quarta-feira, fevereiro 17, 2016
segunda-feira, fevereiro 15, 2016
CICLISTAS
Nada tenho contra quem gosta de
andar de bicicleta, por desporto, como forma de locomoção mais barata e
ecológica ou até como forma de lazer. Sou favorável à criação de ciclovias e
até sou apologista de incentivos à utilização de bicicletas como meio
complementar de locomoção em cidades onde se criem condições para tal.
O grande problema com que me
deparo é com a má utilização por parte de alguns ciclistas, e com a aparente
ausência de regulamentação da sua utilização.
Trabalho aos fins-de-semana e,
principalmente nesses dias, passo imenso tempo atrás de ciclistas em vias
estreitas dos arredores de Sintra, porque uns senhores decidem que devem andar
a par, em andamento lento, só porque o código de estradas assim o permite, sem
nenhuma consideração por quem também circula nessas vias, e necessita de se
despachar, respeitando também os limites estabelecidos.
Outra situação bem mais
importante é a falta de espelhos, de reflectores, de capacete protector, de
luzes e de conhecimentos de muitos ciclistas, de como se deve sinalizar as
mudanças de direcção, que os torna ainda mais vulneráveis e propiciadores de
situações perigosas, para si e para os outros utentes das estradas.
Não sei se são poucos ou muitos
os condutores de bicicletas que circulam deste modo e nestas condições, mas
devo dizer que entre Colares e Sintra me cruzo com dezenas deles, e já reparei
que escolhem sempre as artérias mais movimentadas, mesmo quando vão
acompanhados por crianças.
Etiquetas:
Bicicletas,
Convivência,
Regulamentos
sábado, fevereiro 13, 2016
ACTUALIDADE
Os nossos "amigos" europeus continuam a fazer os possíveis para prejudicar a economia nacional, lançando suspeições sobre o orçamento e sobre as políticas do governo português, e infelizmente cá dentro também temos quem com eles faça coro.
Comecei com um assunto enfadonho, mas com a proximidade do Dia dos Namorados não podia terminar sem vos recordar essa data, não por causa do factor comercial, mas sim pelo factor sentimental, porque isso é bem mais importante.
1
Etiquetas:
Actualidade,
Economia,
Sentimentos
quarta-feira, fevereiro 10, 2016
IMPOSTOS PARA MARCIANOS
segunda-feira, fevereiro 08, 2016
sábado, fevereiro 06, 2016
A CULTURA VISTA NO OE 2016
Parece que esta é a visão da Cultura nacional resultante da proposta para o OE de 2016, e diga-se desde já que não me parece muito famosa.
Não creio que o senhor ministro se sinta muito só na sua tarefa, pelo menos a julgar pelas nomeações que já fez para a sua equipa, e que eu coloquei abaixo destas linhas.
quinta-feira, fevereiro 04, 2016
FAVORES
A solução para o desfavorecido não é pedir favores. É lutar mais do que os outros. E lutar sobretudo por um mundo onde não seja preciso mais favores.
Mia Couto
terça-feira, fevereiro 02, 2016
O DESCRÉDITO DA POLÍTICA
Após cada acto eleitoral ouvimos
falar da abstenção, atribuem-se responsabilidades ao tempo, ao cansaço e sei lá
mais ao quê, mas sabemos todos que o alheamento dos eleitores tem mais que ver
com a qualidade dos políticos e das políticas que implementam do que tudo o resto.
Os exemplos do que corre mal por
causa das más decisões políticas são mais do que muitos e não é difícil
encontrar alguns a cada dia na nossa imprensa.
Hoje fala-se nos aumentos brutais
nos salários de gestores da coisa pública, e logo aparece quem se desculpe com
a imposição da troika, outros manifestam desconhecimento, e parece que tudo vai
ficar assim mesmo.
Outra notícia diz que um milhão
de portugueses trabalham mais de 40 horas semanais, e que a OIT afirma que, Portugal
aparece no grupo de países europeus em que as mudanças nos acordos coletivos
nas últimas décadas provocaram não apenas o prolongamento dos turnos, do
trabalho à noite e do trabalho temporário, mas também o fenómeno das horas de
trabalho “irregulares”, mas PSD, CDS e PS lavam as mãos de tudo isto, parecendo
que as culpas são dos marcianos.
