terça-feira, abril 03, 2018

MUITA COISA VAI MAL NA CULTURA


Esta semana a Cultura parece estar nas bocas do mundo, infelizmente por maus motivos. O tema mais quente tem sido a atribuição dos subsídios às artes, que pelos vistos se revelou uma trapalhada que suscitou um grande descontentamento por parte de diversos grupos que se candidataram a esses apoios.

O que tem sido notório é que as companhias teatrais e outras organizações ligadas a outras artes performativas têm sido actuantes e reivindicativas, recolhendo apoios em diversos quadrantes políticos, da esquerda à direita e também na Presidência da República.

Na Cultura existe claramente suborçamentação, e isso reflecte-se no apoio às artes, mas também na área do Património e da Arqueologia.

A comunicação social dá mais relevo ao caso dos subsídios da DGArtes, pela reacção dos responsáveis dos grupos que se sentem injustiçados, e pelos apoios recolhidos, já no caso do Património e da Arqueologia os responsáveis estão (quase todos) mudos e resignados, como se de nada valesse reclamar condições para desempenhar as suas funções, não só de conservação mas também de serviço público com qualidade.

Acordem senhores directores de museus, palácios e monumentos, e também as equipas técnicas que trabalham nas áreas do património e da Arqueologia, porque quem cala consente!  



2 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Eles tardam em acordar.
Abraço

O Puma disse...

Acordai - sim
Abraço