domingo, dezembro 31, 2006

FELIZ ANO NOVO


*** * ***

REUTERS/Tim Wimborne


2007 - SYDNEY - AUSTRÁLIA


*** * ***




OS MANGUITOS DE OURO DE 2006



Nacional


ISABEL PIRES DE LIMA


Internacional




George W. Bush


Charge do ano

Another theory of evolution which references George W. Bush

www.gwjokes.com/

sábado, dezembro 30, 2006

HOJE NO EXPRESSO


Pela Negativa
Manuela Ferreira Leite – Sombras no Natal

Quando diz que “O efeito de uma grave é tanto mais eficaz quanto maior for o prejuízo causado aos utentes dos serviços prestados” reconhece o óbvio mas quando acrescenta “A greve é um direito, mas prestar um serviço a outros implica deveres” «borra a escrita» fazendo cair o ónus apenas sobre os trabalhadores, no caso vertente os pilotos, quando estes estão em condição de desobediência (greve tem esse significado) e os contratos em vigor nessa altura específica existem apenas entre o prestador de serviços (a companhia) e os utentes.
Em rigor e atendendo ao aviso prévio da situação de greve quem deve ser responsabilizado pelo incumprimento terá de ser o prestador de serviços que manteve o contrato não tendo encontrado solução para o problema. Chegados aqui, temos que o comportamento inaceitável que refere Manuela Ferreira Leite, é da parte das empresas e do próprio Estado que não intervém cumprindo o seu papel de conciliação e de regulador quanto aos prejuízos causados.


Pela Positiva
Jorge Cardoso – As duas faces do sector automóvel

Falando sobre as razões do encerramento das fábricas da Renault, Ford e Opel, salienta que “O problema não é de produtividade – as empresas de montagem têm altos níveis de eficiência”, o que todos sabemos mas que alguns preferem desvalorizar ou evitam simplesmente mencionar, e explica não só a instalação destas fábricas em Portugal quando ainda não pertencia à União Europeia, indicando claramente que “Tudo não passou de uma estratégia de engenharia económica, financeira e fiscal” o que justifica em grande medida a sua saída do território nacional.

*******

ARTE AFRICANA

Pintura Africana
Artist: John Mainga

Title: Local Brew

Dimensions: 26in x 17in (66cm x 43cm)

Medium: Acrylic on canvas

sexta-feira, dezembro 29, 2006

ARTES DISCURSIVAS SOCRÁTICAS


ANTES DA POSSE:


Nosso partido cumpre o que promete.

Só os tolos podem crer quenão lutaremos contra a corrupção.

Porque, se há algo certo para nós, é que

A honestidade e a transparência são fundamentais

Para alcançar nossos ideais.

Mostraremos que é grande estupidez crer que

As máfias continuarão no governo, como sempre.

Asseguramos sem dúvida que

A justiça social será o alvo de nossa acção.

Apesar disso, há idiotas que imaginam que

Se possa governar com as manchas da velha política.

Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que

Se termine com os marajás e as negociatas.

Não permitiremos de nenhum modo que

Nossas crianças morram de fome.

Cumpriremos nossos propósitos mesmo que

Os recursos económicos do país se esgotem.

Exerceremos o poder até que

Compreendam que

Somos a nova política.


APÓS A POSSE: LEIA DE BAIXO PARA CIMA

Autoria desconhecida - circula na rede.

