sábado, março 30, 2019

O EMPREGO E AS QUALIFICAÇÕES


Recentemente o Banco de Portugal identificou a falta de qualificações como um dos problemas que está a travar a criação de emprego, ao mesmo tempo que os patrões se queixam da falta de profissionais para preencher as vagas existentes em muitos sectores.

Identificar problemas é relativamente fácil, já investigar as razões desses problemas e indicar soluções para eles, parece não ser o forte dos patrões e do Banco de Portugal.

Durante muito tempo foi relativamente fácil para o patronato esmagar os salários em Portugal, porque o desemprego era muito alto e as pessoas lá se iam sujeitando ao que era oferecido. A juventude que agora tinha maiores qualificações começou naturalmente a procurar oportunidades além-fronteiras, e muitas empresas estrangeiras vieram a Portugal recrutar mão-de-obra qualificada, oferecendo salários e outras condições bem mais aliciantes.

Os empresários portugueses espremeram os trabalhadores até ao tutano, sem pensarem que os seus profissionais mais qualificados estavam naturalmente a envelhecer, que não conseguiam transmitir os seus conhecimentos aos mais novos porque eles trabalhavam 6 meses ou pouco mais e depois procuravam algo melhor. A situação agravou-se não só por causa da sangria de jovens qualificados para o estrangeiro, mas também porque são cada vez menos e mais velhos, os trabalhadores qualificados e com experiência.

A formação nas empresas é uma miragem, na generalidade dos casos, e com a oferta de salários miseráveis as vagas ficam por preencher. Procurar preencher essas vagas com imigrantes não tem resultado e não tem efeitos a médio prazo.

A degradação dos serviços é uma realidade em quase todos os sectores, a qualidade dos nossos serviços e produtos ressente-se e há empresas que já começaram a “roubar” trabalhadores de outras com ofertas de maiores salários. Esta realidade começa a notar-se e é um bom sinal, porque todos ficamos a ganhar, mas quem se atrasar vai acabar por se afundar a médio prazo…



Sem comentários: