Começou um novo ano e importa fazer um pequeno balanço da situação actual, que certamente vai influenciar o nosso futuro colectivo. Não tenho poderes de adivinhação, para afirmar o que quer que seja, mas há uns quantos pontos que quero deixar aqui assinalados, como preocupações maiores.
O desemprego, que começou novamente a subir a um ritmo galopante no último trimestre de 2008, é sem dúvida nenhuma a minha maior preocupação, porque se ele aumentar até aos dois dígitos e a economia não inverter o seu curso descendente, vai ser o maior foco de instabilidade social.
O melhor retrato da nossa economia é o facto de a Bolsa de Lisboa ter registado uma queda de 51%, bem acima da maioria das outras bolsas por esse mundo fora. As nossas grandes empresas, aquelas que mais pesam no nosso índice, deram um grande trambolhão e valem agora menos
Perante estes dados que nos dão um panorama desolador do país, o que é que têm sido as respostas do Governo? Milhões para os bancos, milhões para as grandes empresas, milhões para as pequenas e médias empresas, “nacionalização” de bancos falidos, continuação da privatização de empresas que apresentam lucros, e quase nada na área social que seja digno de registo.
O ponto de partida é francamente mau, mas atenção, que 2009 é também um ano de eleições, onde os portugueses têm uma importante palavra a dizer quando forem chamados a votar. A tal cruzinha pode mudar de quadrado, pode até nem ser colocada no boletim, etc. Os portugueses vão certamente lembrar-se das promessas de há 4 anos, e podem muito bem, fazer um balanço do que foi prometido e do que realmente foi feito.
13 comentários:
Igualmente um bom ano para ti meu caro. Espero que a falência anunciada da fábrica das Caldas não te deixe sem fabricantes, nem forças para enfrentarmos os Adamastores, nete ano do Adamastor...
Um abraço
As perspectivas não são boas para ninguém, mas como diz, este ano há eleições.Só esperamos que a memória não seja curta e meia dúzia de medidas populistas atiradas à pressa não ponham peneiras à frente dos olhos...
Votos de bom ano para si.
Um abraço
Esperança
Se a memória não for curta de mais, até pode ser que haja mudanças.
Lol
AnarKa
Tu vais votar em branco, já sei, mas muitos não assumem em quem votam e negam mais vezes do que Pedro, terem votado em quem os engana.
As imagens são uma beleza.
Bjos da Sílvia
Um bom ano para ti, Zé.
A "coisa" está preta para 2009, por isso podemos e devemos começar a pensar nas eleições e no destino a dar ao voto.
Será que os portugueses vão mesmo mudar de rumo? Não sei... mas duvido. Espero estar a ser pessimista.
Um abraço
Depois de uns dias de ausência, (desta vez foi o pc que foi para o hospital) estou de regresso.
Agradeço-lhe e retribuo os votos de bom 2009.
Um abraço e bom fim de semana
Querido Amigo Zé, li o teu texto com muita atenção e até eu que de política nada percebo, vejo que estamos cada vez mais enterrados até ás orelhas... Votos de bom Domingo... Deixo-te um grande abraço de carinho,
Fernandinha
Pois é, isti não vai ser um ano, vai ser um grande anão! O problema deste povo é o queijo da serra e o medo dos lobos!
Um abraço com a esperança fora de casa
Está mau e não se vê a luz ao fundo do túnel :S
Zé:
(Falta um "que" no final do belo texto.)
Se há coisa de que não percebo quase nadinha é de economia e finanças.
No entanto, não sendo burróide de todo, li e percebi muito bem as preocupações que aqui deixaste.
Parece-me, pois, que o governo está a fazer tudo ao contrário, como se guardasse para 2009 uma medidazinha mais popular para lançar na altura do fervilhar eleitoral.
A mentira continua, portanto, e o pior de tudo é não se ver qualquer força credível preparar-se para suceder a estes em má hora eleitos.
A ver vamos, mas a instabilidade e a criminalidade associada irão decerto aumentar para patamares nunca antes vistos.
Cartoons, como sempre, muito giros!
UM ABRAÇO E UM BOM ANO, pelo menos com SAÚDE.
(Desculpas pela minha menor disponibilidade em termos de visitas a todos os amigos.)
O melhor mesmo é ficar em casa no dia das cruzes. Isto como está foge-se do Diabo e vai-se ter com a Mãe!
E urge fazer esse balanço. O ano é de eleições e convém não votar no escuro, nem em branco.
O ano começou mal e melhoras não as espero.
Os problemas económicos trazem todos os outros. Os sociais estão latentes.
Um abraço, amigo!
É de facto uma previsão negra... mas o balancear do mar vizinho ao longo de todo o litoral molda o nosso espirito em dóceis consumidores de mentiras politicas, que esquemos nas primeiras promessas de Primavera.
Sem fazer humor negro desejo um excelente 2009
uma abraço
António Delgado
Enviar um comentário