A Europa todo-poderosa permitiu
que Passos Coelho aumentasse o défice público, desde que os cidadãos em geral
vissem os rendimentos do trabalho muito diminuídos, e agora não permite o
alívio da austeridade, alegando que isso será inviável devido aos compromissos
europeus. Os compromissos europeus são encarados diferentemente quando se trate
de Portugal ou da França e da Dinamarca, ou quando existem governos com o apoio
da esquerda ou claramente de direita.
Portugal está refém de maus
políticos, de partidos que partilham o poder e abafam qualquer intervenção
política não enquadrada pelos partidos já existentes. Estamos também reféns do
poder de Bruxelas, para quem os cidadãos nacionais e a sua vontade pouco
contam. Somos também reféns do poder económico, a que tudo se subordina, ainda
que sempre escudados na pessoa dos políticos que colocam interesses pessoais
acima dos interesses dos cidadãos e do próprio país.
Sol by Palaciano
Etiquetas:
Aproveitadores,
Incompetentes,
Políticos,
Vendidos
domingo, janeiro 31, 2016
MUSEUS E RECORDES
O interesse por parte do Expresso
relativamente ao novo Museu Nacional dos Coches é interessante, e devia ser
complementado pela visão de quem conhece bem o funcionamento de museus, bem
como os fluxos de visitantes e o modo de os atrair, mantendo e renovando o
interesse das potenciais visitas.
Um edifício concebido por um
arquitecto famoso, pode suscitar o interesse e a curiosidade, mas tudo isso não
passa de um fenómeno efémero, talvez mais prolongado pela divergência de
opiniões sobre a obra e o seu custo.
Uma colecção única em todo o
mundo pela sua riqueza e dimensão, é um trunfo forte, mas se não estiver
enquadrado com o edifício, perde boa parte do seu brilho e imponência. É aqui
que a museologia, ou a falta dela, teria um papel importante, se existisse.
A segurança e o atendimento têm
um papel importante para os operadores turísticos, e existem falhas flagrantes,
começando logo pelo acesso ao andar onde se encontra a exposição, que é feito
por dois elevadores colossais, ou por escadas de emergência, o que em caso de
falha grave pode colocar problemas na evacuação de pessoas com mobilidade
reduzida. A falta de pessoal com a formação devida, não só em conhecimentos
sobre a colecção, mas também com conhecimentos de procedimentos em casos de emergência,
é outra falha importante, e não pode ser colmatada como até aqui com pessoal
contratado a prazo, factor comum à maioria dos equipamentos culturais.
A sinalização a partir das
artérias mais próximas e em torno da zona mais procurada de Belém, que indiquem
o Museu dos Coches é inexistente, e considerando que muitos roteiros turísticos
usados pelos estrangeiros estão desactualizados, encontrar este equipamento
depende muito do factor sorte. Mesmo dentro da praça do museu as indicações são
pobres, e nem a entrada e saída dos visitantes está sinalizada, para não falar
do placard informativo que é de um amadorismo atroz.
Para suscitar o interesse não é
preciso anunciar entradas grátis para cada vez mais gente, como parece pensar o
ministro, até porque obras e colecções destas necessitam de valores avultados
para a manutenção e funcionamento, mas é preciso haver ideias para atrair
públicos com interesses diversos. Numa altura em que os grandes construtores
automóveis escolhem Portugal para fazer as suas apresentações de modelos de
topo, ainda ninguém pensou em procurar captar o interesse desses construtores
para exibirem os seus carros em exposições temporárias, lado-a-lado com os
veículos do passado?
Já agora digam-me: porque é que
existem agora dois museus com coches encostados um ao outro? Aproveitar o
antigo picadeiro é importante, mas para mostrar 7 coches a 4 euros, é ridículo
e certamente dispendioso.
Tão importante como bater
recordes de visitas, é cumprir a função de museu e procurar fazer isso com níveis
de excelência pelo menos equiparada à qualidade da colecção.
Jaguar E Type Oldtimer By elmero
Etiquetas:
Coches,
Cultura,
Museu,
Visitantes
sexta-feira, janeiro 29, 2016
O CONTRIBUINTE... HOLANDÊS
Etiquetas:
DDT,
Interesses,
Merceeiro
quarta-feira, janeiro 27, 2016
ACTUALIDADE
Esta semana começa com a notícia
da eleição de Marcelo à 1ª volta, com o veto de Cavaco aos diplomas da adopção
por casais do mesmo sexo e da alteração na lei do aborto e com a certeza de que
fomos enganados com a promessa da devolução da sobretaxa.
