sábado, novembro 21, 2015

OS COFRES CHEIOS DE DÍVIDA

Podem encher a boca com os tais cofres cheios, que nós não nos deixamos enganar, porque a dívida pública já ultrapassou os 130%, apesar do tal sucesso das políticas de austeridade, tão louvadas por Passos Coelhos e seus ajudantes, com elogios de Merkel e associados.

Os cofres estão cheios de dívida, que nunca, nem no melhor dos cenários, poderá ser paga por este país nas décadas mais próximas.


terça-feira, novembro 17, 2015

TOLERÂNCIA

A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.

Mohandas Gandhi 
Rosa
 
Folhas

domingo, novembro 15, 2015

sexta-feira, novembro 13, 2015

EUROPA, AUMENTOS E HIPOCRISIA

A austeridade tão cara à coligação que nos tem (des)governado, ao patronato retrógrado e à rigorosa União Europeia, tem sido argumento para congelar os salários da função pública em Portugal, e por arrasto, muitos outros sectores com patrões sovinas e oportunistas. 

Soube-se agora que os funcionários da União Europeia vão receber aumentos de 2,4 % no próximo ano porque, dizem os entendidos, tiveram os seus ordenados congelados desde 2013. 

Claro que em Portugal somos uns sortudos, porque ao que consta os últimos aumento foram no governo do Sócrates, e a partir daí tivemos aumentos, mas foi de cortes, e agora até há quem diga por aí que vamos receber aumentos no próximo ano, só porque vão aliviar os cortes, nem se sabe bem a que ritmo. 

A Europa está cheia de hipocrisia, os governos nacionais não têm querido ir buscar dinheiro a outro lado que não aos salários, e o patronato guloso e oportunista tem cavalgado a onda que lhes é favorável. 

Com o que ouvi dos representantes dos patrões nestes dias, e de outras fontes, receio bem que nos próximos tempos existam relações bem tensas entre patrões e empregados, e entre esquerda e direita. 


quarta-feira, novembro 11, 2015

PENSAMENTO

A ave constrói o ninho; a aranha, a teia; o homem, a amizade.

William Blake


terça-feira, novembro 10, 2015

CONTRATOS E COMPETITIVIDADE



Estava hoje a falar com um amigo sobre competitividade e saltou para a mesa a sua longa experiência no sector público e privado, onde ocupou posições de chefia intermédia.

Dizia ele que durante os últimos 25 anos viu passar pelos serviços mais de uma centena de jovens, com boa formação académica, em programas de tempos livres, com programas ligados ao IEFP, com contratos a prazo, com programas de aquisição de serviços a empresas de serviços temporários, em estágios remunerados e não remunerados, e até com falsos recibos verdes. Nunca houve por parte da administração, pública, ou privada, qualquer intenção de integrar nenhum dos muitos jovens e menos jovens com que ele lidou.

No início de funções quase todos mostram grande vontade de aprender e colaborar (ainda têm ilusões), cerca de três meses depois estão preparados para responder às solicitações, fase que dura uns dois ou três meses, começando então a fase em que se apercebem da realidade, e o desempenho começa a ficar proporcional ao nível de esperança em ficar nos quadros do serviço.

Ao final do dia fui ao supermercado e quando comentei a falta de reposição de artigos constantes do folheto promocional, a menina da caixa diz bastante desanimada que vai ser dispensada no final do mês, altura em que termina o seu contrato, que no total teve 18 meses.

Todos percebemos que a mão-de-obra é na maioria dos casos, para usar, abusar e deitar fora quando os benefícios dados pelo Estado terminam. Lamento a gulodice de muitos empresários deste país, e de políticos também, que tentam fazer-nos acreditar que os contratos a prazo são para situações de picos de actividade, ou para movimento sazonal, porque é uma descarada mentira.

PS- Para que conste, o Estado tem falsos recibos verdes, e não vemos os dirigentes máximos dos serviços condenados pela ilegalidade nessas situações, o que é indecente.



quarta-feira, novembro 04, 2015

INIMIGOS DA DEMOCRACIA

O aumento das desigualdades, o desemprego crescente, a falta de oportunidades e as más políticas, são já, neste presido momento, os maiores inimigos da Democracia.

Muitos políticos temem a saída da Grécia do grupo do euro, a saída Inglaterra da União Europeia, ou a crise dos migrantes, mas esquecem-se que os povos estão mais preocupados com os problemas que mais directamente sentem no seu dia-a-dia, e esses não são certamente os mesmos que os políticos elencam.