quarta-feira, dezembro 27, 2006

CONCORDO, MAS SÓ PARA OS OUTROS

No dia 26 de Dezembro fui trabalhar como é a minha obrigação, apesar de ser funcionário público. Até aqui tudo normal, apesar de saber que muitos serviços públicos estiveram fechados e também que outros funcionaram a meio gás.
Pela manhã, a caminho do serviço ouvi as notícias do trânsito e fiquei a saber que até a IC-19 estava descongestionada às 8 horas o que é inédito nos dias que correm. No final do dia desloquei-me a uma grande superfície comercial para trocar um artigo defeituoso e, espanto dos espantos, às 18horas não havia lugares nos parques coberto e só encontrei um buraco num local distante e mal iluminado. Entrei, e quase não se rompia pelos amplos corredores, mas lá consegui chegar à loja e sequei numa fila até ser atendido. Uma hora depois, voltei para o carro e lá segui para casa a pensar se toda aquela gente, eram funcionários públicos.
No telejornal lá surgiu, de novo, a polémica da tolerância de ponto da Câmara do Porto e pelo meio, fiquei a saber que também se tinha trabalhado noutras câmaras e noutros serviços público, embora a procura tenha sido diminuta.
Noite dentro lá fui consultar o mail e no Sapo volto a encontrar uma votação sobre se concordava ou discordava com a tolerância de ponto. Saltou-me a tampa, 70% (na altura) eram contra a tolerância de ponto.
Como é possível? À hora de entrada para os empregos as estradas estavam quase vazias, ao final da tarde a IC-19 estava cheia, as grandes superfícies estavam a abarrotar e 70% dos utentes do Sapo eram contra a tolerância de ponto? Então, estavam todos de férias?
Só os outros é que têm regalias, só os outros gozam as férias todas no Verão, só os outros é que são calões, só os outros é que ganham muito, etc.
A inveja é má conselheira e depois de tocar à porta dos outros a sorte virá tocar à nossa.
Ai Frei Tomás …


PS - Já depois de rabiscar estas linhas recebi um mail de um amigo a dizer que eu não devia ter ido trabalhar já que também estava abrangido pela tolerância de ponto, e que portanto devia ter havido algum engano quando me disseram que o serviço tinha de estar aberto no dia 26 de Dezembro. Seja como for, trabalhei ainda que contrariado e continuo a ser funcionário público, um dos tais que é acusado de ser calaçeiro.

Palaciano dixit
*******

COROT EM BREVE NO ESPAÇO

COROT será a primeira missão capaz de detectar planetas rochosos, várias vezes maiores do que a Terra, junto de estrelas próximas (planetas fora do Sistema Solar são denominados “exoplanetas”). Consiste num telescópio espacial de 30 centímetros.Portugal, através da ESA, também participa no projecto.

segunda-feira, dezembro 25, 2006

É NATAL

Christmas celebrations have been taking place across the globe. In California, one man marks the festive season by taking a Christmas Eve surf at Seal Beach.
BBC NEWS In pictures
*******

Stellar Axis land art project is spread out in McMurdo Station, Antarctica December 20, 2006. 99 blue fiberglass spheres of varying sizes are placed in a pattern to mirror the paths of stars overhead over a snow-covered site about 600 feet in diameter. Picture taken December 20, 2006. FOR EDITORIAL USE ONLY NO SALES NO ARCHIVE MANDATORY CREDIT REUTERS/Ho

domingo, dezembro 24, 2006

BOAS FESTAS


Nesta quadra festiva o Zé Povinho deseja a todos os seus visitantes as Boas Festas e que tudo vos corra pelo melhor.

O FIM DO SONHO NEOCONSERVADOR


George Bush is about the last neo-conservative standing

“Neo-conservatism has gone for a generation, if in fact it ever returns”

David Rothkopf
Carnegie Endowment

Notícia: http://news.bbc.co.uk/2/hi/middle_east/6189793.stm

FOTO CURIOSA


A monkey watches the England cricket team during a practice session ahead of the ICC Champions Trophy match against the West Indies in Ahmedabad, India.

sábado, dezembro 23, 2006

O NATAL ANUNCIADO



A fantasia do Natal foi substituída pelo negócio altamente rentável que caracteriza os nossos dias. O encantamento das crianças com os presentes que se recebiam no passado, nesta quadra, deixou de existir sendo agora comum a pressão dos petizes, para obterem os artigos que a televisão leva a nossas casas ou divulgadas pelos folhetos publicitários que nos enchem as caixas do correio.
Os pais procuram satisfazer a criançada, muitas vezes com presentes inúteis e até prejudiciais, só para evitarem a desilusão ou a explicação da recusa.
Do Natal quase que só resta a festa familiar, isto se o egoísmo dos adultos o permitir e a publicidade não os levar a destinos tropicais, a que o status os obriga.