Nenhuma das notícias terá sido
das melhores, na minha óptica, porque não votei em Marcelo, não gosto de Cavaco
e a devolução da sobretaxa vinha a calhar, apesar de já saber que era uma
mentira do Passos e da Maria Luís.
A semana não começou bem, e para
piorar as coisas temos cá a troika, anda por aí o Barroso que deixou a sua
função para ir ganhar uns cobres para Bruxelas, e temos também uns ex-políticos
manhosos que querem “comprar” um banco.
Valha-nos o facto de saber que o
Boss (Bruce Springsteen) vai estar por Lisboa no próximo dia 19 de Maio e que
Cavaco está a fazer as malas, mas que primeiro terá que “engolir” o que agora
vetou.
segunda-feira, janeiro 25, 2016
O CANDIDATO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL
Marcelo Rebelo de Sousa conseguiu reunir os votos suficientes para não enfrentar uma 2ª volta, onde podia vir a sofrer uma derrota que lhe seria fatal para os seus intentos.
O candidato da direita e do regime vigente, com o apoio incondicional e descarado de toda a comunicação social, venceu mas vai ser um factor de instabilidade para o governo em funções, podendo vir a ser prejudicial para a Democracia e para o futuro de Portugal.
Em Democracia há que respeitar os resultados eleitorais, mas devemos todos estar atentos à actuação do eleito, não só exigindo o cumprimento da Constituição, mas também que actue em consonância com o que prometeu nesta campanha.
sábado, janeiro 23, 2016
NÃO SE DEIXEM ENGANAR
quinta-feira, janeiro 21, 2016
A VERGONHA DAS SUBVENÇÕES VITALÍCIAS
O assunto das subvenções vitalícias dos políticos foi desastroso para Maria de Belém, e para o Tribunal Constitucional, que ficaram muito mal na fotografia.
A candidata que foi deputada por muito tempo, é capaz de dizer que a subvenção é um direito seu, mas todos sabemos que em matéria de direitos esteve ausente quando os direitos dos cidadãos, funcionários públicos, do sector privado e pensionistas foram alvo de cortes, num passado bem recente. Não consta que nessa altura tenha recorrido ao Tribunal Constitucional na defesa dos direitos dos outros.
O Tribunal Constitucional também não defendeu do mesmo modo os cidadãos que sofreram os cortes nos seus direitos, muito menos exigiu a reposição do que foi cortado. Com esta decisão levantou em todos a suspeita de que a defesa dos políticos é a primeira defesa nos seus privilégios, que convenhamos também são de grande monta e sem paralelo em qualquer grupo de servidores públicos.
Etiquetas:
Desigualdade,
Hipocrisia,
Privilégios
terça-feira, janeiro 19, 2016
AS PRATAS E OS TACHOS
Etiquetas:
Comilões,
Desperdício
domingo, janeiro 17, 2016
DESCOBRIMENTOS OU EXPANSÃO?
Quando se questiona se ainda é
correcto falar de descobrimentos, ou se seria melhor dizer expansão, creio que
estamos a perder tempo na escolha da palavra politicamente correcta,
especialmente quando falamos nos descobrimentos marítimos portugueses.
Quando há quase 50 anos atrás eu
aprendia História, ainda no tempo do liceu, já o meu melhor professor da
matéria, que até tinha um tom demasiado monocórdico, dizia que os autores dos
livros de estudo “romanceavam” bastante os factos, exagerando na glorificação
dos feitos portugueses.
Já adulto, por interesse próprio,
e por ligação profissional, “mergulhei” em livros de diversas bibliotecas, e
centrei muito do meu interesse na História do século XIV até ao XVI, época
áurea (no meu entender) da História de Portugal, As diferenças entre o que foi
escrito até ao princípio do século 20, e o que foi escrito a partir do Estado
Novo, começou a tornar-se muito evidente.
Ao ler um artigo sobre o
lançamento do Dicionário da Expansão Portuguesa (1415-1600), e ao ver escrito
que um dos interesses maiores do apoio aos descobrimentos foi o comércio, mais
do que a evangelização ou outro interesse científico, ou que o Infante D.
