Mostrar mensagens com a etiqueta Inutilidade. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Inutilidade. Mostrar todas as mensagens

sábado, abril 16, 2016

COMO PERDER TEMPO



Confesso que quando li pela primeira vez que o Bloco de Esquerda recomendava a mudança de nome do Cartão de Cidadão para Cartão de Cidadania, julguei que se tratava de uma piada de mau gosto, mas depois fiquei a saber que já existe até um projecto de resolução com essa recomendação ao governo.


O argumento desta recomendação é muito simples, o Bloco considera que o nome actual do documento “não respeita a identidade de género de mais de metade da população portuguesa”. O BE “entende que não existe qualquer razão que legitime o uso de linguagem sexista num documento de identificação obrigatório para todos os cidadãos e cidadãs nacionais”. Mais acrescenta que “a sua designação não deve ficar restrita à formulação masculina, que não é neutra, e deve, pelo contrário, beneficiar de uma formulação que responda também ao seu papel de identificação afectiva e simbólica, no mais profundo respeito pela igualdade de direitos entre homens e mulheres”.


Sinceramente minhas caras amigas, eu não consigo vislumbrar nenhuma forma de discriminação resultante do nome do cartão de identificação, e também acho que existem outras formas de discriminação muito mais sérias, que excluem muito mais gente, e que são muito mais evidentes, pelo que achamos que isto é apenas uma esquisitice, que nos faz perder tempo que poderia ser empregue noutras coisas mais importantes.  


PS - O descanso foi interrompido pela recepção do cartoon e vai daí, salta um texto sobre o assunto.

terça-feira, outubro 30, 2012

INUTILIDADE



Por estar de molho com uma gripe tive a oportunidade de estar a assistir a uma sessão na Assembleia da República, em que mais uma vez se verifica o atirar de culpas para outrem. PS e PSD atiram a bola para o campo do adversário como se as culpas não fossem dos dois.

Passos Coelho parece não conseguir perceber o que todos já entenderam, que a receita aplicada ao país só nos conduz ao que está a acontecer com a Grécia. Já todos desconfiamos até que o governo já está a negociar um novo Memorando de Entendimento e um novo pacote de ajuda.

O parecer do Conselho Económico e Social é bem claro ao dizer que todas as metas do governo falharam e que as suas previsões para o próximo ano estão abaixo do que é razoável, pecando por serem demasiado irrealistas.

É uma inutilidade assistir a estes debates, e se este governo não cair muito em breve, o país ficará mais pobre e dependente, e os cidadãos terão já perdido a esperança num futuro melhor.



segunda-feira, dezembro 26, 2011

MORALIDADE E EQUIDADE

Moralidade e equidade são dois conceitos que não são apanágio da política, ou melhor, da maioria dos nossos políticos.

Com a mania de obrigar os outros trabalharem mais dias, cortando nos feriados, nas férias, e nas pontes, e acrescentando ainda meia hora de trabalho sem remuneração, os nossos governantes entraram numa espiral inebriante de conquista de produtividade, que veio a culminar na ausência de tolerâncias de ponto de Natal e de Ano Novo.

Ufanos com as suas decisões perfeitamente inúteis, até se esqueceram do facto de existir muito boa gente, mesmo na Administração Pública, central e regional, que trabalha aos sábados e domingos.

Os génios que imaginaram um fabuloso aumento de produtividade com o corte das tolerâncias de Natal e de Ano Novo, são os mesmos que abandonaram S. Bento ainda na quinta-feira e só pensam voltar no próximo dia 3 de Janeiro de 2013.

No conforto das suas casas ou em paragens agradáveis para passar uns dias de descanso, ou em companhia das suas famílias, deputados, ministros, gestores e altas chefias, deixaram a máquina do Estado entregue aos subalternos até ao próximo ano, cientes de que a sua falta em nada comprometerá o andamento dos serviços. Este ritual é verdadeiro nesta quadra e também no mês de Agosto, e o país sobrevive perfeitamente, podem crer.


CARTOON
O Pai Natal dá, os ladrões tiram!

FOTOGRAFIA

Flor na Tela by Palaciano
1.334

sábado, fevereiro 09, 2008

INOPORTUNAS E INÚTEIS

Ficou-se a saber ontem que o governo português classificou de inoportunas e inúteis as propostas de criação de uma comissão de inquérito sobre os voos da CIA. Devo dizer que pela primeira vez, desde há muitos anos, concordo plenamente com esta apreciação.
Tal como afirmou o ministro dos Assuntos Parlamentares, as propostas do PCP e do BE não se justificam. Os partidos que tiveram responsabilidades governativas nos últimos anos, a saber o PS, PSD e CDS-PP, profundos conhecedores destas delicadas situações ligadas à política internacional e às questões d a defesa e do combate ao terrorismo internacional, votaram naturalmente contra as duas propostas apresentadas.
Eu, muito modestamente, também acho que as comissões de inquérito são “um instrumento excepcional” para o Parlamento obter dados que não consegue de outra forma. Neste assunto tudo foi tratado com extrema clareza, como é público.
Uma comissão de inquérito parlamentar é inoportuna porque só iria colocar em causa o Estado português, e isso não é desejável de modo nenhum. É portanto inútil já que os todos conhecemos bem o relatório da REPRIEV e os detalhes todos. Por isso o que é que falta saber? Se tudo foi feito à revelia dos diferentes governos, ou se havia alguém que realmente soubesse o que se estava a passar?
Que importa saber se foi assim ou assado, se a foto sai na mesma… borrada? Poupemos ao menos uns cobres!

*** * ***

*** * ***

FOTOGRAFIAS

krypt0

Наталья З.

*** * ***

CARTOON

Hic

Dilem