A PEDIDO


FOTO





sexta-feira, dezembro 22, 2006

ENCHENTE DE POPULISMO



A decisão do presidente da Câmara Municipal do Porto demonstra q.b. a veia populista dos políticos da nova geração. Já não bastava José Sócrates e os seus ministros, agora junta-se também Rui Rio ao coro.
A frase mais interessante, atribuída a um responsável da autarquia “ … o vereador de Recursos Humanos defende que «não é razoável nem justo» dispensar os trabalhadores, já que dia 26 «não há uma situação típica de ponte»” faz-nos pensar se uma ponte é mais justificável do que uma tolerância de ponto nesta festa familiar, que é o Natal.
A receita já estafada de virar portugueses contra portugueses vertida nas palavras …«sentirem-se honrados por fazerem a diferença, pela positiva, no esforço colectivo de construção de um país solidário, mais justo e mais competitivo», é um hino dedicado à inveja e mesquinhice em que têm sido profícuos os políticos que temos elegido.
A arrogância moralista que tem justificado medidas políticas desgarradas, sem sentido prático e sem objectivos que possam ser aferidos em prazos razoáveis e determinados, são meras idiotices de quem não consegue agregar os esforços de todos para o bem comum com a certeza de que os benefícios para todos revertam.
É incontornável que a redistribuição da riqueza, para não falar do resto, não é uma prioridade nem uma preocupação de governantes tão mesquinhos.






*******




FOTO DO DIA




quinta-feira, dezembro 21, 2006

NEGOCIAÇÕES DAS PESCAS


*******


FOTO

Inter Milan's Marco Materazzi (R) kisses team mate Luis Figo's shoe after scoring against Lazio on the field during their Italian Serie A soccer match at the Olympic Stadium in Rome December 20, 2006.20 Dec 2006 REUTERS/Giampiero Sposito

quarta-feira, dezembro 20, 2006

JORNALISTAS DEBATEM SUBSISTEMA DE SAÚDE

Durante bastante tempo as páginas dos jornais vieram cheias de notícias e comentários sobre os privilégios dos funcionários públicos, especialmente por terem direito à ADSE. Jornalistas e comentadores, sobretudo os económicos, eram quase unânimes em “denunciar uma mordomia absurda”, não encontrando razões para os mesmos auferirem outras condições diferentes das da Segurança Social que abrangia a maioria dos trabalhadores deste país.
Não me vou debruçar sobre o subsistema de saúde dos jornalistas, embora saiba que é, e já era então, mais favorável que a ADSE dos funcionários públicos. Também não me congratulo com a possibilidade de deixar de ser apoiada pelo Estado, porque o que eu gostaria, verdadeiramente, era de ver a Segurança Social deste país melhor e mais justa do que é neste momento e com tendência a piorar no futuro.
O razão deste post é que, pode ser, muito à portuguesa, fácil dizer que os outros são privilegiados e não considerar que o mesmo podem outros achar de nós próprios, pois afinal há sempre quem esteja pior do que nós. Aproveitando estas campanhas, onde impera a pequenez e a inveja, o governo vai nivelando por baixo tudo o que pode. Quem perde somos todos nós, portugueses
.





*******


TIMESONLINE


11/10/2006


Christopher Pledger



Sabina Kelley at the second annual London International Tattoo Convention


*******

HUMOR INTERNACIONAL

Kazanewsky – Ukraine

I was born in 1950. I graduated Kharkov State University, department "Cosmic radiophysics" in 1973 and Kiev Institute of Journalism Skill, department "Press artist" in 1984. I am professional cartoonist now.

