado nas placas à entrada de Sintra, e diminuiu as visitas (pelo menos este ano), e os transportes públicos também não ajudam nada.

Um indicador a ter em conta é o TripAdvisor e creio que não é de desprezar a consulta às opiniões dos turistas lá contidas.   



1 comentário:

Elvira Carvalho disse...

Quer dizer que o trânsito que já não era bom. ficou pior?
Abraço