Henrique nunca criou uma escola náutica em Sagres, não vi nas revelações nenhuma
novidade, era tudo sabido por qualquer pessoa interessada na matéria.
Nenhuma das “revelações” diminui
o feito dos portugueses, nem a audácia deste povo, e vem apenas colocar em
evidência que somos capazes de grandes feitos, não sabemos é aproveitar essas
oportunidades como outros povos, como foi o caso dos ingleses e dos holandeses.
Na minha óptica expansão é um
termo mais errado do que descobrimentos, porque não tivemos essa visão das
descobertas, pelo menos comparativamente aos outros povos que nos sucederam no
domínio dos mares e do comércio daí resultante.
( Colaboração do Palaciano)
Etiquetas:
Descobertas,
Exploração
sexta-feira, janeiro 15, 2016
AS MULHERES NA POLÍTICA
Soube-se hoje que Cristas quer ser "alternativa robusta" a governo do PS, sendo candidata a substituir Paulo Portas no comando do CDS.
O que é irónico na situação actual do CDS é o facto de se ver como possível presidente do partido, uma mulher, o que nos faz recordar alguns comentários da direita ao facto do Bloco de Esquerda ter agora como protagonistas diversas mulheres, que a determinada altura foram criticadas porque, diziam os críticos, a política não é nenhum concurso de beleza.
É o que faz "cuspir para o ar", muitas vezes acaba por nos cair em cima...
quarta-feira, janeiro 13, 2016
POBREZA
A pobreza é indispensável à riqueza, a riqueza é necessária à pobreza.
Esses dois males engendram-se um ao outro e sustentam-se um ao outro. O
que é preciso não é melhorar a condição dos pobres, mas acabar com ela.
Anatole France
segunda-feira, janeiro 11, 2016
O CANDIDATO E OS ENCHIDOS
Esta campanha eleitoral tem tido momentos caricatos e Marcelo Rebelo de Sousa tem sido o protagonista dos mais deliciosos, batendo aos pontos o Tino que até tem estado dentro do que se lhe exigia.
Depois do episódio caricato da sandocha que Marcelo sacou durante os primeiros dias na estrada, para justificar que era poupadinho, agora temos o mesmo candidato sempre disposto a fazer uma boquinha à pála dos outros, mostrando que não é só poupadinho, mas também um crava, que não perde nenhuma oportunidade de filar uma bucha grátis. Cá pelo burgo já há quem lhe chame o "candidato chouriço".
Etiquetas:
Bananas. Eleições,
Chouriço,
Martelo
sábado, janeiro 09, 2016
FOTOGRAFIAS
Nos dias que correm os telemóveis estão sempre presentes e as fotografias surgem a qualquer momento e em qualquer lugar, como diz o meu amigo Palaciano que me fornece imensas imagens que uso com a sua concordância.
Jerónimos by Palaciano
Espelho de água by Palaciano
Mar by Palaciano
Etiquetas:
Belém,
Fotografia,
Mar
quinta-feira, janeiro 07, 2016
O ESTADO DA CULTURA E DO PATRIMÓNIO
A Cultura tem sido menorizada ao
longo dos últimos anos, não pelo facto de ser um ministério, também não apenas
pela escassez de recursos financeiros, mas também pela incerteza do que
acontecerá após cada remodelação, e têm sido imensas.
O relatório do Tribunal de Contas
sobre a DGPC apresenta alguns factos curiosos que espelham bem o desnorte que
está instalado, na área do Património.
Quando os objectivos políticos se
centram na diminuição de despesas e de efectivos o resultado só pode ser mau, e
isso tem-se constatado na prática. Podem ter existido algumas poupanças por via
dos cortes, mas um aumento de 4% no número de visitantes, convenhamos que soa a
pouco, até porque o turismo tem vindo a aumentar mais do que isso.
O estado dos museus e monumentos
dependentes ou da responsabilidade da DGPC, tem vindo a degradar-se, e a falta
de recursos humanos tem vindo a ser suprida com recurso a expedientes, como os
programas ocupacionais do IEFP e outros tipos de contratação manhosos (para ser
simpático), que até o TC reprova.