A cegueira dos políticos e a obsessão com as finanças, está a minar a confiança dos cidadãos, e isto é o terreno fértil para os populismos de direita, que à boleia da crise dos migrantes está em crescimento anunciando que tudo ficará ainda pior com a chegada desta vaga de refugiados. 

Chuva By Palaciano

segunda-feira, novembro 02, 2015

O FIM DAS FÉRIAS

Chegaram ao fim os meus dias de férias, e também chegou ao fim o tempo do sol, das temperaturas amenas e dos dias grandes. O Inverno ainda não chegou mas o tempo já o prenuncia, pedindo agasalhos, impermeáveis e coisas quentes. Dos últimos dias aqui ficam umas imagens que ilustram o que disse. 

Durante boa parte das férias ainda me foi possível apreciar a beleza do Outono e as suas cores e contrastes, felizmente.

sexta-feira, outubro 30, 2015

FOTOS

Umas fotografias dum amigo também servem para embelezar este espaço durante as minhas férias.

Contrastes By Palaciano

Âmago By Palaciano

quarta-feira, outubro 28, 2015

POSSÍVEIS PASSEIOS POR LISBOA

De férias por estes dias bem que podia ter passado por estes locais todos, uns onde estive recentemente, outros onde nem por isso.


A Torre de Belém já deve ter filas menores para a entrada, mas o tempo não estava tão bom como no dia em que esta fotografia foi tirada.

O Mosteiro do Jerónimos também deve estar com menos turistas mas parece-me que tem uns andaimes porque estão a limpar a cúpula, e isso fica mal na fotografia, mesmo o propósito seja tornar o monumento ainda mais atractivo.

Ao Arco da Rua Augusta já devia ter ido mas nos dias que fui a Lisboa o tempo não ajudava muito.

domingo, outubro 25, 2015

PALETES DE CANDIDATOS

Recebi agora uma notícia preocupante, Passos Coelho recebeu uma chuva de candidaturas para integrar o seu próximo executivo, e todos com currículos invejáveis, como o de Relvas. A oposição ficou sem palavras perante este sucesso.

A minha fonte afirma também que até o lugar de Paulo Portas está em perigo, porque candidatos irrevogáveis são às dúzias, e consta também que muitas candidaturas foram entregues por estafetas em scooters...


quinta-feira, outubro 22, 2015

A CENSURA E BOCAGE



Está na ordem do dia falar-se de censura e de liberdade de expressão, o que nunca é demais, mas este é um problema antigo, que afecta os espíritos livres de qualquer povo.

Um poeta muito conhecido, mas não muito divulgado, talvez por se ter atrevido a ousadia de se comparar a Camões, foi também ele censurado.

“Camões, grande Camões, quão semelhante
Acho teu fado ao meu, quando os cotejo!
Igual causa nos fez, perdendo o Tejo,
Arrostar co'o sacrílego gigante.

Como tu, junto ao Ganges sussurrante,
Da penúria cruel no horror me vejo.
Como tu, gostos vãos, que em vão desejo,
Também carpindo estou, saudoso amante.

Ludíbrio, como tu, da Sorte dura
Meu fim demando ao Céu, pela certeza
De que só terei paz na sepultura.

Modelo meu tu és, mas... oh, tristeza!...
Se te imito nos transes da Ventura,
Não te imito nos dons da Natureza.”

Censurado e desprezado por uma sociedade que frequentemente criticava, escreveu poesia satírica, em que se nota o seu desprezo por uma sociedade em que se não revia.

"Casou-se um bonzo da China
Com uma mulher feiticeira
Nasceram três filhos gêmeos
Um burro, um frade e uma freira."


Com a devida vénia

quinta-feira, outubro 15, 2015

O PUDOR

Foi notícia o facto da revista Playboy passar a não publicar fotos de mulheres em nu integral, como tem sido usual desde o seu nascimento, mas sim fotos com mulheres mais vestidas.

Li e ouvi alguns comentários favoráveis à medida anunciada, onde se nota aquele nadinha de puritanismo que me incomoda, mas deve ser coisa minha.

