Foi em tempos criada uma
plataforma chamada Portal da Saúde, onde se podia marcar uma consulta em
qualquer Centro de Saúde utilizando apenas o Cartão do Cidadão ou o Cartão do
Utente. As consultas de rotina eram facilmente marcadas usando-se um
computador, pois podiam-se escolher datas em que o utente tinha
disponibilidade, em função das datas livres no calendário do médico de família.
Em finais de 2012 o serviço já
mostrava debilidades gritantes, mas em 2013 tornou-se uma inutilidade absoluta,
porque apesar de dizer que aceitava os pedidos de marcação de consulta, no ecrã
do computador, no mesmo minuto o telefone desmentia a mensagem dizendo
“lamentamos, mas não foi possível agendar a sua consulta para o período
indicado”.
Muitas tentativas depois e
escolhendo dias diferentes cheguei sempre ao mesmo resultado, sendo que fui
sempre levado a contactar o prestador de saúde para obter “mais informações”.
Não sei se o problema é de falta
de verbas, se é um problema de falta de assistência técnica, ou se o ministério
prefere que os utentes entupam os telefones dos Centros de Saúde, atrasando o
atendimento aos doentes com mais urgência no atendimento, mas lá que é ridículo
manter o Portal em funcionamento apenas para gerar respostas automática (alguém
as paga) dizendo que o esforço foi inútil, e que se o utente quiser terá de
tentar telefonar (a pagantes), ou então terá de deslocar-se ao Centro de Saúde
duas vezes, uma para marcar e outra para a consulta, com todos os inconvenientes
pessoais de ter de faltar ao serviço para conseguir uma simples consulta de
rotina.
3 comentários:
Ainda não sei porque ainda há gente a assistir
este desgoverno
De certeza que há alguém responsável pelo sistema e a ganhar umas massas, mas no ministério é que não há ninguém para fiscalizar o contrato.
Bjos da Sílvia
Quem será que está embolsando - e muito - com essas falhas?!
Saudações
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