A flor no topo do bolo terá sido,
para mim evidentemente, o facto de vários responsáveis por museus terem dito
que “os trabalhadores não têm a formação adequada para o desempenho das
actividades propostas”. Devo salientar que esta apreciação nada simpática por
parte de pessoal dirigente, contrasta com o facto de quase metade desses
dirigentes desconhecer os objectivos operacionais da instituição, e mais de
dois terços não sabem os seus objectivos individuais, segundo o relatório do
TC.
A nova directora-geral da DGPC,
que deve estar prestes a tomar posse, terá muito trabalho à sua frente, e
talvez pudesse começar por indicar aos dirigentes que não sabem quais são os
seus objectivos pessoais, que bem podiam começar por dar formação aos seus
funcionários, em vez de se desculparem com a sua falta de formação para se
desculparem da falta de resultados e de objectivos pessoais.
Etiquetas:
Desculpabilização,
Empenho,
Hierarquias,
Objectivos
segunda-feira, janeiro 04, 2016
JOÃO SOARES, COCHES E PROPAGANDA
O novo ministro da Cultura, João
Soares, visitou no sábado dia 2 de Janeiro os dois museus dos coches (o velho e
o novo), e segundo o Correio da Manhã, terá deixado palavras de apreço aos
trabalhadores, a quem terá “pedido” para trabalhar durante a tolerância de
ponto da época festiva (ano Novo).
Estou mesmo a ver o João Soares,
sempre tão afável para com o pessoal de categorias mais humildes, a pedir aos
trabalhadores dos museus (alguns) para irem trabalhar no dia 31 de Dezembro de 2015, prestando-se
alegremente a ficar nos museus até às 18horas, e depois regressarem aos lares a
correr para preparar a passagem de ano com os seus entes queridos. Também
consigo imaginar o ministro a cumprimentar cada funcionário e a agradecer
pessoalmente tanta disponibilidade, pois além da tolerância de ponto trabalhada
também asseguraram o sábado e o domingo, sem auferirem nem um tostão mais,
porque têm um horário específico, mesmo estando numa carreira normal (?).
Claro que também elogiou a
directora do museu pelo bom trabalho, mantendo aberto um museu onde os
elevadores estão avariados muitas vezes, onde os extintores estão fora do
prazo, onde a sinalética é miserável e onde se houver uma falta grave de
energia será impossível evacuar pessoas com deficiências motoras. Tudo isto coisinhas de menor importância que Soares vai resolver já esta semana, certamente.
Enfim, a notícia é do prestigiado
Correio da Manhã, e por isso deve ser fidedigna, e o comportamento do senhor
ministro deve ter sido o que eu descrevi, mais coisa menos coisa…
Museu dos Coches
Etiquetas:
Coches,
Cultura,
Museus,
Propaganda
domingo, janeiro 03, 2016
OS INCÓMODOS E A HISTÓRIA
Confesso que fico estupefacto
quando vejo pessoas incomodadas com o que fez um personagem histórico centenas
de anos atrás, só porque hoje tais procedimentos são censuráveis à luz do
pensamento actual, sem terem em devida conta o pensamento dominante da época.
O que digo aplica-se tanto a
Cecil Rhodes, como a Mouzinho de Albuquerque, Afonso de Albuquerque ou D. João
III, para citar apenas alguns.
Cecil Rhodes viveu numa época em
que a Inglaterra queria criar um verdadeiro império, e foi com a sua ambição
aliada à do país natal que teve o tal comportamento aceite e glorificado à
época, mas hoje rejeitado e criticado. Do Mouzinho, pela mesma época, podia
dizer exactamente o mesmo, como é evidente.
Recuando bastante no tempo temos
a Inquisição, na altura a Santa Inquisição se bem se lembram, e lá temos o D.
João III que continua naturalmente a ser considerado Rei de Portugal, que
colaborou, permitindo entre outras coisas a expulsão dos judeus que ainda não
tinham abandonado o país, e outros actos que o tribunal da Inquisição perpetrou
naquela época, e que eram aceites em boa parte da Europa.
Com a História aprende-se, tal
como com os erros, mas não se apaga a História só porque ela nos incomoda, nem
se consegue apagar o que já foi feito. É insensato julgar os nossos
antepassados à luz do que hoje são os nossos padrões morais e legais.
Subscrever:
Mensagens (Atom)





























