sábado, setembro 30, 2017

A MISTERIOSA MONA LISA



Uma das obras mais conhecidas de Leonardo da Vinci é sem a menor dúvida o retrato da Mona Lisa, que será com toda a certeza a peça mais fotografada do Museu do Louvre.

O quadro que para muitos acaba por ser uma grande decepção, devido à sua pequena dimensão e à dificuldade em o apreciar devido à multidão que se forma em seu redor, tem suscitado inúmeras notícias, umas mais sensacionalistas, outras a dar para o bizarro, mas em nada deslustram o valor da pintura do mestre.

No dia 22 de Agosto de 1911, o guarda Poupardin, na sua ronda habitual pelas salas do Louvre, dá pela falta do quadro da Mona Lisa, então exposto entre um quadro de Ticiano e outro de  Correggio, pois havia sido roubado por Vicenzo Peruggia, que o teve consigo durante dois anos até ter sido apanhado ao tentar vender a obra.

Conhecem-se muitas teorias sobre a identidade da senhora retratada, e as notícias foram muitas sobre a sua identidade, mas ficou sempre uma aura de mistério sobre o retrato.

Recentemente acredita-se que especialistas possam ter identificado um esboço nu da Mona Lisa, também ele da autoria de Leonardo, e que seria um trabalho preparatório para o quadro conhecido.

As paixões e a procura de notoriedade também fazem parte das notícias em torno do quadro da misteriosa senhora, e nos últimos dias até se tomou conhecimento da prisão da luxemburguesa Deborah Robertis, por se ter sentado na plataforma de madeira sob a Mona Lisa, seminua, exibindo a vagina a todos os presentes, enquanto gritava “ Mona Lisa, a minha vagina, os meus direitos de autor”.



2 comentários:

São disse...

O mundo anda mesmo desatinado, realmente....

Bom domingo

Elvira Carvalho disse...

Com a devida vénia, subscrevo o comentário da São
Um abraço e bom domingo