quarta-feira, abril 06, 2016

A FACE FEIA DO CAPITALISMO

As falcatruas acontecem em todos os regimes políticos e atravessam todas as classes sociais, pelo que não há quem tenha o exclusivo nesta matéria.

Nos regimes ditatoriais e autoritários estamos todos mais receptivos a aceitar que exista quem se abarbate com o lombo e deixe os ossos para os súbditos, já nas democracias costumamos ser mais exigentes, queremos mais escrutínio e mais transparência.

Claro que as ideias feitas não costumam ter correspondência com a realidade, e o escândalo dos Papéis do Panamá vieram confirmar esta verdade.

O sistema capitalista e o liberalismo económico, que de algum modo convivem no espaço das democracias ocidentais, ou que por elas são tolerados, têm os seus redutos insondáveis, ou se quiserem protegidos pelo segredo, onde muitas coisas se passam à revelia das leis dos diferentes países, escondendo-se assim muita coisa condenável sob essa capa.


Imagine-se só se amanhã viessem a público coisas de outras empresas ligadas a diversos offshores um pouco por todo o mundo? Quantos governo tremeriam, quantas empresas e gestores veriam expostos os seus  segredos mais negro, quantos patrões e escritórios de advogados seriam desmascarados, e quanta sujeira cairia na praça pública…   


Sem comentários: