Na blogosfera, como aliás por todo o lado, há gente que não admite que alguém pense de modo diverso e, ainda pior, se atrevam a expressar ideias com as quais eles não concordam. Eu chamo a isso intolerância.
Nos últimos tempos já vi uns três blogues serem sinalizados como contendo conteúdos impróprios, e confesso que dos que estou a falar, nenhum continha algo que se pudesse considerar de impróprio, nem em imagem nem nas opiniões expressas. Detendo-me um pouco sobre os tais blogues, pude constatar que foi a opinião manifestada que originou os ataques dos tais intolerantes que por aí andam. Por acaso dois desses blogues fazem parte dos meus links, e confesso que os leio com bastante regularidade.
A blogosfera é para mim um espaço de Liberdade, onde cada um pode expressar as suas ideias e convicções, e onde todos podemos aceder e visualizar a diversidade de opiniões, podendo ou não deixar os comentários que achamos pertinentes, e se quisermos, podemos deixar de aceder ao que não gostamos, exercendo a nossa liberdade.
Recentemente o ataque incidiu sobre O Jumento, no passado já tinha acontecido o mesmo em relação a outros, e no futuro pode acontecer com qualquer outro blogue, enquanto uns tantos intolerantes por aí andarem armados em censores.
14 comentários:
Amigo, não posso estar mais de acordo contigo. Não percebo por que razão as pessoas têm necessidade de manifestar a sua intolerância e depois, incoerentemente, dizem não concordar com a censura prévia que existia na ditadura.
Encontrei hoje um desses blogues e achei repugnante que tivesse merecido tal epíteto. Não percebi.
E perguntei-me: por que razão não deixam as pessoas simplesmente de o visitar .
Afinal não percebo nada desta vida!
Não é este o mundo em que eu quero viver. Bolas!
Beijinho
Os detentores da verdade são sempre fascizóides, e o resultado está à vista.
Lol
AnarKa
sim ... eu sei ...
contem recebi um mail a informar isso sobre O Jumento ... (por acaso ainda lá não fui) ...
no mail que referi sugeria que passámos todos para o WordPress ... que não tem esta "parvoice automática" ... e parece que podemos transferir todos os posts anteriores para a nova plataforma ...
eu tenho dois blogs de trabalho no WordPress... mas confesso que são mais complicados de trabalhar que a Blogstpot ... mas também tem outras funcionalidades (é mais parecido com um site) que o Blogspot não tem ...
se calhar seria uma boa solução ... mudarmos TODOS ... o que achas???
beijinhos
Já tinha conhecimento desta situação de "O Jumento", e concordo plenamente com o ponto de vista aqui descrito. A intolerância é sinónimo de fraqueza e ignorância.
Saudações do Marreta.
Amigo Zé,
Mas a entrada nos blogs é livre ou não? Logo a saída também. Eu não posso ser penalizada por frequentar um blog. E poderei sê-lo se deixar de lá entrar? De ler?
Há blogs fiscalizadores? De quê? Em nome de quem?
Somos todos estúpidos? Quem são esses iluminados que se acham no direito de ditar o que deve ou não deve ser dito?
Liberdade de expressão... sabem o que é?
Fiquei de má catadura, porque por acaso e por estar tremendamente ocupada, desconhecia estes factos. Mas como não são casos virgens...!
Um grande abraço da Meg
alguns frustrados querem fazer com que se tenha uma ideia de que os blogues são uma forma de mal dizer e critica facil...
eu acho que se de facto a critica pela critica é errada... a critica construtiva, a critica que aponta as assimetrias, os escandalos..e por aí fora deve ser encarada até como um acto de cidadania...
Do risco do lápis azul passou-se á bandeira que o Blogguer deixa usar sem verificar se há razões para tal procedimento.
Bjos da Sílvia
Sou fui e serei sempre defensor incondicional da liberdade de expressão.
É claro que a liberdade tem de passar pela responsabilidade.
Mas isto de se pôr um rótulo num blog, só porque alguns denunciantes de segunda ordem resolveram, pela calada, tentar impor a lei da rolha, é algo que me indigna.
A blgosfera está a incomodar muitos interesses e, por isso mesmo, há gente que despertou para a necessidade de refrear esse espaço de liberdade que ultrapassa fronteiras.
Conheço o "Jumento" há bastante tempo, e, para além da irreverência e da contundência de alguns dos seus posts, nada ali justifica a rotulagem de "inconveniente" que lhe foi colocado.
Que tristeza!
Parece que alguns, poderão ser os mesmo que dizem que a blogosfera não interessa, tem medo dela e da opinião livre e democrática.
No caso da blogosfera debaixo do Blogger, o problema é que eles bloqueiam e depois é que vão investigar, parece-me uma plataforma pouco democrática nesse sentido.
Aqui nasceu o Espaço que irá agitar as águas da Passividade Portuguesa...
XAMUAR
Não tinha conhecimento dessas situações.
A intolerância é sinónimo de fraqueza e ignorância.
Ando tensa
grito
fujo de mim
de todos;
ignoro o mundo
fecho os olhos
tento dormir
esquecer...
Convido-te para umas férias na Isla Canela, queres vir?
Beijinhos
Depois de uma cirurgia,regresso aos poucos. Ainda não para ler os vossos posts, apenas para deixar um abraço e um obrigada
pelo vosso carinho.
Olá Zé Povinho:
Mas a soldo de quem há bloggers "bufos" que impõem restrições à leitura de outros blogs?
Para além de uma prova gritante de intolerância é mesquinho. Se não gostam não visitam nem linkam.
Como sempre divertidos cartoons e belas fotos.
Beijo
Oieeeeeeeeeeeee
Tempão que não venho aqui né? ehhehe
Legal, seu blog continua um sucesso ... claro .. inevitável!!
heheh
Pow nunca vi um blog censurado ... Mas fico triste em saber dito.. e é bem estranho isto... e complicado ...
a censura ... (__________)
Lamento isto acontecer e parabenizo vopcê pela iniciativa!!
Saudações Brazucas hehehehe
.o/ cya
Enviar um comentário