http://www.sadurski.com/cartoonist/kazanewsky.htm



terça-feira, dezembro 19, 2006

A MESA DO ORÇAMENTO




*******
Spacewalkers Fold Solar Array


The STS-116 crew folded the port solar array on the International Space Station’s P6 truss during the mission's fourth spacewalk. The 6-hour, 38 minute excursion by Mission Specialists Robert Curbeam and Christer Fuglesang concluded at 8:38 p.m. EST Monday. Curbeam and Fuglesang freed up the array for retraction with several techniques -- pulling guide wires, flipping grommets, and pushing panel hinges. The spacewalkers also shook the solar array panel. The final bay was folded about 6:54 p.m. EST. One of the guide wires looped out of the proper configuration during the folding process and the spacewalkers tightened it before commands were sent to latch the arrays. Another objective of Monday’s spacewalk, which was STS-116’s fourth, was to collect information that could prove useful when the opposite side of the array is retracted during the STS-117 mission in March. The start of the spacewalk at 2 p.m. was a historic moment for Curbeam, who became the first astronaut to conduct four spacewalks during a single mission. This was Fuglesang’s third. Expedition 14 Flight Engineer Sunita Williams conducted one. Pilot Bill Oefelein coordinated the spacewalk activities. Mission Specialist Joan Higginbotham and Williams were at the controls of the station’s robot arm, Canadarm2. Attention now turns to Discovery’s departure. Discovery is scheduled to undock at 5:09 p.m. Tuesday, ending STS-116’s eight-day stay at the station.


Mais informação em: http://www.nasa.gov/mission_pages/shuttle/main/index.html



Image : Mission Specialist Bob Curbeam works with a solar array during the fourth spacewalk of the STS-116 mission. Image Credit: NASA TV

*******

Morreu Joseph Barbera

Joseph Barbera, one of the founders of the legendary animation studio Hanna-Barbera, poses with three of the characters "Scooby-Doo (C) along with Tom and Jerry (R) that he and William Hanna created in this March 16, 2005 file photo. Barbera, half of the famed Hanna-Barbera team, died on Monday at age 95, the Warner Bros. film studio said in a statement. REUTERS/Fred Prouser


segunda-feira, dezembro 18, 2006

APITOS DOURADOS



A escolha de Maria José Morgado para liderar o processo “apito dourado” mereceu o aplauso quase unânime dos portugueses, fartos de suspeitas e investigações mediáticas que levam invariavelmente a nada.
Não está em causa apenas a corrupção desportiva mas toda a corrupção, especialmente a de colarinho branco onde a justiça ainda verdadeiramente nunca entrou.
Não gostaria de viver num estado securitário nem numa república de procuradores, mas tão só num país com justiça eficaz e onde a ética política fosse a regra e não uma louvável excepção.


*******


CURIOSIDADES






Piglets push a ball during the "pig-ball" event at "Russia Piglets' Championship" in Moscow December 16, 2006. The four-legged athletes are competing over the weekend in disciplines such as running and "pig-ball" - a ball game played with the snout.
14 Dec 2006 REUTERS/Alexander Natruskin





A dog rides a toy scooter during an exhibition called "Animals' Christmas" in which stray cats and dogs are displayed for addoption in Bucharest December 16, 2006.
16 Dec 2006 REUTERS/Mihai Barbu

sábado, dezembro 16, 2006

PIERO DELLA FRANCESCA

Baptismo de Cristo, 1440-1450, Londres.
Piero Della Francesca (1416-1492) foi um pintor e matemático italiano. Morreu a 12 de Dezembro de 1492 em Borgo Sansepolcro.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

quinta-feira, dezembro 14, 2006

CULTURA EMPRESARIAL

********
CURIOSIDADE
Photo in the News: "Ancient Gliding Beast" Changes Mammal History
December 13, 2006—To paraphrase a killer-rabbit-afflicted enchanter in Monty Python and the Holy Grail, that's no ordinary squirrel. "He's got huge, sharp … er. … He can leap about. Look at the bones!"
Looking at the bones is exactly what paleontologist Jin Meng, of New York City's American Museum of Natural History, did. Fossils from eastern
Mongolia told him and colleagues they'd discovered a completely new order of mammals.
Volaticotherium antiquus—"ancient gliding beast"—is what they named the only known species of the new order (shown above in an artist's conception released today by the journal Nature, along with Meng and company's study).
Weighing in at less than a pound (half a kilogram), the squirrel-like creature boasted beastly teeth that give it away as an insect-eater, like most mammals of its time, according to the study.
More important, though, are fossil impressions of an airfoil-like skin-membrane fold—as well as elongated limbs needed to support such a "sail"—which identify the animal as a glider, the researchers say. And its backbones suggest it had a long tail that served as a stabilizing rudder.
The team says it all adds up to a mammal that glided 70 million years before any other—and possibly even before birds took to the air.
Now that's something completely different.

