domingo, abril 23, 2017

A BIBLIOTECA CONGELADA

Uma das mais bonitas bibliotecas do mundo é a do Palácio Nacional de Mafra, disso não temos dúvidas, e é por isso mesmo que falo dela.

Li há dois dias uma notícia num jornal, e o que mais me chamou à atenção foi precisamente o título, que pelos vistos foi tirado das declarações do director do monumento, e que era “a biblioteca de Mafra está congelada e isso é bom”.

Este título não é para se ler duma forma literal, eu sei, mas é curioso como a minha opinião também se podia descrever quase com as mesmas palavras.

Todo o monumento é um perfeito congelador em boa parte do ano, e as temperaturas são muito constantes, o que é bom para a conservação, mas não será simpático para quem lá trabalha, a menos que seja num escritório climatizado. Eu diria que o monumento parece estar congelado no tempo, que pela falta de cuidados na conservação do edifício, quer na informação disponibilizada no percurso museológico.

Curiosamente, e referindo-me especificamente à biblioteca, notei pela notícia que ainda se desconhece muito sobre os livros que lá se encontram, e pelo que me disseram numa visita feita no ano passado, os muitos volumes que lá se encontram não estão digitalizados, e nem sequer é público o espólio existente naquele espaço.


É uma pena que muita coisa esteja “congelada”, e acredito que como eu, muitas outras pessoas gostassem de ter acesso a mais informação sobre esta maravilha do nosso Património.


1 comentário:

Elvira Carvalho disse...

Bom, que a biblioteca é linda e impressionante não há dúvida. Do resto não sabia talvez porque as duas vezes que visitei o monumento, estava um calor de rachar.
Um abraço e bom fim-de-semana