quarta-feira, janeiro 24, 2018

O MUSEU DA MÚSICA EM MAFRA

Os diversos anúncios da ida do Museu da Música para Mafra, uns antigos, outros mais recentes, têm merecido diversos comentários, uns favoráveis, outros mais críticos, o que demonstra que a notícia não tem passado despercebida.

O acordo entre a Câmara Municipal de Mafra e a DGPC não é público, conhecendo-se apenas o que vem nas notícias, e parece que a C.M. de Mafra irá ceder um espaço no Palácio Nacional de Mafra (?) para a instalação do museu, que segundo consegui apurar ficará na ala Sul do conjunto monumental.

Sem conhecer os detalhes desta nova casa do Museu da Música, não consigo ter uma opinião definida sobre esta mudança, contudo tenho algumas questões para as quais ainda não tive respostas satisfatórias.

Terá este venerável edifício condições para albergar instrumentos musicais, que todos sabemos serem bastante afectados pelas variações das condições térmicas e de humidade? O pessoal desse museu agora na Estação de Metro Alto dos Moínhos vai transitar para Mafra, ou terão de ser efectuadas novas admissões? O museu continuará a estar dependente da DGPC, ou ficará dependente da C.M. de Mafra?

Já me colocaram outras questões, talvez mais rebuscadas, como a de saber se a vinda deste museu para o edifício de Mafra tem algo que ver com o restauro dos carrilhões, que alguns apontam para este ano, e que deverá condicionar as visitas do palácio durante os trabalhos de retirada e colocação dos conjuntos de sinos.


Confesso que não sei responder a estas questões e que estou tão curioso quanto muitos os que se interessam pelo Património.



2 comentários:

_ Gil António _ disse...

Imagino que Mafra iria agradecer que o Museu da música se mudasse para aquela localidade.
.
* Adejam pétalas ... como lábios se beijando *
.
Deixando votos de um dia feliz
Boa tarde

Elvira Carvalho disse...

Será mais um motivo de interesse para visitar Mafra.
Abraço e bom fim-de-semana