—Ted Chamberlain

quarta-feira, dezembro 13, 2006

SEM INSPIRAÇÃO

Problemas com o painel solar da estação espacial



The International Space Station orbits the Earth in this view from NASA TV December 13, 2006. REUTERS/NASA TV



Hilton defends Britney's "partying ethics"




Britney Spears appears as a surprise presenter for the favorite female artist in the soul/rhythm & blues category at the 2006 American Music Awards on November 21, 2006 in Los Angeles. Socialite Paris Hilton has come to the defense of the "partying ethics" of her new best friend, Spears, whose all-night clubbing has led to criticism that she is neglecting her two young sons. REUTERS/Mario Anzuoni


Amit Bhargava/Corbis

Homens indianos precisam de preservativos especiais
Uma questão de tamanho
Cátia Mateus

A dimensão dos preservativos está a preocupar as autoridades de saúde na Índia. São precisos tamanhos mais pequenos, três a cinco centímetros mais pequenos.

A medição precisa dos pénis de 1200 indianos (até ao último milímetro), conclui que 60% dos homens têm menos três a cinco centímetros que os padrões internacionais
EXPRESSO 12:20 quarta-feira, 13 DEZ 06

segunda-feira, dezembro 11, 2006

TRADIÇÃO E MODERNIDADE PORTUGUESAS


LEITURA E COMENTÁRIO

Governo cria empresa para gerir função pública

O Governo vai criar uma empresa pública para gerir a reforma da Administração Pública, que cobrará os seus serviços aos vários departamentos do Estado, avança o Diário de Notícias com base num documento que elabora o esboço da futura ESPAP.
O projecto de lei, que institui a criação da futura Empresa de Serviços Partilhados da Administração Pública (ESPAP) - e ao qual o jornal diz ter tido acesso - , já vai na sua segunda versão.
O projecto da nova empresa pública prevê que o processo de empresarialização dos serviços públicos não fique por aqui, «pois a nova entidade poderá constituir outras». No projecto de lei, refere-se que a ESPAP pode «proceder à constituição de sociedades comerciais integralmente detidas por si ou igualmente participadas pelo Estado, com vista ao desempenho indirecto das atribuições que lhe são cometidas».
A entidade terá a cargo a gestão e acompanhamento dos funcionários em mobilidade especial, mais conhecidos por supranumerários, mas também todas as actividades relacionadas com a prestação de serviços de suporte à Administração Pública, refere o artigo.
Entre essas actividades constam todas as relacionadas com os recursos humanos - como sejam o processamento de vencimentos e análise do desempenho -, e ainda a contratação centralizada de bens e serviços, no âmbito do sistema nacional de compras públicas, além da gestão da frota automóvel do Estado.
Diário Digital
11-12-2006 8:54:12

Comentário

Com a idade que tenho ainda há coisas que me espantam como seja este intento do governo Socialista (?).
Espantado pela criação de (mais) uma empresa pública para gerir a reforma da Administração Pública.
Espantado pela possibilidade desta empresa poder vir a constituir outras (não parece ter limites).
Espantado por esta empresa ter a seu cargo a gestão e acompanhamento dos funcionários (públicos) em mobilidade especial, dando a impressão que nesta situação deixam de ter o vínculo contratualizado com o Estado.
Espantado por passarem para a esfera desta empresa todas as actividades relacionadas com os recursos humanos nomeadamente a análise do desempenho, apesar de estar na esfera comercial e afastada da realidade dos locais de trabalho.
Espantado por não ouvir uma palavra do Presidente do Tribunal de Contas sobre tudo isto.
Espantado por não haver uma única linha sobre os custos estimados da actividade desta empresa-mãe de muitos filhos (sociedades comerciais).
Saem funcionários e contratam-se outras pessoas para fazer o mesmo trabalho, só que enquadrados por uma empresa pública com gestores comerciais (?) sem as limitações e burocracias estatais.


