segunda-feira, dezembro 17, 2012

E A CONSTITUIÇÃO É UMA BATATA



A demagogia do discurso de Passos Coelho não tem limites e isso está bem espelhado na afirmação de que a tributação das pensões elevadas não viola a Constituição.

Como se sabe os trabalhadores descontam para os sistemas de segurança social e auferem, quando atingirem os requisitos para a reforma, uma percentagem estipulada segundo os descontos efectuados na sua vida contributiva.

É evidente que todos sabemos que muita gente declara salários baixos durante quase toda a carreira contributiva, inferiores mesmo aos salários auferidos, com a conivência de algum patronato. Muitos recebem mesmo salário muito baixos e descontam menos, o que significa que terão reformas baixas. E não falo sequer daqueles que acabam por ter uma vida contributiva de poucos anos pelas mais variadas razões.

Há pelo menos um grupo que não recebe pensões de acordo com a vida contributiva, e que tem pensões altas muito desajustadas com o que terão contribuído, e são precisamente políticos e indivíduos nomeados por diversos governos para empresas públicas, e não só, mas desses Passos Coelho não falou.

Há outros rendimentos, sobretudo de capital, que apesar de serem elevadíssimos, também não foram mencionados por Passos Coelho, que esses sim, ao serem tributados não se violaria a Constituição.

A constituição não é uma batata, senhor 1º ministro, e não vale a pena fazer demagogia com este assunto das pensões, porque a única pessoa que não respeita os compromissos assumidos para com quem fez um acordo com o Estado no início da sua carreira profissional, é o senhor, ao alterar sucessivamente esse compromisso, coisa que não aceita fazer com os detentores do capital, que têm sido sempre poupados.


FOTOGRAFIA
Amaryllis by Doan Tran

3 comentários:

O Puma disse...

Passos Coelho

e o seu gang

são uns fora da Lei

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=aiTSJekHbxQ

zeparafuso disse...

Esta história das reformas é só para atirar areia para os olhos dos Portugueses. Alguém acredita que PC vá reduzir o valor da sua reforma?
Até agora tudo o que tem feito tem sido para prejudicar quem trabalha. Tudo o que tem feito até agora reduz-se a pôr um País, que é o meu, a passar fome. Tomou alguma medida para conter as despesas dos governantes, incluindo as suas?
É um mau ator e pior governante!
Abraço do Zé (o outro)