Outra notícia de sinal contrário é respeitante à Miley Cyrus e à banda Flaming Lips que estarão a planear dar um concerto despidos. Neste caso confesso que não acho piada nenhuma, mas é lá com eles. Não sou apreciador da ideia porque não acho que a imagem seja artística, como as fotos da revista masculina, mas só lá irá quem a isso se candidatar, comprando o tal bilhetinho,


A minha conclusão é simples: em ambos casos só veria a revista ou o espectáculo quem adquirisse o direito a isso, o que era um acto expresso de vontade.


terça-feira, outubro 13, 2015

O CANDIDATO DO PAF

Marcelo Rebelo de Sousa assumiu a sua candidatura à Presidência da República logo após se conhecerem os resultados das eleições para a Assembleia da República. É evidente que a sua candidatura é legítima e que não pode ser posta em causa, mas como se sabe, é o mais alto cargo da nação para o qual se exige a maior isenção.

O agora candidato ao lugar, teve um papel muito activo nas eleições que terminaram à pouco, onde defendeu as ideias do seu partido, e da coligação pela qual se apresentou ao eleitorado, em detrimento de outras candidaturas que tam bem se apresentaram ao acto eleitoral.

Que garantias pode dar aos portugueses um candidato que defendeu um projecto político, especificamente o do PaF, que será independente tanto no caso da coligação ser governo, como no caso de ser oposição. Aceitará ele as ideias da oposição com a qual mostrou discordância, ou poderá apoiar as ideias dum governo com ideias com que discordou ainda há poucos dias?

Poderá Marcelo reunir a confiança dos portugueses que ainda se lembram que ele fez campanha ao lado de Passos Coelho e Paulo Portas? Eu não confio!


domingo, outubro 11, 2015

PORTUGAL NÃO É A ISLÂNDIA

Enquanto Passos Coelho e Paulo Portas vão repetindo que Portugal não é a Grécia, sempre que a austeridade extrema vem à baila, eu pergunto-me porque é que não nos comparam com a Islândia, que afinal também recorreu à ajuda do FMI, mas que não aceitou todas as regras que lhe pretendiam impor.

Para começo de conversa a Islândia já pagou o que devia ao FMI e disse-lhes adeus. Curiosamente os islandeses deixaram cair alguns bancos e os detentores da dívida dos bancos ficaram com esses encargos, poupando-se assim a população. Outra curiosidade foi a condenação de vários ex-banqueiros.

A Islândia teve outra margem de negociação e maior capacidade para enfrentar a situação por não pertencer à União Europeia e à Zona Euro, pois assim não pagou a depositantes de outros países (Reino Unido e Holanda), e teve a faculdade de desvalorizar a moeda, recusando deste modo as medidas pesadas de austeridade que a UE pretendia impor.


O resultado está à vista, ajuda do FMI já paga, crescimento previsto de mais de 4% e recuperação do nível de vida dos cidadãos. A Islândia não estará acima das dificuldades, mas conseguiu resolver os problemas duma crise fortíssima em apenas seis anos, e Portugal lá vai penando, cada vez mais endividado e os portugueses cada vez mais pobres e sem esperança no futuro.


quinta-feira, outubro 08, 2015

UM HOTEL NO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA

Veio a público que a Visabeira ficou pré-qualificada no concurso que criará uma unidade de quatro ou mais estrelas no Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça, uma obra no valor de 15 milhões de euros.

São conhecidos nos meandros da Cultura a intenção de fazer concessões deste género no Palácio Nacional de Mafra e no Convento de Tomar, e que só faltam os candidatos para efectuar os necessários investimentos.

Eu até concordo que se rentabilize o Património, só não percebo porque é que não se faz um hotel de cinco estrelas no Palácio de Belém, que nem necessita de tão grandes investimentos, ou em S. Bento, na residência do 1º ministro, que bem podem ficar nas suas casinhas, poupando assim muito dinheiro aos contribuintes.


Os portugueses apertam o cinto há muitos anos, porque é que os grandes dignitários deste país não abdicam também eles dos seus luxos?


domingo, outubro 04, 2015

MASOQUISMO


Em geral são poucos os portugueses que conhecem bem a origem do termo masoquismo, introduzido pelo psiquiatra Richard von Krafft-Ebing, que caracterizava o prazer em sentir dor e humilhação.


A Vénus das Peles, obra de Leopold von Sacher-Mashoc, é o livro que nos conta a história de Severin e Wanda, em que ambos discutem a possibilidade de haver verdadeira felicidade na relação entre um homem e uma mulher, e a solução dada para a discussão, que acabou por tornar célebre a obra de Sacher-Masoch.


A relação entre submisso e dominador e o prazer obtido pelas experiências relacionais entre os dois amantes, onde pontuam a humilhação e a dor, escravo e senhor, acabam por ser a essência do conceito de masoquismo.