sábado, dezembro 09, 2006

PREPARAR A CAMPANHA FUTURA

CORRECÇÃO
Sábado passado (02 de Dezembro) foi aqui anunciado que os guardas de museu, ou melhor, os vigilantes-recepcionistas iríam ser esquecidos pelos institutos e teríam de trabalhar no dia 24 de Dezembro, véspera de Natal, o que iria impossibilitar que muitos deles pudessem festejar esta festa familiar junto dos seus. Pois bem, recebemos alguns posts (entretanto retirados) que informam que o IPPAR deu a merecida tolerância de ponto para a véspera de Natal.
Confirmada a informação é nossa obrigação dar aqui o devido eco e fazer a correspondente correcção.
Ao Sintrense agradecemos a ajuda na confirmação feita junto de diversos monumentos.
Leiria, 9 de Dezembro de 2006

sexta-feira, dezembro 08, 2006

NOTÍCIAS DE HOJE


ATÉ PODE SER LEGAL, MAS...


Espírito Santo Saúde contrata Maria de Belém


A deputada Maria de Belém foi contratada pela empresa Espírito Santo Saúde para dar pareceres sobre a estratégia na área de saúde. Em declarações ao semanário Sol, a ex-ministra da Saúde admitiu que tem uma avença e garantiu que a função não é incompatível com o cargo de deputada.
«Apesar de não ter uma remuneração regular, decidi não ter exclusividade na Assembleia. Por isso, posso trabalhar para ouros sítios», referiu.
Maria de Belém, além de deputada socialista, assume actualmente a presidência da Comissão Parlamentar da Saúde.
Diário Digital 08-12-2006 11:27:37



Estudo: Mais de metade considera classe política corrupta


Mais de metade dos portugueses considera que a corrupção afecta largamente a vida politica do País, revelou, quinta-feira, um estudo da organização Transparência Internacional (Transparency International-TI).
O estudo da organização não-governamental foi apresentado em Berlim e procurou mostrar como a corrupção afecta a vida das pessoas comuns, em 62 países, tanto na forma como na extensão.
O Barómetro Global da Corrupção 2006 analisou países da União Europeia e Europa de Leste, Sudoeste Europeu, África, América Latina, Ásia e Pacifico, América do Norte e Estados recentemente independentes.
Em relação a Portugal, o barómetro revelou que 2% das pessoas inquiridas admitiu ter pago um suborno nos últimos doze meses.
Neste parâmetro, a Albânia, os Camarões, o Gabão e Marrocos são os países onde mais pessoas (40%) admitiram ter pago subornos.
Por outro lado, o barómetro revelou também que entre 51 a 70% dos portugueses que participaram neste estudo consideram que a corrupção afecta largamente a vida politica do País.
Áustria, Dinamarca, Luxemburgo, Malásia, Suécia, Suiça, Países Baixos, Noruega e Finlândia são os países onde esta percentagem é mais baixa (entre 11 e 30%).
Nesse sentido, 39% dos portugueses entende que o actual Governo não tem tido uma acção efectiva no combate à corrupção, enquanto 10% partilha da opinião que não só não têm combatido eficazmente como a encorajam.
De uma maneira geral, de acordo com o barómetro, a maioria das pessoas têm uma má opinião da acção anti-corrupção do seu Governo.
Apenas uma em cinco pessoas nos Estados Unidos da América (EUA) e na União Europeia (UE) considera ter um Governo eficaz no combate à corrupção, ao mesmo tempo que uma em cinco pessoas, nos EUA, e uma em sete, na UE, é da opinião que o seu actual Governo encoraja a corrupção.
Dividindo a corrupção por sectores afectados, os portugueses não tiveram dúvidas em destacar os partidos políticos e o sector empresarial privado como os mais corruptos, com 3,9 e 3,8 pontos respectivamente, sendo que 1 ponto é o menos corrupto e 5 pontos significa extremamente corrupto.
Logo a seguir vem a administração fiscal, com 3,6 pontos, o sistema legal/justiça, com 3,4 pontos, e o Parlamento e a polícia com 3,3 pontos.
Diário Digital / Lusa
08-12-2006 9:35:00